top of page

Resultados da busca

53997 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Compra Direta atende 118 entidades do Norte Pioneiro

    18/05/2021 Serão atendidas 118 entidades de 45 cidades do Norte Pioneiro O Paraná vai comprar R$ 27 milhões de alimentos produzidos ou processados por agricultores familiares, por meio do Programa Compra Direta. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) afirmou nesta terça-feira, 18, que 118 entidades de 45 cidades serão atendidas no Norte Pioneiro. “O programa, além de incentivar a agricultura familiar, ajuda no combate à fome no Paraná, sobretudo por conta do momento crítico vivido por milhares de famílias na pandemia. A entrega é feita diretamente a entidades, à rede pública de saúde ou alvos de ação alimentar do Estado, que, por sua vez, destina às pessoas em situação de vulnerabilidade”. O programa foi transformado em política pública por meio da lei 7306, de 13 de abril de 2021, aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná. Os recursos são do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Produção orgânica — “Com o Compra Direta, o Paraná valoriza a produção orgânica da agricultura familiar, incentiva o cooperativismo e o associativismo e oferece alimentos de qualidade, que incentivam alimentação saudável a milhares de paranaenses”, disse Romanelli. As compras dos alimentos distribuídos às instituições são feitas por meio de cooperativas e associações de produtores. O programa atende restaurantes populares, cozinhas comunitárias, hospitais públicos e filantrópicos, asilos e casas de passagem. Também atende às necessidades nutricionais de pacientes atendidos pelos Cras (Centros de Referência em Assistência Social) e Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social). Em todo o Paraná, a estimativa é de que sejam atendidas 1.100 entidades. Amunop — Na área de abrangência da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná) serão atendidas 23 cidades. Com isso, serão atendidas 47 instituições: Abatiá (1), Andirá (4), Assaí (2), Bandeirantes (4), Congonhinhas (1), Cornélio Procópio (12), Itambaracá (1), Jataizinho (2), Leópolis (1), Jataizinho (2), Leópolis (1), Nova América da Colina (1), Nova Fátima (1), Nova Santa Bárbara (2), Rancho Alegre (1), Ribeirão do Pinhal (1), Santa Amélia (1), Santa Cecília do Pavão (3), Santa Mariana (1), Santo Antônio do Paraíso (1), São Jerônimo da Serra (1), São Sebastião da Amoreira (1), Sapopema (2), Sertaneja (2) e Uraí (1). Amunorpi — Na regional da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), são 71 instituições de 22 cidades. O Compra Direta vai atender entidades de Barra do Jacaré (2), Cambará (4), Carlópolis (3), Conselheiro Mairinck (2), Curiúva (4), Figueira (4), Guapirama (1), Ibaiti (4), Jaboti (1), Jacarezinho (6), Joaquim Távora (4), Jundiaí do Sul (2), Pinhalão (1), Quatiguá (2), Ribeirão Claro (3), Salto do Itararé (2), Santana do Itararé (2), Santo Antônio da Platina (6), São José da Boa Vista (3), Siqueira Campos (6), Tomazina (3) e Wenceslau Braz (6).

  • Gepatria denuncia dois ex-prefeitos de Santa Helena e mais 12 réus

    18/05/2021 O Ministério Público do Paraná, por meio do núcleo de Foz do Iguaçu do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) ofereceu denúncia contra dois ex-prefeitos de Santa Helena, no Oeste do estado (gestão 2013-2016, um deles interino), e mais 12 réus. Entre os denunciados, por fraude a licitações ocorridas em 2015 e 2016, estão dois secretários municipais na época dos fatos (de Planejamento e de Obras e Urbanismo), servidores públicos e quatro empresários. Conforme a denúncia, os réus teriam agido para favorecer uma empresa em quatro procedimentos licitatórios destinados a fornecimento de material e serviços para pavimentação asfáltica de vias do município. Nesses certames, foram encontradas diversas irregularidades, que restringiram o caráter competitivo dos processos, com vistas a direcionar o resultado. O MPPR apurou ter havido também superfaturamento em cerca de R$ 1 milhão dos valores pagos à empresa beneficiada pelas ilegalidades. Informações para a imprensa Assessoria de Comunicação comunicacao@mppr.mp.br (41) 3250-4264

  • Komunga lança álbum ao vivo com reflexões sobre a Aldeia Global

    18/05/2021 Show acontece de forma gratuita em plataformas digitais Encontro multiartístico que propõe conexão entre comunicação global e música, Komunga anuncia novo trabalho com uma série de apresentações online. Formado pelas personagens Urukum, Risoflora e Placa Mãe, o som da Komunga é derivado de um estudo conjunto entre Afrofuturismo, Tecnoxamanismo e Ancestrofuturismo com o mote de “retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro”, como define Abdias do Nascimento sobre o conceito de Sankofa. O álbum “KOMUNGA ao vivo na Aldeia Global” traz novas canções, novas performances e uma série de apresentações que podem ser acessadas nas redes sociais do grupo. Sua construção musical é desenvolvida com referência no estilo eletrônico, de Kraftwerk a Daftpunk, com passagens por influências particulares dos artistas. A arte da Komunga se comunica para além da música, é composta também por performance, artes plásticas, paisagem sonora e mensagem. A Komunga é composta por três personagens: Urukum, com seus instrumentos eletrônicos, Risoflora, com sua potência e voz e Placa Mãe, como uma entidade que se manifesta de diversas maneiras sem ter uma corporeidade definida. No processo de criação deste álbum ao vivo, além de Julio Rhazec e Lucas Baumgratz, passaram a compor o grupo: Natacha Maurer e Gabriel Elefante, enriquecendo o trabalho no desenvolvimento de efeitos luminosos, intervenções e performances. Neste novo trabalho, sua musicalidade chega com uma camada de diálogo mais direto com o público. “As composições da Komunga até o momento se apresentam atemporais, e se encaixam no momento que estamos vivendo. As reflexões trazidas nas letras são de questões que nos afligem há tempos, como religião, desigualdades e relação do homem com a natureza”, contam os integrantes. “Inicialmente o grupo tinha uma sonoridade mais pesada, principalmente por causa da energia de suas letras. Porém, foi surgindo a intenção de deixar as músicas mais dançantes também. Isso trouxe uma reformulação da identidade sonora do grupo, solidificando melhor seus conceitos estéticos e sonoros.” O álbum intitulado "KOMUNGA ao vivo na Aldeia Global" tem sua referência no conceito de Marshall McLuhan, que liga o termo como o símbolo do que vivenciamos hoje: Um mundo inteiro conectado por uma rede de comunicação "universal" e "democrática". Nessa rede, os seres humanos nunca se comunicaram tão bem, porém, nunca se entenderam tão mal. Já a palavra Aldeia em si vem trazer o ideal de um conjunto de pessoas que vivem e convivem muito bem entre si. Esses paradoxos e reflexões são o meio e o objetivo da Komunga, que realiza suas apresentações de maneira online e gratuita em suas redes sociais. ÁLBUM “KOMUNGA ao vivo na Aldeia Global” - Disponível nas principais plataformas digitais. APRESENTAÇÕES Ciclo 1 - Já disponível no YouTube da Komunga Ciclo 2 - 18 de maio, terça, às 12h Ciclo 3 - 22 de maio, sábado, às 11h Ciclo 4 - 26 de maio, quarta, às 12h Ciclo 5 - 30 de maio, domingo, às 20h Show completo - 04 de junho, sexta, às 19h Todas as apresentações são gratuitas e terão interpretação em LIBRAS Onde? Para assistir, basta acessar as plataformas digitais da Komunga. Link de acesso: https://linktr.ee/komunga FICHA TÉCNICA Komunga é: Julio Rhazec, Natacha Maurer, Lucas Baumgratz e Gabriel Elefante Produção: Estúdio Acorde Cenografia e Figurino: Johnny Gonzaga Direção de Fotografia: Leo Grego

  • Frente do Pedágio pede isenção para moradores de cidades com praças

    18/05/2021 No atual formato, 27 cidades têm praças de pedágio A Frente Parlamentar sobre o Pedágio, da Assembleia Legislativa do Paraná, encaminhou, nesta segunda-feira (17), um requerimento ao Ministério da Infraestrutura solicitando a isenção de pedágio dos veículos dos municípios sedes e vizinhos das praças de cobrança na nova concessão de rodovias proposta pelo Governo Federal. O coordenador da Frente, deputado Arilson Chiorato (PT), salienta que a isenção do pagamento de veículos é assunto ratificado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Arilson, a cobrança do pedágio limita os direitos dos moradores ao dividir distritos, causa prejuízos econômicos e sociais e rompe a identidade da comunidade. “A instalação de praças de pedágio que dividem os distritos de um município representa muito mais que a simples barreira que lhe constitui, revela-se uma condenação coletiva por um ‘crime que não se praticou e não existe’, o de morar e constituir uma comunidade”, reforça o deputado. O modelo apresentado pelo Governo Federal prevê o funcionamento de 42 praças de pedágio em cerca de 3,2 mil quilômetros de rodovias concessionadas. Atualmente, o Anel de Integração tem 15 praças de pedágio. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) explica que a solicitação de gratuidade das tarifas para os moradores foi tema recorrente nas 15 audiências públicas realizada pela Frente Parlamentar em todas as regiões do Paraná. “É uma antiga e justa reivindicação dos moradores. Precisamos acabar com essa desigualdade e por isso solicitamos que a isenção seja incluída nos contratos. Hoje temos exemplo de municípios que são praticamente divididos pelas praças de pedágio. Moradores de distritos rurais e outras localidades que tem dificuldade para acessar serviços públicos porque tem que pagar pedágio”, disse. Além do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas; o requerimento foi encaminhado também para o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Alexandre Mendes de Souza e para o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Arthur Pinho de Lima. Cidades São diversos Municípios paranaenses que são diretamente prejudicados pela existência das atuais 27 (vinte e sete) praças de pedágio em seu território, como Arapongas, Campo Mourão, Candói, Carambeí, Cascavel, Céu Azul, Corbélia, Balsa Nova e o Distrito de São Luiz do Purunã, Floresta, Imbaú, Imbituva, Irati, Jacarezinho, Jaguariaíva, Jataizinho, Laranjeiras do Sul, Lapa, Mandaguari, Pres. Castelo Branco, Ortigueira, Palmeira, Porto Amazonas, Prudentópolis, São José dos Pinhais, São Miguel do Iguaçu, Sertaneja e Tibagi. O estudo apresentado às vésperas da Audiência Pública da ANTT em 24 e 25 de março do corrente ano previa o acréscimo de mais 15 (quinze) novas praças de pedágio, estão localizadas nas proximidades de Sengés (PR-151), Siqueira Campos (BR-272), Jacarezinho/Ourinhos (BR-153) e Califórnia (BR-376), Londrina (PR-445), Jussara (PR-323), Tapejara (PR-323), Perobal/Cafezal do Sul (PR323), Guaíra/Terra Roxa (BR-272), Guaíra/Mercedes (BR-163), Toledo (BR-467), Capitão Leônidas Marques (BR-163), Ampére (PR-182), Renascença (BR-280) e Guairaçá (BR-376).

  • Guarapuava fecha quase tudo para conter pandemia

    18/05/2021 Município adotou medidas mais rígidas que o governo estadual Depois de um curto período de calmaria, os números da pandemia recrudesceram de tal forma no Paraná que há vários municípios adotando medidas ainda mais rigorosas que as previstas no decreto 7.672/21, assinado pelo governador Ratinho Junior e já em vigor em todo o Estado. O caso que mais chama atenção é o da cidade de Guarapuava, que decidiu voltou a adotar o lockdown da meia-noite de hoje (18) até o próximo dia 31. “A pandemia tem atingido proporções assustadoras e isso tem causado um colapso e sobrecarga no sistema de saúde. Nossa única opção é tomar medidas drásticas para evitar a circulação das pessoas e tentar conter essa proliferação dos casos”, justificou o prefeito Celso Góes. Com as novas medidas, o toque de recolher passa a ser das 20h às 06h. Além disso, alguns serviços serão fechados integralmente e outros poderão funcionar condicionados a restrições de horário, ocupação, capacidade e modalidade de atendimento. No caso de mercearias, minimercados, mercados, supermercados, hipermercados, panificadoras, açougues e lojas de conveniência, está permitido o funcionamento de segunda a sábado das 7h às 20h, mas seguindo o protocolo sanitário específico para esta categoria. O setor do comércio poderá funcionar somente por delivery de segunda a sexta, das 8h às 18h. Bares, restaurantes e similares também poderão funcionar exclusivamente na modalidade delivery, todos os dias das 8h às 00h. O decreto prevê ainda a proibição da circulação de pessoas em praças e parques, bem como, a prática esportiva coletiva nesses espaços. As academias e quadras poliesportivas também estão proibidas de funcionar. Serviços como salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, e similares devem permanecer fechados nesse período. As aulas presenciais estão suspensas e o transporte coletivo pode funcionar, mas com restrição de horário e capacidade.

  • Apreensões de drogas aumentam quase 150% no 1º trimestre

    18/05/2021 Paraná apreendeu mais de 60 toneladas de janeiro a março de 2021 As forças de segurança pública do Paraná apreenderam de janeiro a março deste ano 61,7 toneladas de drogas, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 24,9 toneladas. O aumento foi de 148%, ou 36,8 toneladas a mais. O balanço da Secretaria de Estado da Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira, dia 18, engloba o resultado das ações preventivas da Polícia Militar e também de repressão qualificada da Polícia Civil. Inteligência policial O secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, afirma que as forças policiais estão usando a estratégia e a inteligência contra o tráfico de drogas e destaca a continuidade do trabalho durante o período da pandemia. “O desempenho é resultado da integração das forças de segurança nas operações realizadas”, disse o secretário. “Essas ações continuarão e serão reforçadas, com intensificação da fiscalização e investigação para conseguirmos aumentar ainda mais essas apreensões”. Foram apreendidas maconha, cocaína e crack. As polícias Militar e Civil apreenderam 60.675 quilos de maconha, um aumento de 162,7% em relação ao primeiro trimestre de 2020 (com 23.095 quilos). Neste ano, o mês que registrou a maior quantidade de maconha apreendida foi janeiro, com 26,7 toneladas. Cocaína e crack Também foram apreendidos 782,3 quilos de cocaína, sendo 444,4 quilos a menos que no comparativo com 2020, que teve pouco mais de 1,2 mil quilos apreendidos, o que resulta em queda de 36,23%. Março foi o mês com a maior quantidade apreendida, com 652,3 quilos. Já as apreensões de crack tiveram queda de 42,59% - de 590,8 quilos no ano passado para 339,7 quilos neste ano. O mês de 2021 que teve a maior quantidade de drogas apreendidas, somando maconha, cocaína e crack, foi janeiro, com 26,7 toneladas. Enquanto março foi o mês que teve a menor quantidade: 16.326 quilos, o que representa 10.446 quilos a menos que o primeiro mês de 2020. Drogas sintéticas Segundo os dados do relatório, o recolhimento de LSD subiu 172,4% no primeiro trimestre de 2021 - de 2.363 pontos em 2020 para 6.437 pontos neste ano. O mês de janeiro foi o que registrou a maior quantidade de LSD apreendida, com 3.425 pontos. Já o número de apreensões de ecstasy caiu de 14,1 mil para 8.123 comprimidos apreendidos em 2020, queda de 42%. Foto: SESP/PR

  • Curitiba começa a liberar 2ª parcela do auxílio alimentar

    18/05/2021 Crédito de R$ 70 foi disponibilizado pela Prefeitura da capital paranaense A Prefeitura de Curitiba começa a liberar, nesta terça-feira, dia 18, a segunda parcela do auxílio alimentar de Curitiba. O crédito de R$ 70 está disponível para as famílias em extrema pobreza do primeiro grupo, que já pode fazer compras nos Armazéns da Família. O auxílio alimentar foi lançado pelo prefeito Rafael Greca no mês passado e, para evitar aglomerações nos Armazéns, as famílias foram dividas em grupos que semanalmente devem procurar qualquer unidade a partir de datas específicas. Atualmente, 25,5 mil famílias já estão cadastradas nos Armazéns da Família para receber o auxílio, mas o benefício pode ser liberado para um total de 35 mil famílias. Têm direito a receber o crédito famílias vulneráveis inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da Prefeitura. “Caso haja famílias que ainda não fazem parte do CadÚnico, mas precisam do auxilio alimentar, elas devem procurar o Cras da sua região para se inscrever”, reforça o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi. Todos as famílias aptas a receber o auxílio alimentar já foram informadas das datas de liberação do crédito por grupo. O auxílio alimentar está sendo dado por três meses e poderá ser estendido por mais 90 dias. Dias e grupos das famílias beneficiadas com o auxílio alimentar de Curitiba Grupo 1 – a partir de 18/5 Grupo 2 – a partir de 25/5 Grupo 3 – a partir de 1º/6 Grupo 4 – a partir de 8/6 Grupo 5 – a partir de 15/6 Saiba como requerer o auxílio alimentar de Curitiba, clique aqui https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/saiba-como-requerer-o-auxilio-alimentar-da-prefeitura-de-curitiba/58622 Foto: Luiz Costa /SMCS

  • Benzema será convocado e vai jogar a Eurocopa 2021

    18/05/2021 Francês não jogava por sua seleção desde 2015; Didier Deschamps vai divulgar convocação nesta terça O atacante do Real Madrid Karim Benzema deve reforçar a Seleção da França na Eurocopa. Segundo informações publicadas na manhã desta terça-feira, dia 18, pelo L’Équipe e pelo Le Parisien, o camisa 9 tem grandes chances de aparecer entre os 26 convocados por Didier Deschamps para a disputa da Euro. Aos 33 anos, Benzema não atua pela Seleção Francesa há mais de cinco anos – desde o dia 8 de outubro de 2015, quando participou de um amistoso contra a Armênia e marcou duas vezes. Ao todo, o polêmico atacante participou de 81 partidas com a camisa de seu país, tendo marcado 27 gols. Agora, com o possível retorno ao esquadrão de seu país, ele vai “renovar o fio de sua história internacional”, escreveu o Le Parisien. Com o provável nome de Benzema, Didier Deschamps vai anunciar os convocados da Seleção da França ainda nesta terça-feira e a expectativa é toda em relação ao eventual retorno do craque do Real Madrid. Com ou sem Karim, a França chega como uma das favoritas para a disputa da Eurocopa – torneio que vai ser realizado entre os dias 11 de junho e 11 de julho deste ano.

  • CPI da Pandemia: Girão diz que relator parece que já tem culpado e inocente

    18/05/2021 Senador do Podemos afirma que Existe “blindagem” no que diz respeito às ações de estados e municípios no combate à pandemia Nesta terça-feira, dia 18, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), integrante da CPI da Pandemia, disse que o relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), "já tem o culpado e o inocente", além de "todo o processo feito" antes mesmo de terminar a CPI. “Acho que agora ele está querendo apenas bater [o martelo]. Mas essa antecipação de julgamento não é correta, ela tira a seriedade do trabalho que a gente vem fazendo. Não apenas ele, mas [há] membros da comissão que já fizeram antecipação de julgamento e tem até membro presidenciável”, falou Girão em entrevista à CNN Brasil. Na avaliação do senador, há, também, uma “blindagem” no que diz respeito às ações de estados e municípios no combate à pandemia de Covid-19. “Essa CPI, devido à expectativa que se criou, precisa seguir um caminho de rastrear os bilhões de reais de verbas federais que foram enviados a estados e municípios. Até agora existe uma clara blindagem da comissão com relação a gestores públicos [estaduais] e municipais”, disse. “Não podemos esquecer que essa CPI são dois requerimentos apensados para a instalação dela. Um que foca nas ações e omissões do governo federal, e outro que foca nos estados e municípios que, porventura, podem ter desviado muito dinheiro.”

  • Pague Menos negocia compra da Extrafarma por R$ 600 milhões

    18/05/2021 Com aquisição, Pague Menos se torna a segunda maior varejista de drogarias do Brasil A rede de varejo farmacêutico Pague Menos comunicou nesta terça-feira, dia 18, que está atualmente em negociação para uma potencial transação envolvendo a aquisição da rival Extrafarma, do Grupo Ultrapar. "Não há, contudo, até o presente momento, qualquer contrato vinculante celebrado acerca de uma eventual transação, assim como não há qualquer garantia sobre a efetivação de qualquer negócio entre a companhia e a Extrafama", acrescentou. A Reuters noticiou mais cedo que a Pague Menos fechou na noite de segunda-feira acordo para a compra da Extrafarma por 600 milhões de reais, citando duas fontes a par do assunto. Se confirmado, o negócio torna a Pague Menos a segunda maior varejista de drogarias do Brasil, atrás apenas da RD, dona das bandeiras Drogasil e Droga Raia. Atualmente, a Pague Menos é a terceira maior cadeia de farmácias. A compra da Extrafarma elevará em mais de um terço o número de lojas da Pague Menos, para 1.503 unidades, e reforçará a sua presença principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, afirmou uma das fontes. A Extrafarma possui 402 lojas.

  • Enem 2021: saiba como pedir isenção da taxa de inscrição

    18/05/2021 A isenção da taxa do Enem 2021 facilita o acesso de alunos de baixa renda ao exame; saiba como solicitar passo-a-passo no site do Inep Nessa segunda-feira, dia 17, iniciou o período para serem feitos os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 no site do Inep. É necessário ter em mãos o número do CPF, além de outros dados pessoais. O prazo se encerra em 28 de maio e o resultado dos pedidos está previsto para ser divulgado no dia 9 de junho. O aluno que estava isento da taxa de inscrição no Enem 2020 e não compareceu nos dois dias de prova deverá justificar a ausência para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021. Para ter direito à isenção, o aluno deve obedecer um dos seguintes critérios: estar matriculado, em 2021, no último ano do ensino médio em escola pública; ter cursado o ensino médio inteiro em escolas públicas ou ter sido bolsista integral em instituições privadas; ou estar em situação de vulnerabilidade econômica inscrito no CadÚnico. A seguir, veja como realizar o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2021. O procedimento é o mesmo no computador e em celulares Android e iPhone (iOS). Vale lembrar que solicitar a isenção não garante a inscrição no exame, que ainda não está aberta. Enem 2021: como solicitar isenção da taxa de inscrição no site do Inep Passo 1. Acesse a página do Enem no portal do Inep [enem.inep.gov.br/participante] e clique em "Justificativa de ausência/isenção"; Passo 2. Resolva o desafio, digite seu CPF e clique no botão a direita para enviar; Passo 3. Digite sua data de nascimento e clique no botão "Iniciar a justificativa de ausência/isenção"; Passo 4. Leia os requisitos para ter direito a isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 e marque a caixinha "Li e concordo". Depois clique no botão "Próximo" para prosseguir; Passo 5. Confira se seus dados estão de acordo com seu cadastro da Receita Federal e clique em "Próximo"; Passo 6. Digite seu CEP e clique em "Próximo"; Passo 7. Complete seu endereço e aperte em "Próximo"; Passo 8. Selecione sua situação atual em relação ao ensino médio. Clique em "Próximo" para continuar; Passo 9. Selecione o tipo de escola que você frequentou no ensino médio e selecione o botão "Próximo"; Passo 10. Marque sua situação com relação ao Encceja e prossiga; Passo 11. Preencha o tipo de ensino que você teve e o ano de conclusão. Selecione "Próximo" para continuar; Passo 12. Se você for participante do CadÚnico, preencha seu número NIS. Do contrário, marque "Não tenho NIS". Depois clique em "Próximo"; Passo 13. Marque a caixinha para confirmar os dados e clique em "Próximo"; Passo 14. Leia as instruções sobre o preenchimento do Questionário Socioeconômico e clique em "Próximo" para iniciar; Passo 15. O Questionário Socioeconômico é composto por 25 perguntas sobre sua família e sua casa. Após cada pergunta, selecione o botão "Próximo"'; Passo 16. Ao final da última pergunta do questionário, clique em "Próximo"; Passo 17. Preencha seus dados para contato e prossiga; Passo 18. A partir deste ano, é necessário enviar uma foto sua que será usada na página do Enem. Em seguida, clique em "Próximo"; Passo 19. Por último, marque a seleção "Confirmo meus dados para solicitação de isenção do Enem 2021" e clique no botão "Enviar solicitação" para finalizar; Passo 20. A confirmação da sua solicitação aparecerá na tela.

  • Bolsa Família 2021: Confira calendário de pagamentos em maio

    18/05/2021 Veja abaixo o calendário completo de pagamento em 2021 A Caixa Econômica Federal libera nesta terça, dia 18, a nova rodada de pagamentos para os beneficiários do Bolsa Família. Em maio, o depósito será feito entre os dias 18 e 31. O pagamento vai ocorrer conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Os depósitos ocorrem sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês. Vale lembrar que o beneficiário do Bolsa Família pode continuar usando o cartão Bolsa Família ou Cartão do Cidadão, pois esses cartões permitem fazer saques da conta Poupança Social Digital. Além disso, o governo federal já anunciou que ocorrerão mudanças no Bolsa Família em 2021. A informação foi confirmada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. CONFIRA O CALENDÁRIO DO MÊS DE MAIO DO BOLSA FAMÍLIA A família deve observar o dígito final do NIS, impresso no cartão do titular, para saber em que dia o benefício ficará disponível para saque. MÊS DE MAIO Final do NIS 1: 18/5 Final do NIS 2: 19/5 Final do NIS 3: 20/5 Final do NIS 4: 21/5 Final do NIS 5: 24/5 Final do NIS 6: 25/5 Final do NIS 7: 26/5 Final do NIS 8: 27/5 Final do NIS 9: 28/5 Final do NIS 0: 31/5 CALENDÁRIO COMPLETO DO BOLSA FAMÍLIA 2021 BENEFICIÁRIO DO BOLSA FAMÍLIA PODE RECEBER AUXÍLIO EMERGENCIAL Beneficiários do Bolsa Família já começaram a receber a nova rodada do auxílio emergencial ainda em abril, segundo o Ministério da Cidadania. O pagamento seguirá o cronograma normal do benefício, que varia de acordo com o final do Número de Inscrição Social (Nis). Dessa forma, a segunda parcela do auxílio emergencial para o público do Bolsa Família começa amanhã (18). POSSO RECEBER O VALOR DO BOLSA FAMÍLIA E DO AUXÍLIO EMERGENCIAL? Não. As famílias contempladas com o Bolsa Família deverão ter o pagamento substituído pelo valor do auxílio emergencial enquanto este vigorar. Este cenário é válido apenas nas situações em que for mais vantajoso para o beneficiário do programa federal receber o auxílio. Ou seja, será creditado a ele o benefício de maior valor, não sendo possível acumular os dois (Bolsa Família e auxílio emergencial) em um só mês. Um exemplo: caso uma pessoa receba o Bolsa Família, cerca de R$ 190, e tenha sido aprovada para o auxílio emergencial com o valor médio de R$ 250 ou com o máximo de R$ 375, será creditado na poupança social digital apenas o dinheiro referente ao benefício emergencial. COMO SE INSCREVER NO BOLSA FAMÍLIA O cadastro para participar do Programa Bolsa Família é feito pelos municípios, onde um responsável familiar deve procurar o setor responsável pelo cadastramento na sua cidade, que geralmente é realizado pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). No entanto, as famílias passam ainda por uma seleção que vai considerar as regras do programa e a quantidade de famílias atendidas no município, além do limite orçamentário destinado ao Bolsa Família. Para ingressar no programa de transferência de renda do governo, o chefe da família deve comprovar: Renda por pessoa de até R$ 89,00 mensais; Renda por pessoa entre R$ 89,01 e R$ 178,00 mensais, desde que tenham crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos. São ainda critérios para permanecer no programa: No caso de existência de gestantes, o comparecimento às consultas de pré-natal, conforme calendário preconizado pelo Ministério da Saúde (MS); Participação em atividades educativas ofertadas pelo MS sobre aleitamento materno e alimentação saudável, no caso de inclusão de nutrizes (mães que amamentam); Manter em dia o cartão de vacinação das crianças de 0 a 7 anos; Acompanhamento da saúde de mulheres na faixa de 14 a 44 anos; Garantir frequência mínima de 85% na escola, para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, e de 75%, para adolescentes de 16 e 17 anos. Mais informações: https://www.caixa.gov.br/programas-sociais/bolsa-familia/Paginas/default.aspx#:~:text=Benef%C3%ADcio%20Vari%C3%A1vel,a%20R%24%20205%2C00.

bottom of page