Guarapuava fecha quase tudo para conter pandemia
- JORNALE
- 18 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
18/05/2021
Município adotou medidas mais rígidas que o governo estadual

Depois de um curto período de calmaria, os números da pandemia recrudesceram de tal forma no Paraná que há vários municípios adotando medidas ainda mais rigorosas que as previstas no decreto 7.672/21, assinado pelo governador Ratinho Junior e já em vigor em todo o Estado.
O caso que mais chama atenção é o da cidade de Guarapuava, que decidiu voltou a adotar o lockdown da meia-noite de hoje (18) até o próximo dia 31. “A pandemia tem atingido proporções assustadoras e isso tem causado um colapso e sobrecarga no sistema de saúde. Nossa única opção é tomar medidas drásticas para evitar a circulação das pessoas e tentar conter essa proliferação dos casos”, justificou o prefeito Celso Góes.
Com as novas medidas, o toque de recolher passa a ser das 20h às 06h. Além disso, alguns serviços serão fechados integralmente e outros poderão funcionar condicionados a restrições de horário, ocupação, capacidade e modalidade de atendimento.
No caso de mercearias, minimercados, mercados, supermercados, hipermercados, panificadoras, açougues e lojas de conveniência, está permitido o funcionamento de segunda a sábado das 7h às 20h, mas seguindo o protocolo sanitário específico para esta categoria. O setor do comércio poderá funcionar somente por delivery de segunda a sexta, das 8h às 18h. Bares, restaurantes e similares também poderão funcionar exclusivamente na modalidade delivery, todos os dias das 8h às 00h.
O decreto prevê ainda a proibição da circulação de pessoas em praças e parques, bem como, a prática esportiva coletiva nesses espaços. As academias e quadras poliesportivas também estão proibidas de funcionar. Serviços como salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, e similares devem permanecer fechados nesse período. As aulas presenciais estão suspensas e o transporte coletivo pode funcionar, mas com restrição de horário e capacidade.
Comments