top of page

Setenta profissionais descobrem potencial do turismo de negócios e eventos no Paraná

  • admjornale
  • há 16 minutos
  • 3 min de leitura

26/11/2025


ree

Cada vez mais próximo do trade nacional, outros 70 profissionais conheceram belezas, atrativos e potenciais paranaenses que fazem a diferença na hora de vender pacotes turísticos ou fechar negócios com grandes empresas. Eles foram capacitados pelo Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado a Secretaria do Turismo (Setu-PR) – na noite desta terça-feira (25), durante o Meeting Corporativo e de Lazer, em São Paulo (SP).


Os profissionais têm como público-alvo pessoas, turistas e empresas da grande São Paulo e arredores. O diferencial, desta vez, era a presença de um público misto: entre agentes de viagens, representantes de operadoras e uma grande parcela de trabalhadores do ramo da organização de eventos, shows e afins.


Foi uma oportunidade de mostrar a um público especializado, de outro Estado, que o Paraná tem diversos e amplos locais para receber grandes encontros e programações. Entre os exemplos estavam Foz do Iguaçu e Curitiba, que contam com espaços para feiras, congressos e programações que, juntos, podem ser ocupadas por até 261 mil pessoas.


“O trabalho que o órgão de promoção faz é essencial para que o turismo do Paraná siga registrando altos índices ano após ano, seja na recepção, ocupação hoteleira ou realização de eventos. Turismo precisa de união entre Poder Público e iniciativa privada, porque é essa sinergia que alavanca ainda mais o nome do Estado ao mundo”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.


Durante a apresentação, também foram mostrados atrativos, serviços e locais que atendem bem esse perfil. É uma chance de fazer contatos, fechar parcerias e divulgar o potencial do Paraná no Mice (Turismo de Negócios e Eventos).


Tal segmento é uma das tendências do setor turístico atualmente. Apenas no mês de novembro, o Viaje Paraná marcou presença em dois eventos internacionais bem focados no MICE (a WTM Londres, na Inglaterra, e a feira IBTM, em Barcelona, na Espanha).


“O Mice é um mercado tendência, responsável por movimentar a economia e enviar muitos turistas aos destinos. Apresentar o Estado e seu potencial nessa área para profissionais que atuam diretamente com eventos é fundamental, pois eles retribuem inserindo o Paraná na rota dos grandes shows, feiras e congressos, trazendo mais eventos aos municípios”, disse Irapuan Cortes, diretor presidente do Viaje Paraná.


OPORTUNIDADE PROFISSIONAL – Com as programações desta semana, cerca de 780 agentes, organizadores de eventos e profissionais de seis estados brasileiros e dois países já foram impactados pelo Viaje Paraná em programações do Meeting Corporativo neste ano. Foram duas ações em São Paulo (SP); uma em Belo Horizonte (MG); Ciudad Del Este (Paraguai); Fortaleza (CE); Brasília (DF); Porto Alegre (RS); e em Curitiba.


As informações que o Viaje Paraná expõe durante os encontros preparam e incentivam os profissionais a explorarem tudo que o Estado pode oferecer em termos de turismo, adaptando os pacotes conforme a demanda e perfil de seus clientes.


“Esse tipo de iniciativa é fundamental para divulgar tudo que o Estado tem a oferecer. As pessoas sabem muito sobre o eixo Rio de Janeiro e São Paulo, mas estados como o Paraná têm coisas maravilhosas para oferecer, que acabamos descobrindo durante as capacitações”, disse Sheila Johnson, que participou da ação mais recente na capital paulista.


BALANÇO – As apresentações em eventos ao redor do Brasil integram os planos de ação do Viaje Paraná. Também fazem parte dessa estratégia os roadshows, famtours e as grandes convenções. Ao todo, o Estado tem a marca de 21,5 mil empresários e profissionais do turismo impactados pelo órgão de promoção, desde janeiro de 2024.

 

 

Foto: Viaje Paraná


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page