Paraná ganha prêmio como destino destaque no turismo religioso nacional
- admjornale
- há 52 minutos
- 3 min de leitura
26/11/2025

O Paraná recebeu o Troféu São João Paulo II, na categoria Destino Destaque no Turismo Religioso, comprovando a vocação e atratividade do Estado em mais este segmento. A premiação aconteceu nesta quarta-feira (26), durante o 7º Fórum Nacional do Turismo Religioso, que acontece desde a terça-feira em Trindade (GO).
O evento itinerante busca mobilizar e traçar interesses estratégicos que fortaleçam o segmento no Brasil, convidando destinos e atrativos relevantes ligados a fé e espiritualidade, além de reunir gestores e profissionais. A condecoração foi recebida através do Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná – coordenado pela Secretaria do Turismo (Setu-PR).
O reconhecimento é muito importante ao setor paranaense e dá destaque ao Estado perante o setor global, uma vez que o prêmio é chancelado pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Ministério do Turismo e outras organizações públicas e privadas da área.
“Esse reconhecimento ajuda a colocar o Paraná nos holofotes de um segmento responsável por movimentar muitas pessoas ao redor do Brasil todos os anos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo. “O trabalho conjunto com o Comitê também permite identificar e entender mais demandas desse recorte, orientações importantes às IGRs e aos nossos territórios”, acrescentou.
COMITÊ – O anteriormente chamado Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Religioso do Paraná foi formalmente elevado à condição de Comitê Interinstitucional por meio da Resolução nº 059/2024. A partir de 2025, o grupo passa a atuar de maneira mais formal e permanente, com maior autonomia para propor políticas, articular parcerias e fomentar iniciativas no setor.
São mais de 20 instituições integrando a composição do Comitê, que também está envolvido em quatro rotas religiosas: Rota do Rosário (no Norte Pioneiro e Campos Gerais), Caminhos de Salette (Oeste), Caminho Santiago de Dois Vizinhos (Sudoeste) e Caminho das 7 Capelas (também no Oeste).
“É uma honraria que simboliza o compromisso do Estado com esse segmento tão importante ao setor e a vida das pessoas. Também é uma oportunidade de mostrar a relevância de ações como o Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que neste ano aconteceu na Mesquita de Foz do Iguaçu, reunindo participantes das diferentes matrizes religiosas”, disse Eliseu Rocha, coordenador do Comitê.
Para 2026, o 8º Fórum Paranaense de Turismo Religioso já tem local definido: os participantes poderão desbravar o município de Bandeirantes e entrar em contato com os recortes da fé e da atividade turística no Norte Pioneiro do Paraná. O evento está previsto para abril do próximo ano, colocando em evidência a tradição e aspectos culturais do município.
SEGMENTO EM DESTAQUE – Segundo dados da Secretaria do Turismo (Setu-PR), divulgados no primeiro semestre deste ano, são 2.150 atrativos turísticos catalogados em todo o Estado, sendo 494 religiosos distribuídos por todas as regiões. Isso posiciona o segmento como terceiro maior em oferta de atrativos no Paraná, atrás apenas do Cultural e de Natureza.
Pensando em aproveitar esse potencial no mercado, o Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado a Setu-PR – lançou neste ano um portfólio com atrativos, destinos, serviços e hospedagens qualificadas. Entre os 10 segmentos, estão opções ligadas ao Turismo Religioso estadual, preparadas para serem vendidas por agentes de viagens e operadoras.
“Esse segmento não envolve apenas as diversas expressões da fé. Ele também está relacionado com cultura, gastronomia, arquitetura, história e muitos outros componentes que sustentam um bom roteiro turístico. O Estado se destaca pela variedade de atrativos dessa natureza, ideais para serem vendidos em agências e operadoras”, afirmou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
Foto: Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso do Paraná






