top of page

Fundação Araucária apresenta ações no Festival Internacional de Inovação de Londrina

  • admjornale
  • há 54 minutos
  • 3 min de leitura

26/11/2025


ree

As ações e programas da Fundação Araucária, que há 25 anos atua na aproximação entre universidades, institutos de pesquisa e empresas no Paraná, serão destaque no Festival Internacional de Inovação de Londrina (FIIL 2025), que acontece nesta quinta e sexta-feira (27 e 28), no Parque Ney Braga, e conta com o apoio do Governo do Estado.


Além da presença dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), a instituição apresentará sua missão e seus resultados na palestra da gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Fátima Padoan. Ela abre a programação da Arena Paraná na sexta-feira, às 8h, abordando o tema “A contribuição da Fundação Araucária para o ecossistema de inovação do Paraná”.


Segundo Fátima, o objetivo é apresentar ao público, especialmente empreendedores e representantes do setor produtivo, como a fundação atua, quais instrumentos utiliza e de que forma pode facilitar a formação de parcerias voltadas à inovação tecnológica. “A ideia é mostrar quem somos, quais incentivos oferecemos e como podemos contribuir com o ecossistema. Muitas empresas ainda não sabem como acessar nossos programas ou como se conectar com as universidades”, afirma.


Na apresentação, a coordenadora vai detalhar os mecanismos utilizados pela Fundação Araucária, como os editais de bolsas de pesquisa voltados a projetos estratégicos definidos pelas próprias empresas. A proposta, explica, é destravar a relação entre o setor produtivo e as instituições de ensino, permitindo que desafios reais de mercado se tornem temas de pesquisa para estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.


“Queremos mostrar como a fundação pode ser um meio para que empresas tenham acesso às universidades — seja para capacitação de pessoal, seja para desenvolver inovação de produtos”, diz Fátima.

A palestra incluirá exemplos práticos de parcerias em andamento. Uma delas é com a Renault. “Mestrandos, doutorandos e estudantes de iniciação científica das nossas universidades podem desenvolver suas pesquisas sobre temas propostos pela empresa. Parte das atividades ocorre dentro da própria montadora, conectando ensino e prática”, explica.


EMPRESAS APOIADORAS – A programação da Fundação Araucária no FIIL 2025 também contará com a participação de empresas apoiadas pelos programas de inovação da instituição, como a Yamed, beneficiada pelo Tecnova (que apoia projetos de inovação de empresas paranaenses e desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores).


Além disso, estarão presentes diversos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), entre eles Fenômenos Extremos do Universo, Space, Segurança Pública e Ciências Forenses, Paraná Faz Ciência, Energia Zero Carbono e Eletrônica Orgânica, que apresentarão iniciativas e resultados que fortalecem o ecossistema de inovação do Paraná.


O presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, reforça a importância do FIIL no estímulo à inovação no Estado. “O apoio da Fundação Araucária ao FIIL reafirma a nossa missão de promover ciência, tecnologia e inovação em todas as regiões do Paraná. Temos trabalhado intensamente para fortalecer redes de pesquisa, consolidar novos arranjos de inovação e aproximar cada vez mais o conhecimento científico das demandas reais da sociedade", afirma. "Ver esse movimento ganhar força e visibilidade no FIIL é motivo de grande orgulho”.


Para ele, apoiar iniciativas como o Festival Internacional de Inovação de Londrina é um dever institucional. “Eventos como o FIIL mostram que a inovação acontece quando reunimos pessoas, compartilhamos experiências e construímos parcerias sólidas. É essa visão - colaborativa, integrada e voltada ao futuro - que orienta o trabalho da Fundação Araucária e que queremos fortalecer cada vez mais”, diz.


PRESENÇA NA REGIÃO – A assessora de Relações Institucionais e Inovação da Fundação Araucária e integrante da comissão organizadora do FIIL, Cristianne Cordeiro, destaca que a instituição apoia projetos e programas que contribuem para a geração de conhecimento, a formação de talentos e a criação de oportunidades para empresas e instituições. “Acreditamos que a inovação é um motor para o crescimento econômico e social sustentável, e a Fundação Araucária é um parceiro estratégico para alcançar esse objetivo", afirma.


Ela ressalta ainda o trabalho da instituição para fortalecer o ecossistema regional. “A Fundação Araucária tem impulsionado o ecossistema de inovação de Londrina e região com fomento, principalmente por meio de eventos que geram networking qualificado, compartilhamento de conhecimento e troca de experiências. Quando a fundação fomenta um evento, ela transforma a sociedade e impacta no desenvolvimento regional, na geração de renda e no fortalecimento do Paraná e de seus pequenos municípios”, afirma.


FESTIVAL – O evento é promovido pela Estação 43, com correalização do Sebrae/PR e Associação Brasileira de Tecnologia, Inovação e Comunicação (Abratic). O FIIL 2025 conta com apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), Turismo (Setu), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária. Serão dois dias de imersão em inovação, conexões e debates que unem tecnologia e desenvolvimento.

 

Foto: Fundação Araucária


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page