top of page

Quais os sinais e sintomas no corpo que alertam para a dengue?

  • admjornale
  • há 16 minutos
  • 2 min de leitura

15/01/2026



Embora seja uma doença febril recorrente, é sempre importante lembrar os sinais e sintomas no corpo que levantam o alerta para a dengue e para a necessidade de procurar atendimento médico. Se há febre (39°C a 40°C) de início repentino e SOMADA a sintomas como dor de cabeça, prostração (fraqueza), dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos, é recomendado procurar  imediatamente um serviço de saúde mais próximo para avaliação e tratamento adequado.


Segundo informações do Ministério da Saúde, a maioria dos doentes se recupera, porém, há casos em que a doença pode progredir para formas graves, o que leva ao risco de morte. Entre os sinais de alerta para o agravamento do quadro de dengue estão: dor na barriga intensa; vômitos frequentes; tontura ou sensação de desmaio; dificuldade de respirar; e sangramento no nariz, gengivas e fezes.


Vale destacar que todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à dengue, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas (como diabetes e hipertensão arterial) têm risco maior de ter casos graves e outras complicações.


A Secretaria Municipal de Saúde de Araucária esclarece que todas as unidades de saúde do município realizam o teste para diagnóstico dengue, mas o protocolo de tratamento da doença não exige a realização do teste; basta a avaliação com base nas manifestações clínicas apresentadas.

O último boletim da SMSA referente ao ano de 2025, divulgado pela Prefeitura de Araucária, mostrou que o município somou 65 casos confirmados da doença entre moradores: 23 deles adquiridos no município e outros 42 adquiridos fora de Araucária. Outros 6 casos ainda estavam sobre investigação.


FocosPor meio da Ouvidoria da Saúde, o morador de Araucária pode denunciar possíveis locais de foco de mosquito para que a equipe de combate à endemias possa verificar a situação. A denúncia pode ocorrer por meio dos telefones 0800-643-7744 ou (41) 3614-7723. Há também o e-mail ouvidoriadasaude@araucaria.pr.gov.br .O denunciante não precisa se identificar, mas é importante que forneça o máximo de informações, incluindo o endereço do possível foco.

 

 

 

Foto: Prefeitura de Araucária


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page