Curitiba promove encontro inter-religioso em defesa da liberdade de crença
- admjornale
- há 1 hora
- 2 min de leitura
21/01/2026

Nesta quarta-feira (21/1), o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A data convida à reflexão sobre um direito fundamental garantido pela Constituição Federal de 1988: a liberdade de consciência e de crença.
Em alusão à data, a Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial de Curitiba realiza, nesta sexta-feira (23/1), o 2º Encontro Municipal de Combate ao Racismo Religioso: Celebrando a Pluralidade. A atividade acontece às 19h, no Centro de Referência Afro Enedina Alves Marques (Creafro), no bairro São Francisco.
A proposta é reunir diferentes vozes religiosas para refletir sobre o racismo religioso, seus impactos sociais e os caminhos possíveis para o enfrentamento das desigualdades. O encontro abordará temas como pluralidade religiosa, mulheres e religiosidade, legislação e mecanismos de defesa, além do diálogo inter-religioso como instrumento de convivência pacífica.
Para a secretária da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite, o encontro reafirma o compromisso do poder público com a garantia de direitos.
“Falar sobre intolerância religiosa é falar sobre dignidade humana. O respeito às crenças, ou ao direito de não ter uma, é essencial para fortalecer a democracia e construir uma cidade onde todas as pessoas possam viver sua fé com liberdade e sem medo”, destaca.
Fé, direitos humanos e desenvolvimento sustentável
A iniciativa também dialoga com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, especialmente os ODS 5, 10, 11, 13, 16 e 18, que tratam de igualdade de gênero, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, ação climática, paz, justiça, instituições eficazes e igualdade étnico-racial.
A religiosidade, presente na história, na identidade e na cultura dos povos, atravessa esses temas e pode ser um potente instrumento de transformação social, promovendo empatia, justiça social e culturas de paz.
Lideranças convidadas reforçam a pluralidade de vozes
O encontro contará com a participação de lideranças religiosas e representantes de movimentos sociais comprometidos com o diálogo inter-religioso:
Yalorixá Regiane Sacerdote – Conselho Municipal de Política Étnico-Racial (Religiões de Matriz Africana) e Terreiro Tenda de Umbanda 7 Raios
Ya Josiane Dagostini – Ylê Axé Tobi Odé Karê Igbo e Coordenadoria do Núcleo Renafro Curitiba
Isac Baril – Federação Israelita do Paraná
Ivanete Xavier – Rede de Mulheres Negras Evangélicas – Região Sul
Shosan Leandro Dierka – Iniciativa das Religiões Unidas (URI)
Padre Sales Conceição de Melo Nogueira – Missionário Scalabriniano e diretor do Centro de Apoio ao Migrante (Ceamig)
Sheike Mohammad – Comunidade Islâmica – Mesquita Imam Ali Ibn Abi Tálib
Pastor Gilson Rocha de Souza – Movimento Negro Evangélico do Paraná (MNE)
Luisanyelis Endrina Jiménez Muscarneri – Comunidade Islâmica
Geverson Abel da Costa (Pai Geverson de Xangô)
Cultura, espiritualidade e convivência
Além dos debates, o público será conduzido a uma vivência espiritual por meio das apresentações dos artistas Diorlei Santos e Adilton Black. O encontro se propõe a ser um espaço de aprendizado, fortalecimento de vínculos inter-religiosos e valorização da diversidade cultural e espiritual.
Serviço
2º Encontro Municipal de Combate ao Racismo Religioso: Celebrando a PluralidadeData: 23/1Horário: 19hLocal: Centro de Referência Afro Enedina Alves Marques – CreafroEndereço: Rua Paula Gomes, 325 – São FranciscoEvento gratuito e aberto à comunidade
Foto: Hully Paiva/SECOM









Comentários