Quase metade dos aprovados no vestibular da UFPR é da rede estadual de ensino
- admjornale
- há 1 hora
- 3 min de leitura
21/01/2026

Os estudantes da rede estadual do Paraná foram destaque no Vestibular 2026 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), respondendo por 48% dos aprovados. O resultado do processo seletivo foi divulgado na última sexta-feira (16), registrando o maior número de concorrentes desde a pandemia. Realizaram as provas mais de 39 mil candidatos. Destes, 4.314 foram aprovados, sendo 2.083 deles alunos provenientes da rede estadual de ensino.
“Os números refletem o esforço e a dedicação dos nossos estudantes e, ao mesmo tempo, evidenciam o trabalho qualificado dos professores e o alto nível do ensino oferecido pelas escolas estaduais do Paraná. Temos muito orgulho desse resultado”, destacou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
A aluna Lanna Carlyle dos Santos Noronha, de 17 anos, do Colégio Estadual Alfredo Parodi, em Curitiba, foi aprovada no curso de Odontologia. “Ver meu nome na lista de aprovados foi motivo de grande alegria e emoção, confirmando que todo o esforço e dedicação aos estudos ao longo do último ano valeram a pena. Iniciei a preparação no começo do ano passado, mantendo uma rotina intensa de estudos, sempre com o apoio e incentivo dos professores”, relata.
Aprovado em Inteligência Artificial e Engenharia de Software na UFPR, o aluno Lorenzo Takao de Oliveira Onaka, de 17 anos, estudava em período integral no Colégio Estadual João Bettega, em Curitiba. Para ele, ser aprovado foi uma grande conquista. “A ansiedade antes do resultado é sempre muito grande. Mas tive muito apoio e orientação de professores que marcaram minha trajetória, com incentivo, cuidado e muitos ensinamentos”, finaliza Lorenzo.
Segundo o diretor do Colégio Estadual do Paraná, Cesar Augusto Cruz, somente neste ano a maior unidade de ensino do Estado teve mais de 100 aprovações em universidades públicas. “O grande índice de aprovações nos vestibulares, aqui no CEP, se dá pela dedicação dos alunos durante a trajetória escolar e da excelente organização do trabalho pedagógico efetivado no colégio. Estou muito feliz, e que venham os próximos”, celebra o diretor.
Ana Beatriz Duarte Dias, de 20 anos, cursou o ensino médio no Colégio Estadual do Paraná (CEP) e foi aprovada no curso de Medicina da UFPR. A aprovação foi fruto de dois anos de estudo em tempo integral e do apoio de professores e da família. “A aprovação foi muito gratificante e emocionante, uma sensação única e maravilhosa. Hoje em dia, não tem como passar em Medicina sem um esforço absurdo, principalmente se você veio de escola pública, que é o meu caso”, conta.
Também do Colégio Estadual do Paraná, o aluno Luis Gustavo Padilha Macagnan, de 17 anos, que cursou todo o ensino médio no CEP, foi aprovado no curso de Direito da UFPR. “A aprovação foi resultado de uma rotina intensa e exaustiva de estudos, conciliando o terceiro ano do ensino médio, cursinhos, atividades extracurriculares e longas jornadas diárias. Mesmo diante do cansaço extremo, da pressão psicológica e do receio de competir com estudantes de escolas particulares, o esforço contínuo e a determinação foram decisivos para avançar nas fases do vestibular.”
“Se você lutar, correr atrás e entender que a universidade federal é, sim, para alunos de escola pública, e não apenas para quem tem maior poder aquisitivo, é possível conquistar esse espaço”, finaliza com entusiasmo.
CRESCIMENTO – A Universidade Federal do Paraná recebeu um total de 39.565 inscritos para o Vestibular 2025/2026, o maior número em seis anos, sendo 3.177 treineiros (8%) e 36.388 candidatos concorrendo efetivamente a uma vaga. Ao todo, são ofertadas 5.313 vagas em 143 cursos. Houve um aumento de 7% em comparação com o ano anterior, superando os níveis pré-pandemia.
A liberação do resultado preliminar do registro acadêmico será feita no dia 5 de fevereiro, com recursos abertos nos dias 6 e 7 seguintes. A publicação dos estudantes matriculados ocorrerá no dia 21 de fevereiro. A lista de espera está prevista para sair nesta mesma data.
Conforme levantamento da UFPR, 2.083 dos 4.314 candidatos aprovados na primeira chamada regular do vestibular concluíram o ensino médio em escolas estaduais do Paraná. Os demais cursaram o terceiro ano em institutos federais ou instituições privadas, bem como em outros estados brasileiros. Ao todo, 62% dos aprovados eram estudantes de escolas públicas.
A rede estadual de educação do Paraná reúne quase 1 milhão de estudantes do Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio e Ensino Técnico Profissionalizante. Os alunos estão distribuídos em aproximadamente 2,1 mil escolas regulares e especiais, presentes em todos os municípios do Estado.
Foto: SEED








