top of page

Verão Maior Paraná: Carreta da Inovação inicia atividades em Paranaguá e Antonina

  • admjornale
  • há 1 hora
  • 4 min de leitura

21/01/2026


As Carretas da Inovação chegaram aos municípios de Paranaguá e Antonina nesta quarta-feira (21), onde já iniciam o atendimento ao público. O projeto itinerante do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), leva atividades de tecnologia, ciência e lazer para veranistas e moradores das cidades do Litoral como parte das ações do Verão Maior Paraná.


A iniciativa é promovida em parceria com Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Simepar, Senai, Sesc, Senac e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).


Nas duas cidades, as atividades acontecem até domingo (25), das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Em Paranaguá, a Carreta está na Praça 29 de Julho. Já em Antonina, os atendimentos ocorrem no Centro Esportivo Joubert Gonzaga Vieira.


O secretário da Inovação, Alex Canziani, explicou que, após um ano de projeto, a Carreta da Inovação tem se mostrado uma importante ferramenta de fomento à cultura da inovação em todo o Estado.


“No ano passado a Carreta começou pelo Litoral e agora, depois de percorrermos mais de 80 cidades, retornamos com esse projeto fantástico para as cidades da região. São milhares de pessoas vindo para as praias e aqui temos a oportunidade de mostrar o que tem sido feito em inovação no Paraná, mostramos investimentos que estamos fazendo para levar o nosso Estado para o futuro", disse.


Em 2025, três cidades do Litoral receberam a passagem da carreta da Inovação: Morretes, Antonina e Paranaguá. Na época, foram mais de 3 mil pessoas atendidas pela ação de democratização da inovação e tecnologia.


Para 2026, o projeto durante o verão foi ampliado para percorrer sete municípios do Litoral durante o mês de janeiro. Até o momento, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Paranaguá e Antonina tiveram atividades promovidas pela ação itinerante. Na próxima semana, Morretes e Guaraqueçaba fecham a Rota do Verão da Carreta da Inovação.


“Estamos muito felizes por receber a Carreta da Inovação novamente e mais uma vez ter Paranaguá como parte do Verão Maior Paraná. É graças a essas parcerias que conseguimos impulsionar nossa cidade para o futuro, com mais inovação, tecnologia e emprego”, destacou a vice-prefeita de Paranaguá, Fabiana Parro.


NOVIDADES – Uma das novidades do projeto para 2026 é a adição de quatro óculos de realidade virtual aos equipamentos dos caminhões. Os óculos foram doados pelo Simepar, parceiros da SEIA na Carreta da Inovação.


A ideia é que os equipamentos sejam usados como ferramentas de educação ambiental. Neles, os usuários podem ter uma experiência imersiva com o vídeo “Jornada da Gotinha”, que detalha todo o processo do ciclo da água, desde a evaporação das gotículas, até a formação das nuvens de tempestade, precipitação e retorno da água ao solo.


Outra novidade são dois consoles Nintendo Switch, doados pela Secretaria de Estado da Justiça do Paraná (Seju) e repassados por meio de transferência entre órgãos públicos. Os videogames possibilitam a utilização de jogos interativos voltados à educação e lazer dos visitantes.


As duas Carreta da Inovação seguem oferecendo demonstrações com ferramentas de criação digital, como a impressora 3D e impressora de corte a laser, além de contar com um espaço adaptado como sala de aula, com mesas, cadeiras e computadores com acesso à internet via satélite, para a realização de aulas, cursos rápidos, palestras e workshops.


INVESTIMENTOS – Por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial, o Governo do Estado está investindo em ações de fomento à inovação em Paranaguá. O município recebeu um aporte de R$ 450 mil, proveniente do Fundo Paraná, para implantação de um hub de inovação na Casa Dacheux, prédio que é referência arquitetônica na cidade, localizado no Centro Histórico.


O aporte será usado para a estruturação do novo ambiente de inovação e terá como objetivo estimular o desenvolvimento regional por meio da inovação e da tecnologia. O projeto é realizado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar).


O novo hub vai fomentar o networking, capacitações, mentorias e workshops voltados às comunidades dos municípios do Litoral, além de promover ações de prototipagem e propriedade intelectual (patentes verdes). O espaço será aberto e poderá ser utilizado gratuitamente pela comunidade acadêmica e a população interessada em inovação e empreendedorismo.


Antonina também tem recebido investimentos por parte do Governo do Estado. Em dezembro, o município foi contemplado pelo programa Pacto Pela Inovação e Fundo a Fundo para receber R$ 1.459.103,27.


“Somos muito gratos ao Governo do Estado por estar investindo em Antonina para que nós possamos desenvolver cada vez mais a nossa cidade”, comemorou a prefeita da cidade, Rozane Ozaki.


O Fundo a Fundo integra a estratégia do Paraná de construir uma governança estadual de inovação. A iniciativa regulamenta a aplicação da Lei nº 22.107/2024, que assegura a destinação de parte dos recursos do Fundo Paraná para apoiar projetos de modernização, ciência, tecnologia e inovação nos municípios.


Antonina poderá utilizar o valor do aporte para viabilizar programas e projetos de inovação, inclusão digital e transformação de serviços públicos, estruturar ambientes, laboratórios e hubs de inovação, além comprar equipamentos como notebooks, telas interativas, impressora 3D, entre outros.

 

 

Foto: Milene Ramos/SEIA


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page