Resultados da busca
53911 resultados encontrados com uma busca vazia
- Campo Mourão é a primeira cidade a receber os Jogos da Socioeducação do Paraná 2026
24/06/2026 A região de Campo Mourão será a primeira a receber, nesta quinta e sexta-feira (25 e 26), a etapa regional dos Jogos da Socioeducação do Paraná (Joseps), iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju) que utiliza o esporte como ferramenta pedagógica voltada a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A competição integra o projeto estadual lançado neste ano e que tem como objetivo estimular valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e superação. A etapa regional Campo Mourão contará com a participação de aproximadamente 50 adolescentes das unidades Centro de Socioeducação (Cense) de Campo Mourão, Cense de Paranavaí, Cense Waldir Coli, de Umuarama, e da Casa de Semiliberdade de Paranavaí. As disputas serão em diferentes modalidades esportivas. No primeiro dia, os adolescentes competirão nas provas de corrida, arremesso de peso e tênis de mesa. Já no dia 26, a programação será dedicada às modalidades coletivas de futsal e voleibol. A proposta é fortalecer o processo socioeducativo por meio da prática esportiva, promovendo o desenvolvimento físico, emocional e social dos participantes. A agente socioeducativa Marluce Zambrin, que idealizou o projeto, reforça que os Jogos da Socioeducação vão muito além da prática esportiva. "Criarão oportunidades reais para que os adolescentes desenvolvam disciplina, aprendam a trabalhar em equipe e reconstruam sua autoestima. Trata-se de um espaço de aprendizado, pertencimento e construção de novos caminhos dentro do sistema socioeducativo”, afirma. INSPIRAÇÃO - Os jogos se inspiram em experiências já realizadas dentro do sistema, como as “Olimpíadas da Sócio”, promovidas em Londrina em 2024 e 2025, que apresentaram resultados positivos na rotina das unidades. Entre os principais impactos observados estão a redução de conflitos, o aumento da disciplina e o fortalecimento do sentimento de pertencimento entre os adolescentes. A iniciativa segue as diretrizes estabelecidas pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), reforçando o esporte como um direito e uma ferramenta de desenvolvimento. A longo prazo, a proposta é consolidar os Joseps como uma política pública permanente, com possibilidade de ampliação de modalidades, integração com programas educacionais e inclusão no calendário oficial de eventos esportivos do Estado. A próxima etapa regional será nos dias 30 de junho e 1º de julho, em Cascavel, e contará com a participação das unidades Cense Cascavel 2, Cense Foz do Iguaçu, Cense Toledo, além das Casas de Semiliberdade de Cascavel e Toledo. SISTEMA – O Paraná conta com 19 Centros de Socioeducação e nove Casas de Semiliberdade administrados pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. Essa rede atende adolescentes em cumprimento de medidas privativas de liberdade em todo o Estado. As políticas adotadas baseiam-se nos princípios da proteção integral e da prioridade absoluta, com foco na articulação de ações de prevenção de fatores de risco, promoção de fatores de proteção e formação intelectual e profissional. Foto: Divulgação
- Ratinho Junior sanciona lei que amplia efetivos da PMPR e do Corpo de Bombeiros
24/06/2026 O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta quarta-feira (24) a lei que amplia os efetivos da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), reforçando a estrutura das forças de segurança e permitindo a implantação de novas unidades operacionais em diferentes regiões do Estado. A medida integra a estratégia do Governo do Paraná de ampliar investimentos na área e fortalecer o atendimento à população. A lei cria 64 novos cargos na Polícia Militar e 116 no Corpo de Bombeiros Militar. Na PMPR, serão 13 vagas para oficiais e 51 para praças. Já no Corpo de Bombeiros, serão abertas 22 vagas para oficiais e 94 para praças. “Esta é mais uma medida que fortalece as nossas forças de segurança, que hoje são referência para o Brasil pelos resultados alcançados no combate à criminalidade e na proteção da população”, afirmou Ratinho Junior. “Estamos investindo em pessoal, estrutura, equipamentos e tecnologia para que o Paraná continue sendo um dos estados mais seguros do País. É um trabalho planejado, permanente e que garante mais presença das corporações em todas as regiões”, concluiu. A ampliação dos efetivos vai viabilizar a implantação do 35.º Batalhão da Polícia Militar, em Matinhos, dos 14.º e 15.º Batalhões de Bombeiro Militar, em Toledo e Irati, respectivamente, além do Batalhão de Polícia Militar Marítima, em Guaratuba. As novas estruturas reforçarão o atendimento operacional e a capacidade de resposta das corporações em regiões estratégicas do Paraná. As despesas decorrentes da ampliação dos efetivos estão previstas na Lei Orçamentária Anual de 2026 e são compatíveis com o Plano Plurianual 2024-2027 e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026. PACOTE DE INVESTIMENTOS - A medida dá continuidade ao processo de fortalecimento da segurança pública promovido pelo Governo do Estado nos últimos anos. Em maio deste ano, o governador anunciou o maior pacote de investimentos da história da segurança pública paranaense, com R$ 338 milhões destinados à aquisição de viaturas, armamentos, equipamentos de proteção, tecnologia e modernização das estruturas das corporações. Foto: Albari Rosa/Arquivo AEN - Geraldo Bubniak/AEN
- Duplicação da PR-170 em Guarapuava tem proposta de R$ 225,4 milhões
24/06/2026 O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou nesta quarta-feira (24) a sessão de disputa do edital de duplicação e restauração em concreto da PR-170 em Guarapuava, na região Centro-Sul. A empresa Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda. foi a melhor classificada, com a proposta negociada de R$ 225.496.930,90. Agora ela deve encaminhar uma planilha de preços atualizada e documentos de habilitação para análise de comissão de contração do DER/PR, que publicará um resultado em Diário Oficial e no portal Compras Paraná. O DER-Paraná é uma autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), A licitação utiliza o regime de contratação integrada, que prevê a elaboração de projeto básico e projeto executivo de engenharia seguida pela execução da obra em uma mesma empreitada. São seis meses de prazo para os projetos, seguidos por 24 meses para execução da obra. CONCRETO – O trecho em obras começa no entroncamento com a BR-277, que será adequado para o tráfego da pista duplicada, com uma nova rotatória, dentro do perímetro urbano de Guarapuava e seguindo até logo após a ponte sobre o Rio Jordão. Será implantada uma nova pista em pavimento rígido de concreto, enquanto a pista atual será restaurada utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é aproveitado como base para uma camada de pavimento de concreto. As faixas de rolamento terão 3,5 metros de largura, com acostamentos de 2,5 metros e uma barreira de 60 centímetros separando os dois sentidos de tráfego. A espessura do pavimento será de 23 centímetros, garantindo uma vida útil de até 30 anos. Dentro do perímetro urbano também serão implantadas vias marginais de pavimento semirrígido, com base de brita graduada tratada com cimento e capa de concreto asfáltico com polímero. Elas terão duas faixas de tráfego de 3,5 metros, sendo 5,38 quilômetros de marginal direita e 5,45 quilômetros de marginal esquerda. A obra prevê quatro interseções em desnível, sendo um viaduto com retornos sobre a linha de trem, uma passagem inferior com a Rua Pref. Moacyr Júlio Silvestri e outra com a Rua Manoel Antonio e Rua Turíbio Gomes, e uma passagem superior com a Avenida Serafim Ribas. A obra prevê ainda uma passarela no km 379+178 e novas pontes sobre o Rio Cascavelzinho e o Rio Jordão. O edital contempla também a implantação de sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, iluminação pública, paisagismo e serviços complementares, entre outros. O anteprojeto da obra foi elaborado pela Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) e Cooperativa Agrária e doado ao DER/PR. Foto: DER
- Em Foz do Iguaçu, seis unidades Meu Campinho atraem crianças e jovens para a prática de esportes
24/06/2026 Crianças e jovens de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, estão trocando o tempo em frente as telas do celular por um passatempo ao ar livre. Com o programa “Meu Campinho”, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades (Secid), o município amplia espaços públicos destinados ao esporte. A cidade conta com seis unidades. Criado em 2015, o Programa Meu Campinho se consolidou como uma das principais políticas públicas estaduais de valorização dos espaços urbanos. Mais do que instalar equipamentos esportivos, a iniciativa promove a convivência comunitária e transforma áreas públicas em espaços de encontro, cidadania e bem-estar. “O Meu Campinho vai muito além do esporte. São espaços que fortalecem os vínculos familiares, promovem saúde, integração social e qualidade de vida. Em um momento em que as crianças passam cada vez mais tempo diante das telas, oferecer ambientes seguros para brincar, praticar esportes e conviver é investir diretamente no futuro das nossas famílias”, destaca o secretário estadual das Cidades, Fernando Giacobo. Já foram concluídas 374 unidades do Meu Campinhos de grama sintética, enquanto outras 68 estão em execução, totalizando 442 em diferentes municípios do Estado. Além disso, o projeto prevê módulos esportivos, módulos complementares, que acrescentam outros quesitos ao projeto como academias e playgrounds. O Governo do Estado já concluiu a instalação de 851 módulos esportivos e comunitários e tem mais 166 em execução. Ao todo, são 1.027 módulos que fortalecem a infraestrutura destinada ao esporte, ao lazer e à integração da comunidade. Somando campinhos e módulos, o programa alcança 1.469 ações em andamento ou já entregues à população paranaense. NA PRÁTICA – Em Foz do Iguaçu, a unidade mais recente foi inaugurada em maio, no bairro São Roque, e ocupa uma área de 1.021 metros quadrados. Trata-se de um investimento de R$ 636 mil. Do total, R$ 295 mil foram destinados pelo Estado e R$ 342 mil correspondem à contrapartida do município. O novo espaço público oferece campo de grama sintética padrão Fifa, playground, academia da terceira idade, iluminação em LED e áreas de convivência, consolidando um novo ponto de encontro para famílias da região. A moradora Salete Tonelo celebrou a entrega da quadra esportiva, destacando a importância da estrutura para as famílias da comunidade. "Tem muitas crianças aqui e não tinha muito espaço pra elas brincarem, para as famílias passarem um momento de lazer. Agora, aos domingos à tarde, elas vêm pra cá. Trazem chimarrão, tererê." EVOLUÇÃO – Com a evolução do programa, as unidades passaram a ser modulares, permitindo que os municípios escolham diferentes configurações para atender às necessidades de cada comunidade. Os módulos oferecem cinco modelos de playgrounds com e sem alambrado; quadra poliesportiva com e sem alambrado; meia quadra de basquete; parcão (espaço para cães brincarem) com três opções de tamanho e número de equipamentos; canchas de bocha com piso em concreto, coberta e descoberta, piso de areia ou saibro, coberta ou descoberta. Em breve, o projeto vai disponibilizar quadra de tênis em concreto, quadra de beach tênis, pista de Skate em três tamanhos. As obras são executadas por meio do Programa Paraná Cidade, com recursos do Governo do Estado e contrapartidas municipais. Os prefeitos interessados podem solicitar projetos junto à Secretaria das Cidades, com financiamento por meio do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM) ou por Transferência Voluntária da Secid, modalidade em que os recursos são repassados a fundo perdido. Foto: SECID
- Novos semáforos e melhorias no sistema viário reforçam segurança e acessibilidade no Bom Retiro
24/06/2026 Dois novos conjuntos de semáforos começam a funcionar nesta quinta-feira (25/6), a partir das 11h, nos cruzamentos das ruas Coronel João Guilherme Guimarães com a Teffé e na Avenida Desembargador Hugo Simas com a Rua Coronel João Guilherme Guimarães, no bairro Bom Retiro. Outra intervenção viária na região está prevista também para às 11h desta quinta-feira (25/6), na Rua Coronel João Guilherme Guimarães, que passa a ter sentido único de circulação da Rua Teffé para a Avenida Desembargador Hugo Simas. Agentes de trânsito estarão nessa região para orientar o fluxo viário no local. A Superintendência de Trânsito investiu cerca de R$ 531 mil na implantação dos novos semáforos e na requalificação geométrica dos cruzamentos, com a construção de 600 metros quadrados de novas calçadas e oito rampas, para melhorar a acessibilidade para os pedestres e a segurança viária nas ruas da região do Bom Retiro. O superintendente de Trânsito, Gustavo Garrett, destaca os investimentos realizados pela superintendência desde o ano passado, em toda a cidade, para construção de novas rampas, a implantação de novos semáforos e de nova sinalização viária para ampliar a acessibilidade e a segurança no trânsito. “Nós investimos mais de R$ 15 milhões para construção de mais de mil rampas e na implantação de 20 novos conjuntos semafóricos no município. A nossa engenharia está atuando com medidas moderadoras do tráfego e mudanças viárias para aumentar a segurança no trânsito e salvar vidas”, ressaltou Garrett. Moradores aprovam A aposentada Josete Vieira mora no bairro Bom Retiro e pega o ônibus no ponto que fica no Jardinete Orlando Bertoldi, que ganhou novas calçadas e rampas para melhorar a acessibilidade de pedestres. “Agora ficou bem melhor para caminhar, não tem mais perigo de tropeçar na calçada esburacada, ficou nota 10”, afirmou a aposentada. A família do comerciante Axel Linhares tem uma distribuidora de bebidas no cruzamento da Avenida Desembargador Hugo Simas com a Rua Coronel João Guilherme Guimarães há quase 30 anos, e já presenciou vários acidentes no local. “Os semáforos vão organizar o trânsito, o local vai ficar mais seguro agora. Com a construção das novas calçadas vai melhorar para os pedestres circularem, antes tinha muitos buracos e a gente afundava o pé na terra”, revelou Linhares. O empresário Jean Cabral mora há pouco mais de um ano na Avenida Desembargador Hugo Simas. Ele acredita que as obras e a intervenção viária vão organizar melhor o trânsito no local. “Eu caminho com o meu cachorro pela região e as calçadas aqui tinham muitos buracos, agora vai ficar bom. Além disso, com a colocação do meio-fio o estacionamento dos carros vai ficar mais organizado, as obras vão trazer mais segurança”, acredita o empresário. Foto: Isabella Mayer/SECOM
- Worktiba inicia turma de 2026 com integração entre empreendedores e startups
24/06/2026 Empreendedores e representantes de startups participaram nesta quarta-feira (24/6), na Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, do encontro de boas-vindas que marcou o início das atividades da turma 2026 do Worktiba, o coworking público da Prefeitura de Curitiba. O encontro reuniu cerca de 50 participantes e teve como objetivo promover a integração dos novos coworkers, apresentar o funcionamento do programa e fortalecer as conexões com o ecossistema de inovação da capital. Nesta edição, o Worktiba reúne 45 empresas participantes, sendo 28 novos negócios aprovados para o ciclo 2026 e outras 17 empresas que renovaram a permanência no programa. Durante o evento, os empreendedores conheceram as regras, benefícios e oportunidades oferecidas pelo Worktiba, além do calendário de atividades previsto para os próximos meses. Mais que um espaço de coworking, o Worktiba oferece um ambiente de desenvolvimento para empreendedores e startups em fase inicial, com acesso a capacitações, mentorias, networking qualificado e conexões estratégicas que contribuem para a estruturação e o crescimento dos negócios. Ao longo do ciclo 2026, os participantes terão acesso a uma programação voltada ao desenvolvimento empresarial, com atividades que abrangem temas como inovação, gestão, modelagem de negócios, marketing, vendas e captação de oportunidades. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sérgio Bento, o início de uma nova turma representa uma oportunidade para transformar ideias em projetos de impacto. "Cada empresa que inicia sua jornada no Worktiba traz consigo sonhos, desafios e potencial para gerar inovação, emprego e desenvolvimento para Curitiba. Nosso papel é criar as condições para que esses empreendedores encontrem apoio, conhecimento e conexões capazes de acelerar seus negócios e ampliar suas oportunidades de crescimento”, afirma Bento. O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, destacou a importância da construção de uma comunidade colaborativa entre os participantes. "O grande diferencial do Worktiba está nas conexões que acontecem dentro desse ambiente. Aqui, empreendedores compartilham experiências, encontram parceiros, validam ideias e ampliam sua rede de contatos. É um espaço que estimula a inovação e fortalece a cultura empreendedora da cidade”, diz Dario. Foto: Divulgação
- Crianças aprendem na prática a importância da preservação da araucária
24/06/2026 Crianças do CMEI Jairo Marcelino, no bairro Santa Cândida, puderam aprender um pouco mais sobre meio ambiente de forma prática. Eles participaram do projeto Pinhão Curitibano, que coleta sementes de pinhão de diferentes regiões da cidade, para ajudar na preservação da árvore símbolo do Paraná. O projeto Pinhão Curitibano foi lançado em 2022 com o principal objetivo de aumentar a variabilidade genética das araucárias dentro do município de Curitiba. O projeto é aberto a todos os moradores da capital. Basta levar sementes de pinhão às Ruas da Cidadania, que funcionam das 8h às 18h. Elas serão enviadas ao Horto Municipal da Barreirinha, onde serão cultivadas e se transformarão em mudas de araucárias. Ponto alto Nesta quarta-feira (24/6), Dia Nacional da Araucária, foi o ponto alto da atividade, quando os estudantes do CMEI Jairo Marcelino puderam realizar o plantio das sementes sob supervisão dos técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). De acordo com a diretora do CMEI, Tatiana Lauro, o projeto Pinhão Curitibano foi uma oportunidade para trabalhar o tema da preservação da araucária com as crianças e envolver as famílias também. “As crianças puderam aprender a importância da araucária no meio ambiente, além de identificar as árvores no meio em que vivem. Também fizeram desenhos e coletaram os pinhões para o projeto, além de também degustarem pinhão cozido, que foi preparado para eles”, explicou. Plantando o futuro Depois de todas estas atividades, chegou o dia de fazer o plantio das sementes da araucária na prática e, para isso, nada melhor do que receber a instrução do responsável pelo Horto da Barreirinha, Roberto Salgueiro, um dos maiores especialista na área. As crianças foram organizadas em pequenos grupos que se revezavam no plantio. “É muito gratificante ver as crianças plantando o futuro e trazendo essa semente para nós, aumentando a diversidade genética da araucária genuinamente curitibana. É isso que nós queremos. E as crianças participando, a comunidade participando para nós é uma satisfação, é um orgulho”, disse Salgueiro. Segundo ele, anualmente são plantadas de 5 a 8 mil mudas de araucária. As mudas de edições passadas do programa foram distribuídas gratuitamente também nesta quarta-feira (24/6), dentro do programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba, nas regionais. Cuidados na hora de plantar Como a araucária é uma árvore de grande porte, é importante atentar para vários detalhes na hora do plantio. Para orientar a população, a Prefeitura fez um vídeo com orientações. Em caso de dúvida, a equipe do Horto está à disposição para ajudar. Para entrar em contato com os servidores do Horto do Barreirinha, ou de outros serviços da SMMA, o cidadão deve usar a Central 156. “A gente quer que plantem a araucária, mas que plantem com responsabilidade. É isso que nós queremos. Quando for plantar a araucária, olhe ela pequenininha e olhe ela no tamanho adulto. Para depois achar um local adequado, um espaço bom, porque ela precisa de espaço, evitar fiação elétrica, calçada e tubulação. A araucária precisa de espaço para se desenvolver. Evite plantar em vias públicas, deixe que em vias públicas nós plantamos árvores”, orientou Salgueiro. Motivação especial A chefe do núcleo da Secretaria Municipal de Educação da Regional Boa Vista, Adriana Cordeiro, disse que o projeto é muito interessante e teve uma motivação especial uma vez que o CMEI Jairo Marcelino tem uma araucária muito bonita. “As crianças participaram com alegria do projeto, trazendo os pinhões de casa para o Horto trabalhar com as novas mudas. E hoje eles fizeram o plantio aqui de 52 novas mudas que irão germinar no Horto. É com alegria que a gente vê o trabalho que as crianças desenvolvem dentro das nossas unidades”, avaliou. 200 milhões de anos de história A araucária (Araucaria angustifolia) é a árvore símbolo do Paraná. Sua origem remonta há mais de 200 milhões de anos, quando os continentes americano e africano eram unidos, e posteriormente foi disseminada pela América do Sul, desde a Argentina até o Nordeste brasileiro. A árvore pode atingir impressionantes 50 metros de altura, com um diâmetro de tronco de até 2,5 m. Sua forma é única na paisagem brasileira, parecendo uma taça. A araucária chegou a ocupar uma área de 200 mil km², mas a exploração predatória a partir do século XIX, devido ao alto valor econômico da madeira, reduziu drasticamente sua presença na natureza a tal ponto de colocar a araucária na lista de espécies em risco de extinção. Atualmente, a araucária é protegida pela Lei da Mata Atlântica (Lei Federal nº 11.428/2006). O corte, transporte e comercialização são rigorosamente controlados. Cortar exemplares nativos é crime ambiental sujeito a pesadas multas. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM
- Seleção masculina de vôlei perde para a Ucrânia e sofre primeira derrota na Liga das Nações
24/06/2026 Patricy Albuquerque/Soho/CBV A invencibilidade da seleção brasileira masculina na Liga das Nações chegou ao fim nesta quarta-feira. Em Ljubljana, na Eslovênia, a equipe comandada por Bernardinho foi superada pela Ucrânia por 3 sets a 1, com parciais de 29/27, 22/25, 25/22 e 25/21, em duelo válido pela segunda semana da competição. Após uma campanha perfeita na etapa disputada em Brasília, o Brasil encontrou dificuldades diante de uma seleção ucraniana organizada, agressiva e com baixo índice de erros. Mesmo conseguindo salvar um match point no último set e reagindo em alguns momentos da partida, a equipe brasileira não repetiu o desempenho das rodadas anteriores e acabou conhecendo seu primeiro revés no torneio. O destaque individual da partida foi Darlan. Principal referência ofensiva do Brasil, o oposto terminou como maior pontuador do confronto com 26 pontos. Do lado ucraniano, Plotnytskyi brilhou com 19, enquanto Tupchii contribuiu com outros 17 e foi decisivo nos momentos mais importantes do jogo. O equilíbrio marcou a primeira parcial. A Ucrânia abriu vantagem logo no início e obrigou o Brasil a correr atrás do placar. A seleção conseguiu reagir, chegou a ter oportunidades para fechar o set, mas desperdiçou chances importantes na reta final. Mais eficiente nos pontos decisivos, a equipe europeia aproveitou as falhas brasileiras para vencer por 29 a 27. O Brasil respondeu no segundo set. Com maior consistência no saque e melhor desempenho no sistema defensivo, a equipe de Bernardinho controlou boa parte da parcial. Adriano apareceu em momentos importantes, Lucarelli ajudou na virada de bola e Flávio contribuiu no bloqueio. Mesmo com uma reação ucraniana nos pontos finais, a seleção administrou a vantagem e empatou a partida ao vencer por 25 a 22. A partir do terceiro set, porém, a Ucrânia voltou a assumir o controle. Com Plotnytskyi, Tupchii e Semeniuk em grande atuação, os europeus aproveitaram oscilações técnicas do Brasil e mantiveram o ritmo elevado. A seleção brasileira chegou a buscar a virada durante a parcial, mas não sustentou a reação e viu os adversários retomarem a liderança no placar ao fechar novamente em 25 a 22. O cenário se repetiu no quarto set. O Brasil até conseguiu momentos de superioridade e chegou a liderar em parte da parcial, mas os erros em fundamentos decisivos impediram uma nova recuperação. Mais segura e eficiente nos contra-ataques, a Ucrânia aproveitou as oportunidades e fechou o jogo em 25 a 21, confirmando a vitória diante da equipe brasileira. Apesar da derrota, o Brasil segue bem posicionado na classificação da Liga das Nações. Na primeira semana, disputada em Brasília, a seleção venceu Irã, Bélgica, Sérvia e Argentina, encerrando a etapa com 100% de aproveitamento e na liderança da competição. No entanto, com o revés, acabou ultrapassado por Japão e Estados Unidos. A equipe de Bernardinho ainda terá compromissos importantes nesta etapa da Eslovênia. Os próximos adversários serão Itália, Eslovênia e Canadá. Na sequência, o Brasil encerrará a fase classificatória entre os dias 15 e 19 de julho, em Chicago, nos Estados Unidos, onde enfrentará França, Estados Unidos, Polônia e China. A Liga das Nações reúne 18 seleções, que disputam 12 partidas na fase inicial. Os oito melhores colocados avançam para as quartas de final. A China, por ser sede da fase decisiva, já tem presença garantida no mata-mata. (Estadão Conteúdo). Texto por: Kim Camargo
- FAS registra recorde de abordagens sociais em noite de frio intenso em Curitiba
24/06/2026 A Fundação de Ação Social (FAS) registrou, entre as 18h de terça-feira (23/6) e 6h de quarta-feira (24/6), o maior número de abordagens sociais (contato com pessoas em situação de alta vulnerabilidade) já realizado em uma única noite na capital, com 357 atendimentos a pessoas em situação de rua. Com os termômetros chegaram a 5,4 graus, as ações nas ruas foram ampliadas. O reforço ocorre sempre que há previsão de temperaturas iguais ou inferiores a 8°C. Do total de abordagens, 190 foram feitas após solicitações da população pela Central 156; 64 por busca ativa das equipes da FAS pela cidade; e outras duas tiveram origem em diferentes pedidos de atendimento. Balanço do acolhimento Apesar do recorde de abordagens, o acolhimento não atingiu a maior marca deste ano. Na noite de terça-feira e madrugada de quarta, 1.622 pessoas pernoitaram nos abrigos mantidos pela Prefeitura de Curitiba. O recorde de acolhimento continua sendo o registrado em 10 de maio, quando a temperatura baixou para 2,7 graus e 1.632 pessoas foram recebidas nas unidades. Das 357 abordagens realizadas nesta noite, 310 foram direcionadas a homens, 45 a mulheres e duas a pessoas trans. Aceitaram acolhimento 143 pessoas e 214 recusaram, apesar das baixas temperaturas. Para quem permaneceu nas ruas, a FAS distribuiu 48 cobertores e 16 mantas térmicas. Entre os atendimentos realizados, uma pessoa que já era acompanhada pela FAS e estava fora da unidade foi reconduzida à instituição. Duas foram encaminhadas para a Casa de Acolhida e do Regresso (CAR). Outras seis precisaram de atendimento médico, sendo que quatro foram levadas para unidades de pronto-atendimento, uma recebeu assistência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outra foi atendida pela equipe do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal da Saúde. Equipes ampliadas Nas noites de temperaturas mais baixas, a FAS reforça o trabalho das equipes de abordagem social. Entre 18h e 1h, 19 equipes percorrem todas as regiões da cidade para localizar pessoas em situação de rua e atender aos chamados feitos pela população pela Central 156. Após esse horário, os atendimentos continuam pela Central de Encaminhamento Social (CES), que funciona ininterruptamente. Durante o dia, o trabalho é realizado pelas equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e da própria CES, em ações integradas para reduzir a demanda noturna. "Estamos nas ruas 24 horas por dia para ofertar serviços, principalmente o de acolhimento, para proteger ainda mais as pessoas em situação de rua e evitar o risco de hipotermia, que se intensifica quando as temperaturas são iguais ou menores que 8°C”, diz o presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues. A intensificação dos serviços continuará na noite desta quarta-feira (24/6), já que a previsão do Simepar indica temperatura mínima de 5°C para a madrugada de quinta-feira (25/6). A partir de sexta-feira (26/6), a expectativa é de temperaturas acima dos 8°C. Rede de acolhimento Atualmente, a Prefeitura de Curitiba oferece 1.679 vagas de acolhimento distribuídas em 33 unidades. Os espaços oferecem refeições, roupas limpas, banho quente, itens de higiene pessoal, local seguro para dormir, além de atendimento humanizado e suporte técnico especializado. A população pode entrar em contato com a Central 156, por telefone, aplicativo ou site, sempre que identificar pessoas em situação de vulnerabilidade expostas ao frio intenso. Foto: Hully Paiva/SECOM
- Procurando emprego em Curitiba? Veja onde estarão as unidades do Sine Móvel nesta quinta-feira
24/06/2026 A Prefeitura de Curitiba oferece serviços itinerantes em diferentes pontos da cidade, para atendimento ao cidadão. Veja onde estão. COLETA DO LIXO TÓXICO Local: Terminal Portão - Av. República Argentina, na pracinha do Terminal PortãoHorário: 7h30 às 15h SINE MÓVEL Locais: Capela Bom Jesus e São Braz (Rua David Bodziak, 400 – Cachoeira); CRAS Barigui (Rua Senador Accioly Filho, 3300 – Cidade Industrial de Curitiba)Horário: 9h às 15h CONSULTÓRIO NA RUA Local: FAS SOS - Rua Presidente Afonso Camargo, 177Horario: 9h às 16h FEIRA DE ARTESANATO Feira de Arte e Artesanato PortãoAvenida República Argentina, 3430 - PortãoHorário: 10h à 16h FEIRAS Feira Gastronômica Tarumã/Cristo ReiAvenida Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 683 - esquina com a Rua Gottlieb Rosenau - Cristo Rei/TarumãHorário: 17h às 22h Feira Livre AhúRua Colombo, s/n - entre as ruas Manoel Eufrásio e a São Sebastião - AhúHorário: 7h às 12h Feira Livre Bairro AltoRua Adílio Ramos, s/n - entre as ruas José Veríssimo e a José Lins do Rego - Bairro AltoHorário: 7h às 12h Feira Livre BatelAlameda Dom Pedro II s/n - entre as ruas Sebastião Fávaro e a Reinaldo Hecke - BatelHorário: 7h às 12h Feira Livre Santa QuitériaRua Professor Fábio de Souza, s/n - entre as ruas Ulisses Vieira e a Reinaldo Pazello - Santa QuitériaHorário: 7h às 12h Feira Noturna Água VerdeRua Professor Brazílio Ovídio da Costa, s/n - entre a Rua Guararapes e a Avenida República Argentina - Água VerdeHorário: 17h às 22h Feira Noturna São FranciscoRua Kellers, s/n - entre a Alameda Doutor Muricy e a Rua do Rosário, ao lado da Praça Garibaldi - São FranciscoHorário: 17h às 22h Feira Noturna Zumbi dos PalmaresRua Lothário Boutin, 289 - Praça Zumbi dos Palmares - PinheirinhoHorário: 17h às 22h Feira Orgânica CabralRua Bom Jesus, 164 - Praça São Paulo da Cruz - CabralHorário: 7h às 12h Feira Orgânica Praça do JapãoPraça do Japão, s/n - esquina com a Avenida República Argentina - Água VerdeHorário: 7h às 12h Ponto de Pescado Boa Vista Av. Paraná, 3600 – Rua da Cidadania Boa VistaHorário: 8h às 17h CÂMBIO VERDE São Braz Rua Concriz, esquina com a rua Durval Pinto Cordeiro (ao lado do campinho de futebol) - Santa FelicidadeHorário: 9h às 10h Vila Real Rua Bernardino Iatauro, entre as ruas Ac. Nadir Fresa e Olivia G. Freitas (próximo à Igreja Assembleia de Deus - V. Nova) - Santa FelicidadeHorário: 10h às 11h Nossa Senhora das Graças Rua Rosa Tortato, em frente ao Colégio Estadual Professora Izabel Lopes S. Souza - PinheirinhoHorário: 9h às 10h Vila Pompeia Rua Francisco Sarot, entre as ruas Flávio Bonat e Francisca Ferreira da Luz (próximo ao campinho de futebol) - TatuquaraHorário: 9h às 10h Terra Santa Rua Evelázio Augusto Bley, esquina com a rua Ricardo Eugênio Graeser - TatuquaraHorário: 10h às 11h Nossa Senhora Aparecida Rua Atilio Vieira de Moura, esquina com a rua Desembargador Cid Campelo (na pracinha, próximo ao CMEI Barigui I) - CICHorário: 9h às 10h Vila Rose e Concórdia Rua Ilha Bela, entre as ruas Haroldo Maravalhas e José Ferreira de Camargo (próximo à Igreja Assembleia de Deus Ministério El Shaday) - CICHorário: 10h às 11h Conjunto Habitacional Pinheirinho Rua Jorge Coleraus Barbosa, esquina com a Rua Eng. João Bley Filho (ao lado da Praça São Marcos) - PinheirinhoHorário: 14h às 15h Piratin/Vovó Luiza Rua Alameda Nossa Senhora do Sagrado Coração, esquina com a rua Antônio Skrepec (ao lado da pracinha e quase em frente ao Centro Social Alceu Grein) - PinheirinhoHorário: 15h às 16h São João Del Rey Rua Filósofo Huberto Rohden, esquina com a rua Celeste Tortato Gabardo (estacionamento do Armazém da Família) - Bairro NovoHorário: 15h às 16h Irati Rua Astorga, entre as ruas Celeste T. Gabardo e Thereza Thomazzi (próximo ao campo Vila Negro e C. Cristã Aliança Divina) - Bairro NovoHorário: 14h às 15h Vila Acordes Rua Monte Sinai, esquina com a rua Professor Júlio Theodorico Guimarães (ao lado do campinho e próximo à Unidade de Saúde M. Angélica) - PinheirinhoHorário: 14h às 15h São Rafael Rua Estrada Velha do Barigui, esquina com a rua Lins de Vasconcelos - CICHorário: 14h às 15h Foto: Isabella Mayer/SECOM (arquivo)
- Estruturas de madeira e mirante do Bosque Zaninelli passam por manutenção
24/06/2026 As passarelas de madeira que dão acesso à Escola Municipal de Sustentabilidade, no Bosque Zaninelli, no bairro Pilarzinho, estão passando por serviços de manutenção e reformas feitas por equipes contratadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Os serviços começaram no dia 15 de junho e, por conta disso, o acesso ao mirante com vista para o paredão de pedra sobre o lago está com o acesso interditado para o público. A previsão é que os serviços sejam concluídos até o dia 3 de julho, caso as condições climáticas permitam. Em dias de chuva, não é possível fazer a manutenção. Todo o assoalho e guarda-corpo do mirante estão sendo trocados. Alguns guarda-corpos da rampa que dá acesso à Escola Municipal de Sustentabilidade também foram trocados. Esse é um trabalho constante de manutenção que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz nas estruturas de madeira dos parques e bosques da cidade. O mesmo serviço está em execução nas passarelas do Parque Tanguá, no Pilarzinho. Lá a previsão é para os trabalhos serem concluídos no final de julho ou início de agosto. Mesmo com os trabalhos sendo feitos, é possível visitar o Bosque Zaninelli e a Escola Municipal de Sustentabilidade, que segue com a programação de aniversário de 4 anos de funcionamento até sexta-feira (26/6). As atividades são gratuitas e envolvem exibição de filmes, feira de troca sustentável e exposições. Serviço Bosque ZaninelliHorário de funcionamento do bosque: das 8h às 18h, todos os dias, inclusive nos feriadosEndereço: Rua Victor Benato, 210, Pilarzinho Foto: Isabella Mayer/SECOM
- Acordo EUA-Irã reduz preços de combustíveis no Brasil em junho, mostra IPTL
24/06/2026 Alina Souza/ CP Memória Os preços dos combustíveis recuaram com força no Brasil na semana marcada pela assinatura do memorando de paz entre Estados Unidos e Irã, entre 14 e 20 de junho, em comparação com o período mais agudo do conflito no Oriente Médio, de 29 de março a 4 de abril, segundo o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL). De acordo com o levantamento, o diesel comum e o diesel S-10 registraram quedas de 8,49% e 6,38%, respectivamente, e fecharam o período com médias de R$ 6,98 e R$ 7,22. A gasolina também acompanhou a tendência de baixa, com recuo de 1,57%, para R$ 6,81. Os dados indicam que a reação nas bombas foi rápida, refletindo o alívio do mercado após o acordo. Apenas na semana que culminou na assinatura, o diesel comum caiu de R$ 7,02 no domingo, 14, para R$ 6,95 no sábado, 20. No mesmo intervalo, o diesel S-10 recuou de R$ 7,21 para R$ 7,18. A Edenred Ticket Log atribui a retração à estabilização do mercado internacional após a formalização do memorando, assinado em 17 de junho pelos presidentes Donald Trump e Masoud Pezeshkian. O documento declarou o fim imediato e permanente das operações militares e trouxe medidas com impacto direto sobre energia: os Estados Unidos se comprometeram a encerrar sanções contra o Irã, permitindo a retomada das exportações de petróleo, e houve a reabertura do Estreito de Ormuz, com previsão de restabelecimento pleno do tráfego marítimo em até 30 dias. "A assinatura do acordo de paz entre Estados Unidos e Irã trouxe um alívio imediato e muito aguardado ao mercado global e, consequentemente, às bombas (dos postos de abastecimento) no Brasil", avalia o diretor de Unidades de Negócio da Edenred Mobilidade, Vinicios Fernandes, ressaltando que o acordo reduziu as incertezas que vinham pressionando o mercado. Ele afirmou que, no ápice do conflito, o preço do diesel comum saltou mais de 20%, e que a liberação das exportações iranianas e o fim iminente das restrições no Estreito de Ormuz passaram a sustentar um cenário de maior estabilidade. Para Fernandes, o acordo reduziu as incertezas que vinham pressionando o mercado. Apesar das quedas em relação ao pico da crise, o levantamento mostra que os preços ainda não voltaram ao patamar anterior à escalada militar. Na comparação entre a primeira semana do conflito, de 1º a 7 de março, e a semana pós-acordo, de 14 a 20 de junho, o diesel comum acumula alta de 10,27%, ao passar de R$ 6,33 para R$ 6,98. O diesel S-10 subiu 13,22%, de R$ 6,37 para R$ 7,22, enquanto a gasolina ficou 5,42% mais cara, de R$ 6,46 para R$ 6,81. Fernandes disse ainda esperar um alívio adicional caso as negociações avancem. "A tendência é que, com a concretização das negociações definitivas do acordo no Oriente Médio ao longo dos próximos 60 dias e o restabelecimento pleno do comércio internacional do petróleo iraniano, possamos observar um alívio contínuo e gradual nos preços dos combustíveis nas próximas semanas", afirmou. (Estadão Conteúdo). Texto por: Denise Luna












