top of page

Resultados da busca

53911 resultados encontrados com uma busca vazia

  • São José dos Pinhais é contemplada com novo colégio estadual no Jardim Carmem pelo programa Mais Escolas Paraná

    24/06/2026 Uma demanda histórica da comunidade do Jardim Carmem, em São José dos Pinhais, começou a sair do papel nesta quarta-feira (24). O município foi contemplado pelo programa Mais Escolas Paraná, iniciativa do Governo do Estado que prevê a construção de um novo colégio estadual no bairro. A formalização ocorreu durante evento realizado no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com a assinatura do contrato pelo governador do Paraná, Ratinho Junior, dentro do maior projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da área da educação no Brasil. Para São José dos Pinhais, o investimento previsto é de R$ 22 milhões destinados à implantação da nova unidade escolar, ampliando a oferta de vagas e fortalecendo a infraestrutura educacional em uma região que registra crescimento populacional e aumento da demanda por atendimento na rede estadual de ensino. A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, destacou que a confirmação da obra representa uma conquista e atenderá uma necessidade antiga dos moradores da região. “Esta é uma conquista muito aguardada pela comunidade do Jardim Carmem e por toda São José dos Pinhais. A ampliação da estrutura educacional acompanha o crescimento da cidade e garante mais oportunidades para os nossos estudantes”, afirmou. O novo colégio em São José dos Pinhais integra um conjunto de 40 unidades que serão construídas em 31 municípios paranaenses por meio do programa estadual. Ao longo da concessão, o investimento total estimado é de R$ 6,53 bilhões, com cerca de R$ 1,5 bilhão aplicado inicialmente na construção das escolas e previsão de criação de aproximadamente 30 mil novas vagas para estudantes em todo o Estado. Segundo o Governo do Paraná, o modelo adotado prevê que a concessionária vencedora seja responsável pela construção, manutenção, conservação e operação dos serviços não pedagógicos das unidades. A gestão pedagógica, incluindo currículo, professores e diretrizes educacionais, permanece integralmente sob responsabilidade da rede estadual de ensino. Além disso, os pagamentos à concessionária só terão início após a entrega das escolas e entrada em operação das unidades. Durante a assinatura do contrato, o governador Ratinho Junior reforçou o caráter estruturante do programa para ampliar a capacidade de atendimento da educação pública paranaense. “É o maior modelo de PPP do Brasil, inspirado em experiências do Canadá, Inglaterra e Estados Unidos, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O Estado ganha velocidade para entregar 40 escolas em 31 cidades. O pagamento só começa quando a escola estiver pronta e em funcionamento, o que também ajuda a dar mais agilidade na execução das obras”, disse Ratinho Junior. O programa foi estruturado com apoio técnico especializado para acelerar a expansão da infraestrutura escolar estadual. As novas unidades vão somar 692 salas de aula e serão construídas em três modelos, com 14, 18 ou 24 salas, de acordo com a demanda de cada região. Do total de vagas previstas, cerca de 19,7 mil serão destinadas à oferta de ensino em tempo integral, uma das prioridades da política educacional do Estado. O deputado estadual Thiago Bührer destacou o impacto regional do investimento. “A construção deste novo colégio representa mais do que uma obra física. É um investimento que responde ao crescimento de São José dos Pinhais e amplia o acesso à educação pública com planejamento de longo prazo. O Jardim Carmem aguardava essa estrutura e agora o projeto se torna realidade”, afirmou. A partir da assinatura do contrato, a concessionária iniciará a elaboração dos projetos e os trâmites necessários para o início das obras. O cronograma detalhado de implantação das unidades será definido nas próximas etapas do processo. A previsão é de que 19 escolas sejam entregues até o fim de 2027 e as outras 21 até o fim de 2028. Com a inclusão de São José dos Pinhais no Mais Escolas Paraná, a expectativa é que o novo colégio acompanhe o desenvolvimento urbano do município, ampliando o acesso dos estudantes a uma estrutura educacional planejada para as próximas décadas. Além de São José dos Pinhais, as escolas serão construídas nos municípios de Arapongas, Cambé, Campo Mourão, Cianorte, Londrina, Mandaguaçu, Marialva, Maringá, Rolândia, Sarandi, Telêmaco Borba, Umuarama, Assis Chateaubriand, Castro, Contenda, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guaratuba, Marechal Cândido Rondon, Matelândia, Matinhos, Morretes, Palmas, Palmeira, Palotina, Pato Branco, Ponta Grossa, São Miguel do Iguaçu, Tijucas do Sul e Toledo. Segudo o Governo do Estado, mais de mil empregos diretos e indiretos serão criados com as obras das escolas. Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais

  • Rua Fiscal Machado recebe pavimentação até a Rua Marechal Hermes e obras incluem calçadas e ciclovia

    24/06/2026 A obra de requalificação da Rua Fiscal Machado, importante ligação entre a região do grande Afonso Pena e o Rio Pequeno, avança com a execução da pavimentação no trecho que chega até a Rua Marechal Hermes, além da implantação de calçadas e ciclovias ao longo da via. A intervenção integra um conjunto de investimentos em mobilidade urbana e contempla a reestruturação completa da rua, com serviços que vão desde a preparação da base até o acabamento final do pavimento, garantindo mais qualidade e durabilidade ao sistema viário. Nos trechos já executados, foram realizadas etapas como terraplenagem, drenagem, regularização do solo e execução da base, fundamentais para a sustentação da nova camada asfáltica. Com essa estrutura consolidada, as equipes seguem com a aplicação do revestimento asfáltico em mais um segmento da via. Paralelamente, avançam os trabalhos de construção das calçadas e da ciclovia, ampliando a segurança de pedestres e ciclistas e contribuindo para a organização do espaço urbano na região. De acordo com o secretário municipal de Viação e Obras Públicas, Marco Setim, a intervenção representa um importante avanço para a mobilidade da região. “Estamos avançando com uma base bem executada e com a aplicação do asfalto em mais um trecho importante da via. É uma obra que melhora a mobilidade, traz mais segurança e qualifica toda a infraestrutura urbana do entorno”, destacou. Com a evolução dos serviços, a próxima etapa prevê a conclusão do revestimento asfáltico em toda a extensão prevista, além da finalização das calçadas, da ciclovia e da implantação da sinalização viária. A expectativa é de que, após concluída, a Rua Fiscal Machado ofereça melhores condições de tráfego e circulação para veículos, pedestres e ciclistas. Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais

  • Produtores de São José dos Pinhais têm até 30 de junho para atualizar cadastro de rebanhos junto à Adapar

    24/06/2026 Os produtores rurais de São José dos Pinhais têm até a próxima terça-feira (30) para realizar a atualização obrigatória do cadastro de rebanhos junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). A ação integra a Campanha de Atualização de Rebanho 2026 e contempla todas as propriedades que possuem animais de produção sob guarda. A medida é considerada essencial para fortalecer a defesa sanitária, ampliar o monitoramento de doenças e garantir a continuidade das atividades comerciais do setor agropecuário. Devem ser declarados animais como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos, suínos, equinos, asininos, muares, aves, peixes e abelhas. A atualização cadastral é obrigatória independentemente do porte da propriedade ou da quantidade de animais. Em São José dos Pinhais, segundo a Adapar, a adesão dos produtores ainda está abaixo do esperado nesta reta final da campanha, o que reforça o alerta para que os proprietários regularizem a situação dentro do prazo estabelecido. Quem deixar de realizar a atualização ficará impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para movimentação dos animais entre propriedades e para transporte até abatedouros. De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Gastão Voesgerau, Sem a emissão da guia, o produtor pode enfrentar restrições comerciais e estar sujeito às medidas previstas pela legislação sanitária. “Manter os dados atualizados é uma responsabilidade que beneficia toda a cadeia produtiva. Além de permitir que o produtor continue exercendo suas atividades normalmente, esse processo fortalece o controle sanitário, amplia a capacidade de resposta diante de eventuais ocorrências e contribui para que o Paraná mantenha seus padrões de qualidade e competitividade no mercado”, destacou o secretário. A campanha também desempenha papel estratégico para a manutenção do status sanitário positivo do Paraná e do Brasil, reconhecido como território livre de febre aftosa sem vacinação. Esse cenário amplia oportunidades de acesso a mercados internacionais mais exigentes e fortalece a confiança na produção agropecuária nacional. Outro resultado esperado é o aprimoramento da rastreabilidade dos animais e do monitoramento de doenças de relevância econômica e de saúde pública. Com informações atualizadas, os órgãos de defesa agropecuária conseguem ampliar ações de prevenção e controle de enfermidades como Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, pestes suínas, raiva dos herbívoros, brucelose, tuberculose bovina e febre aftosa. A campanha conta com o apoio de instituições ligadas ao setor agropecuário e integra ações coordenadas pelo Sistema Estadual de Agricultura, com participação de entidades representativas e órgãos vinculados à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. A atualização pode ser feita de três formas: pelo aplicativo Paraná Agro (disponível na Google Play e Apple Store); pelo site da Adapar (clique aqui); ou presencialmente na unidade local da Adapar (clique aqui), nos sindicatos rurais ou na sede da Semag, na Rua Veríssimo Marques, n.º 1.801 – Centro. Como atualizar? Pela internet: No primeiro acesso, você deve fazer um cadastro. Basta informar o CPF e seguir o passo a passo para criar login e senha; Após o cadastro, o acesso será feito com o login e senha criados; Selecione a propriedade que estiver com pendência de comprovação de rebanho, escolha a espécie e preencha com os dados pedidos; Depois, clique em Comprovar; Repita este procedimento para cada uma das espécies com pendência. Pessoalmente: Vá até um escritório da Adapar, sindicato rural ou unidade de atendimento municipal e solicite o formulário de atualização; Preencha, assine e devolva na mesma unidade onde retirou o documento. Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais

  • Feirão de Empregos reúne mais de 1.800 vagas em São José dos Pinhais nesta quinta-feira (25)

    24/06/2026 Quem está em busca de uma oportunidade de trabalho terá uma nova chance nesta quinta-feira (25). A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab), realiza mais uma edição do Feirão de Empregos, reunindo 14 empresas com mais de 1.800 vagas abertas em diversos setores. A ação acontece das 9h às 15h, na Agência do Trabalhador, localizada na Avenida Rui Barbosa, nº 9.244, e tem como objetivo aproximar candidatos e empregadores, facilitando o acesso a entrevistas, triagens e processos seletivos em um único local. De acordo com o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Gustavo S. Mello, a iniciativa amplia as oportunidades para quem busca ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. “Os feirões de emprego têm se mostrado uma importante ferramenta de conexão entre trabalhadores e empresas. Nosso objetivo é facilitar esse encontro, oferecendo mais oportunidades para a população e contribuindo para o fortalecimento da economia local por meio da geração de emprego e renda”, destaca. Para participar, os candidatos devem apresentar: Documento de identificação com foto; Carteira de Trabalho (física ou digital); Comprovante de residência; Currículo atualizado. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de São José dos Pinhais com a promoção da empregabilidade, a inclusão produtiva e o desenvolvimento econômico do município. Serviço Feirão de Empregos Data: 25 de junho (quinta-feira) Horário: das 9h às 15h Local: Agência do Trabalhador / Avenida Rui Barbosa, nº 9.244 Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais

  • Vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos termina em 30 de junho em São José dos Pinhais

    24/06/2026 A vacinação de jovens entre 15 e 19 anos contra o HPV (Papilomavírus Humano) termina na próxima terça-feira, 30 de junho, informa a Secretaria de Saúde (Sems) de São José dos Pinhais. A mobilização faz parte da estratégia de ampliação temporária definida pelo Ministério da Saúde para alcançar adolescentes e jovens que ainda não receberam a dose recomendada. A vacina contra o HPV é aplicada em dose única, é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e integra regularmente o Calendário Nacional de Vacinação para meninos e meninas de 9 a 14 anos, público que continua tendo acesso permanente ao imunizante nas unidades de saúde. O que muda neste momento é a ampliação temporária para jovens de 15 a 19 anos que ainda não se vacinaram, com prazo para encerramento em 30 de junho. A estratégia nacional foi criada justamente para recuperar coberturas vacinais e alcançar quem perdeu a oportunidade de se imunizar anteriormente. Em São José dos Pinhais, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para receber a dose, basta comparecer à unidade com documento de identificação e carteira de vacinação, se disponível. Segundo a secretária municipal de Saúde, Irani Aparecida dos Santos, a mobilização representa uma oportunidade importante para ampliar a proteção da população jovem e fortalecer as ações preventivas no município. “A vacinação contra o HPV é uma medida de prevenção que produz resultados ao longo da vida. A cobertura vacinal entre adolescentes e jovens é importante para reduzir o risco de doenças futuras e também para o fortalecimento da saúde pública. Por isso, incentivamos que quem ainda não recebeu a dose procure uma UBS antes do encerramento do prazo”, destacou Irani. Sobre o HPV O HPV é classificado como uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e possui mais de 100 tipos conhecidos. Alguns estão relacionados ao aparecimento de verrugas genitais, enquanto outros apresentam maior risco e podem evoluir para câncer. A transmissão ocorre principalmente pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas, sendo a relação sexual a principal forma de disseminação. A vacina disponibilizada na rede pública protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus. Os tipos 6 e 11 estão associados principalmente às verrugas genitais, enquanto os tipos 16 e 18 possuem maior potencial de causar câncer. Além da prevenção do câncer de colo do útero, ao qual o HPV está associado na maior parte dos casos, o imunizante também reduz o risco de tumores de pênis, ânus, boca e orofaringe. Desde 2024, o Brasil adotou o esquema de dose única para ampliar o acesso e facilitar a adesão à vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação continua sendo uma das principais estratégias de prevenção primária contra doenças associadas ao HPV. Para os jovens entre 15 e 19 anos, a vacinação esta na reta final. A orientação é não deixar para a última hora e aproveitar os próximos dias para garantir a imunização. Para adolescentes de 9 a 14 anos, a Sems destaca que a vacinação segue normalmente, conforme calendário vacinal, sem alteração no atendimento. Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais

  • Prefeitura de São José dos Pinhais inicia ciclo de capacitação de servidores para fortalecer municipalização dos ODS e Agenda 2030

    24/06/2026 Com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico dos servidores públicos e fortalecer o planejamento estratégico do município, a Prefeitura de São José dos Pinhais realizou nesta semana a 1ª Oficina de Capacitação Técnica para Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ESG e contexto geral da Agenda 2030. O encontro, promovido pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Semplade), por meio do Departamento de Planejamento e Indicadores, reuniu cerca de 50 servidores de diferentes secretarias. A oficina marcou o início de um ciclo de capacitações previsto para o segundo semestre de 2026. Durante a tarde, foram alinhados conceitos, compartilhados dados e iniciada a construção de estratégias para o cumprimento das metas globais em âmbito local. Durante a encontro, os participantes receberam orientações sobre os ODS, critérios ESG (ambiental, social e governança) e os compromissos assumidos internacionalmente por meio da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Também foram apresentados indicadores sobre o estágio atual do município em relação à implantação dos ODS e os servidores foram incentivados a identificar demandas dentro de cada secretaria e transformá-las em ações concretas. A proposta, explica a diretora de Planejamento e Indicadores da Semplade, Danieli Aparecida From, é que cada secretaria tenha servidores de referência para apoiar a coleta de dados, o monitoramento de indicadores e a futura elaboração do Plano de Ação de Municipalização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, incorporando também indicadores relacionados a ESG, Pacto Global, descarbonização e outras diretrizes vinculadas à Agenda 2030. “Mais do que conhecer siglas e indicadores, esta oficina busca criar uma cultura de planejamento baseada em evidências e resultados. A municipalização dos ODS exige que cada secretaria consiga identificar seus desafios, medir impactos e transformar ações cotidianas em políticas públicas alinhadas ao desenvolvimento sustentável. O servidor público tem papel central nesse processo”, afirmou a diretora. O grupo de trabalho é integrado por representantes indicados por cada secretaria municipal, sendo um titular e um suplente. Entre os participantes, o encontro promoveu reflexões sobre mudanças de hábitos e sobre como ações aparentemente simples podem gerar impacto coletivo. Francine Joaquim, servidora da Secretaria de Turismo (Setur), relatou que já conhecia parte dos conceitos, mas percebeu durante a oficina a dimensão e a urgência do tema. “Conhecia superficialmente os ODS e tinha mais contato com o conceito de ESG. O que me chamou atenção foi perceber que existe uma agenda global sendo construída há anos e que agora os municípios precisam acelerar esse alinhamento. Isso traz uma reflexão importante sobre o meio ambiente e sobre como cada atitude conta. No meu dia a dia já busco reduzir descartáveis utilizando caneca e copo reutilizável. Parece pouco, mas toda transformação começa por pequenas ações”, contou ela. A servidora também destacou como conhecer iniciativas já existentes dentro da administração municipal amplia o engajamento dos servidores. “Eu não sabia, por exemplo, sobre o recebimento de resíduos eletroeletrônicos realizado pela Prefeitura às quintas-feiras, no Paço Municipal. A oficina mostrou que existem ações acontecendo e que precisamos conhecê-las para fortalecer essa cultura dentro das secretarias” disse Francine. Outra participante foi Mariza Izabel Plombon Machado, lotada na Secretaria de Governo (Semgov). Ela afirmou que a capacitação ampliou sua visão sobre os ODS para além das pautas ambientais e reforçou a conexão entre sustentabilidade e qualidade dos serviços públicos. “Já conhecia os ODS e a Agenda 2030, mas não entendia claramente a diferença para ESG. O principal aprendizado foi perceber que pequenas atitudes acumuladas geram resultados importantes. Quando vimos os números relacionados ao consumo de copos descartáveis, fiquei impactada. Também ficou muito claro que os ODS não se limitam ao meio ambiente; educação, saúde, assistência social e qualidade dos serviços públicos influenciam diretamente os indicadores do município”, explicou Mariza. Para ela, o papel do servidor passa também por dar exemplo e estimular mudanças dentro da administração e junto à população. “Saí dessa capacitação entendendo que precisamos ser referência em práticas sustentáveis, reduzir desperdícios e investir em conscientização. Acredito que ações educativas e campanhas podem fazer diferença e fortalecer a construção de uma cidade mais preparada para os desafios dos próximos anos”, enfatizou a servidora. Segundo a Semplade, os próximos encontros previstos para o semestre aprofundarão temas técnicos e apoiarão a consolidação de informações que servirão de base para o planejamento municipal voltado ao cumprimento da Agenda 2030 e ao monitoramento de indicadores estratégicos do município. A Agenda 2030 foi adotada pelos 193 países-membros da ONU em 2015 e estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com metas voltadas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental até o ano de 2030. Entre os desafios apontados internacionalmente está justamente a territorialização (ou municipalização) desses objetivos, adaptando metas globais à realidade de cada localidade. Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais

  • Saiba quantos milhões o PSOL tem de fundo eleitoral, motivo de briga no partido

    24/06/2026 O PSOL terá R$ 131,5 milhões disponíveis do Fundo Eleitoral para gastar com candidaturas no pleito de 2026, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgado no começo deste mês de junho. Esse dinheiro - que representa 14,9% do que o PL recebe (R$ 881,6 milhões) e 21,4% do que o PT recebe (R$ 615,3 milhões) - é alvo de questionamento de parlamentares da sigla, que põem em xeque os critérios usados para o repasse aos demais postulantes a cargos neste ano. O PSOL tem direito a 2,65% do total de R$ 4,9 bilhões disponíveis do Fundo Eleitoral e que serão distribuídos às demais legendas. O PL e o PT, respectivamente, lideram o ranking O União Brasil vem em terceiro lugar, com R$ 526,2 milhões. O cálculo que define o repasse do Fundo Eleitoral leva em conta quatro cotas. A primeira é dividida igualmente entre os partidos registrados no TSE. Os demais valores são definidos a partir dos votos para a Câmara, o tamanho da bancada nessa Casa e no Senado Os seis maiores partidos recebem 65% de todo o fundo. Os outros 24 partidos, entre eles os PSOL, ficam com 35% do montante. O PSOL é 12º colocado nesse ranking de 30 legendas. Os parlamentares reclamaram de desproporcionalidade no repasse dos recursos. O grupo, capitaneado pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), diz que o programa de fomento a candidaturas de mulheres, negros e pessoas com deficiência estaria sendo "desmontado" pela presidente do partido, Paula Coradi. O presidente da federação PSOL-Rede, Juliano Medeiros, refutou o argumento de Erika e apontou que ela é quem receberá R$ 2,3 milhões - a maior parte da fatia do fundo eleitoral. A cláusula de barreira, que afeta o repasse do fundo, é parte das queixas dos parlamentares que vieram a público. .A cláusula de barreira é uma regra eleitoral brasileira que estabelece uma performance mínima de desempenho eleitoral nas eleições deste ano para assegurar que partidos possam ter acesso ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda no rádio e na televisão. Em 2026, para vencer essa cláusula, os partidos precisarão ter ao menos 2,5% dos votos válidos distribuídos em pelo menos nove Estados, com um valor mínimo de 1,5% em cada um desses Estados, ou eleger 13 deputados federais, distribuídos em pelo menos nove Estados. Crédito e Foto: Estadão Conteúdo

  • Espanhola é presa por injúria racial após ofender trabalhadores no Aeroporto de Guarulhos

    24/06/2026 Uma mulher de nacionalidade espanhola foi presa em flagrante pela Polícia Federal por injúria racial na área de desembarque do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na madrugada desta quarta-feira, 24. Segundo a PF, passageiros de um voo da Latam que saiu de São Luís (MA), no qual a mulher estava, relataram aos policiais que ela ofendeu trabalhadores responsáveis pelo desembarque das bagagens. A polícia não informou se os funcionários eram do terminal ou da companhia aérea. De acordo com a Latam, os passageiros do voo LA3613 foram impactados pela indisponibilidade imediata de escadas cobertas ao desembarcar. O item era necessário para garantir segurança aos passageiros durante a chuva. Por causa do atraso, algumas pessoas perderam conexões, mas, conforme a Latam, receberam assistência da companhia. Nas redes sociais, passageiros relataram que tiveram que esperar entre 1h30 e 2 horas para conseguir pegar as bagagens, entre o fim da noite de terça-feira, 23, e a madrugada desta quarta-feira, e reclamaram do atendimento da companhia aérea. No comunicado da Latam sobre o caso, a companhia afirma que "inexiste qualquer justificativa para a agressão aos seus funcionários por uma cliente a bordo. Nesse sentido, diante da ocorrência, a Polícia Federal foi acionada para acompanhar o desembarque da passageira". " Além disso, a companhia condena qualquer manifestação de racismo ou discriminação", conclui. Crédito: Estadão Conteúdo Foto: Terra

  • Desde o início do ano, Guarda Municipal de Curitiba prendeu 100 foragidos da Justiça

    24/06/2026 Um homem com mandado de prisão em aberto foi preso pela Guarda Municipal na noite desta terça-feira (23/6), durante apoio a uma ação de trânsito realizada na Alameda Doutor Muricy, no Centro. Com a ocorrência, a corporação chega a 100 foragidos da Justiça localizados desde o início deste ano, em abordagens nas ruas, ocorrências e com o apoio da Muralha Digital - cujas câmeras com reconhecimento facial identificaram, em tempo real, foragidos na rodoviária de Curitiba tentando embarcar para sair da cidade. Nesta terça, equipe do Grupo de Pronto Emprego Operacional (GPEO) foi acionada para prestar apoio a um agente da Superintendência de Trânsito (Setran) durante a remoção de um veículo. O proprietário do automóvel entrou no veículo para retirar pertences pessoais e então tentou fugir do local. Os guardas municipais realizaram a abordagem e, durante consulta aos sistemas de segurança, identificaram um mandado de prisão em aberto expedido em nome do suspeito. Após a confirmação da ordem judicial, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Central de Flagrantes para registro da ocorrência. Em seguida, foi conduzido à Cadeia Pública de Curitiba para o cumprimento do mandado. Integração A prisão ocorreu durante uma ação de rotina de apoio à fiscalização de trânsito, demonstrando a integração entre os órgãos municipais e o uso de ferramentas tecnológicas para identificação de pessoas com pendências judiciais. Desde o início de 2026, a Guarda Municipal já retirou 100 pessoas foragidas da Justiça das ruas. Os resultados são frutos das ações de patrulhamento e abordagens preventivas, além do uso de tecnologias como a Muralha Digital, que auxilia as equipes na identificação de pessoas procuradas e de veículos relacionados a ocorrências policiais. Foto: Divulgação/GMC

  • Procuradoria-Geral do Município oferta formação sobre comunicação não violenta

    24/06/2026 Questões culturais e emocionais interferem no ambiente de trabalho e ferramentas de comunicação não violenta auxiliam na qualidade de vida e em diálogos mais assertivos. Essa é essência do curso Comunicação Não Violenta, ministrado pelo professor Raphael Lobo às equipes da Procuradoria-Geral do Município (PGM). São duas turmas, uma nesta quarta-feira (24/6) e outra na quinta (25/6), com cerca de 50 inscritos em cada uma. Participam procuradores, funcionários e estagiários da PGM. Os certificados são emitidos pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). A abertura contou com a participação da procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi. “Este aprendizado vai nos auxiliar em questões de trabalho e também nas relações familiares, no dia a dia. É uma oportunidade enriquecedora, com ferramentas para uma comunicação com mais empatia”, disse a procuradora-geral. O que o outro entende O professor destaca que, com acolhimento e empatia, a comunicação fica mais fácil. “Comunicação não é o que você fala, é o que o outro entende. E questões culturais, bem como o emocional dos envolvidos, afetam diretamente a qualidade dessa comunicação”, pontuou o professor. Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, Raphael Lobo é pós-graduado em Administração, especialista em Neurociência e Educação e mestre em Administração. A palestra faz parte das formações continuadas ofertadas pela PGM a seus servidores. Os temas incluem processo eletrônico, dívida ativa, tributos, liderança, inovação, entre outros. Foto: Levy Ferreira/SECOM

  • Governador autoriza início das obras de pavimentação da Estrada do Socavão, em Castro

    24/06/2026 O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (24) a ordem de serviço para as obras de pavimentação da Estrada Municipal Valdir Bueno Carneiro, conhecida como Estrada do Socavão, que liga o distrito de mesmo nome até Castro, nos Campos Gerais. Fruto de um investimento de R$ 89,1 milhões do Governo do Estado, a estrada passará a ter asfalto em toda sua extensão, contribuindo para o desenvolvimento regional e o apoio à cadeia produtiva do leite. “Estamos iniciando a pavimentação da Estrada do Socavão, que liga um distrito com mais de oito mil habitantes, maior que muitas cidades paranaenses e importante devido a sua produção, até Castro. É uma obra que há 40 anos vem sendo prometida à população. Trata-se de um investimento robusto, de mais de R$ 89 milhões, e que faz parte de um grande pacote de investimentos para os Campos Gerais”, destacou Ratinho Junior. “Já entregamos para Castro o viaduto da entrada da cidade, onde havia muitos acidentes, também fizemos o Contorno Norte da cidade, retirando o fluxo de caminhões do centro, evitando acidentes e melhorando a mobilidade urbana, e hoje estamos iniciando esta obra, que vai criar um novo corredor de desenvolvimento, em especial para o Socavão”, acrescentou. A pavimentação é fruto de um convênio entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL) e a Prefeitura de Castro, sendo que o projeto foi doado por diversas empresas locais. Serão 8,6 quilômetros da Estrada do Socavão que vão receber pavimento de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), garantindo maior rigidez e durabilidade para o tráfego intenso da região, além de um novo viaduto sobre a ferrovia. A via terá uma pista em cada sentido, com acostamentos em ambos os lados. “Essa estrada foi concebida em um projeto completo, com padrão de rodovia estadual. Portanto, a qualidade do pavimento é superior, assim como a segurança, a sinalização e toda a estrutura. Ela deixará de ser apenas uma estrada rural para se tornar uma rodovia, permitindo o tráfego de caminhões de nove eixos, com cargas pesadas, justamente para suportar toda a produção industrial e agrícola da região”, concluiu o governador. Esse é o segundo convênio entre Estado e prefeitura voltado à pavimentação da Estrada do Socavão nos últimos anos. Em 2021, foi concluída a pavimentação de outros 8,6 quilômetros entre a entrada do distrito e a região do Pinheirão. Assim como na primeira etapa, o prazo para execução da obra é de 24 meses após a assinatura da ordem de serviço. Serão cerca de 22 quilômetros de extensão da Estrada do Socavão, entre a PR-090 e o distrito, com asfalto, uma vez que o restante já possuía pavimento. A via é um importante ramal para a região, uma vez que serve de conexão entre o distrito e a cidade, conectando-se com a PR-090, a PR-340 e o Contorno Norte de Castro, chegando até a PR-151. DESENVOLVIMENTO LOCAL – Reconhecida como Capital Nacional do Leite, a pavimentação é estratégica para fortalecer ainda mais a economia local e regional. A região dos Campos Gerais é estratégica para o setor agroindustrial paranaense, especialmente pela força das cooperativas. A Castrolanda, por exemplo, realiza anualmente a Agroleite, reunindo milhares de produtores, empresas e visitantes com uma programação voltada à inovação no agronegócio. Desta forma, a pavimentação atenderá toda a demanda da região, em especial o agronegócio e as indústrias locais, suportando o fluxo pesado entre o distrito e a cidade e auxiliando diretamente na melhoria da competitividade dos produtores com a criação de empregos e a promoção do desenvolvimento regional. O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, lembrou que a pavimentação é considerada a maior obra de infraestrutura da história da cidade. “Ela representa a realização de um sonho da população. Há décadas as pessoas aguardam por essa obra que vai promover uma transformação muito grande no desenvolvimento da nossa região, ampliando possibilidades, trazendo mais segurança, atraindo indústrias, melhorando o saneamento e transformando essa região em um polo de desenvolvimento do Vale da Ribeira”, disse. CADEIA DO LEITE – De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná produziu 4,3 bilhões de litros de leite para a indústria em 2025, com uma média superior a 1 bilhão de litros por trimestre, o melhor resultado da história. O destaque foi justamente o 4º trimestre do ano passado, com um volume produzido de 1,14 bilhão. No comparativo nacional, o Paraná aparece em segundo lugar, com 15,6% do que foi produzido, atrás somente de Minas Gerais, com 23,9% da captação, e à frente do Rio Grande do Sul, com 12,8%. O Estado tem duas grandes bacias leiteiras, na região de Castro e Carambeí e no Sudoeste do Estado. Dados preliminares do Valor Bruto de Produção (VBP) paranaense, divulgados na última segunda-feira (22) pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), mostram que a produção total superou 4,7 bilhões de litros em 2025, aumento de 3% em relação ao ano anterior, enquanto que o preço médio recebido pelos produtores passou de R$ 2,61 para R$ 2,67 por litro. O VBP estadual do leite alcançou R$ 12,7 bilhões, crescimento real de 2% na comparação com 2024. Foto: Ari Dias/AEN

  • Gerente de Recursos Hídricos da Sanepar vence Prêmio Mulher InspirAÇÃO 2026 do Senge-PR

    24/06/2026 A gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Amelia Assis Mendes, conquistou o Prêmio Mulher Inspiração 2026, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR). O prêmio foi entregue na sede da entidade, terça-feira (23), durante uma cerimônia para celebrar o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. A premiação entregue para Ester tem foco na promoção da equidade de gênero e valorização das mulheres na profissão. Para Ester, ser escolhida como Mulher Inspiração é motivo de celebração e reflexão. “Com mais de 30 anos no exercício da profissão de geóloga, esse é um momento único de grande emoção e profunda gratidão. A premiação é uma resposta institucional à urgência da equidade de gênero e ao reconhecimento de trajetórias que transformam a sociedade e fortalecem o setor técnico”, afirmou a gerente da Sanepar. 30 ANOS DE EXPERIÊNCIA - Ester é geóloga e especialista em geoprocessamento, com mais de 30 anos de experiência em recursos hídricos, atuando na integração da gestão ambiental, recursos hídricos e saúde. Trabalha para a segurança da água focada na rastreabilidade, inovação, eficiência operacional e articulação interinstitucional, unindo sustentabilidade e visão corporativa para agregar valor aos negócios e à sociedade. Profissional de Gestão de Riscos em Mananciais de Abastecimento Público da Sanepar, lidera atualmente a implementação da estratégia do Plano de Segurança da Água com o Programa Água Segura nos 344 municípios atendidos pela Companhia. Em 2022 recebeu o prêmio Ecologia e Ambientalismo da Câmara Municipal de Curitiba pelo destaque alcançado através de ações em defesa da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos. OUTRO TROFÉU - Além do Prêmio Mulher Inspiração, Ester também concorre, neste ano, ao 5º Prêmio Engenheira Enedina Alves Marques, promovido pelo Conselho de Mulheres do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR). Assim como no caso do Senge-PR, o prêmio busca reconhecer profissionais com trajetórias de destaque nas Engenharias, Agronomia e Geociências. O troféu leva o nome da primeira mulher formada em Engenharia Civil no Paraná, em 1945, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná, e que se tornou a primeira Engenheira Civil negra do Brasil. As vencedoras serão conhecidas no dia 6 de julho. Foto: Ronald Soares/Senge-PR

bottom of page