Conta de luz tem acréscimo de R$ 1,88 para cada 100 kWh em maio
- JORNALE
- há 7 horas
- 2 min de leitura
02/06/2025
Aneel adotou a bandeira amarela a partir deste mês

A partir de maio, a bandeira tarifária será amarela, segundo anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso significa que a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Desde dezembro do ano passado, a bandeira utilizada era a verde, sem cobrança extra, devidos às boas condições de geração hidrelétrica. Contudo, a previsão de chuvas abaixo da média, além da redução no volume dos reservatórios, levaram a Aneel a adotar a bandeira amarela, o que indica o início de um cenário menos favorável.
Conforme a agência, a mudança representa o começo de um período estiagem no país, em razão da diminuição das chuvas e de uma possível queda na geração de energia pelas hidrelétricas, principal fonte da matriz energética do Brasil. Com essa constatação, existe a necessidade de aumentar o acionamento das termelétricas, que têm um custo muito mais alto.
Segundo especialistas, caso as condições hidrológicas nos reservatórios venham a se agravar, há possibilidade de elevação para a bandeira vermelha nos próximos meses, o que acarretaria custos ainda maiores para os consumidores. No entanto, tudo depende do comportamento das chuvas, da demanda por energia, entre outros fatores.
Vale ressaltar que essa mudança na bandeira tarifária não atinge diretamente o bolso do consumidor que faz parte do mercado livre de energia. Nesse grupo, estão as grandes empresas ou os estabelecimentos comerciais, conectados em alta e média tensão, e tem um impacto reduzido nos consumidores que geram sua própria energia por meio de painéis solares.
Entretanto, para os demais usuários, é recomendado adotar medidas de eficiência energética, como a substituição de lâmpadas por modelos LED, uso de sistemas de ar-condicionado mais eficientes e do chuveiro na posição adequada.
Comments