Unidades de Saúde Santa Mônica e Shangri-lá têm grupos para pacientes com dores crônicas em Araucária
- admjornale
- há 4 horas
- 2 min de leitura
12/05/2025

As unidades de saúde organizam grupos de promoção à saúde como de incentivo à caminhada, alongamentos e de apoio a gestantes, por exemplo. Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) promove atividades de acordo com suas demandas e possibilidades. Nas unidades do Santa Mônica e Shangri-lá, um grupo tem feito a diferença: é o “Diga Onde Dói”, voltado para pacientes com dores crônicas e psicossomáticas, que envolve alongamentos, atividades físicas, músicas, espaço para escuta e troca de experiências.
Qualquer pessoa que tenha dores crônicas ou psicossomáticas pode participar, independentemente da faixa etária. É necessário ter indicação para fisioterapia e psicologia, sendo que o encaminhamento é feito pelo médico da UBS durante consulta.
Segundo os profissionais que conduzem o grupo, o objetivo é melhorar a consciência corporal, modificar a relação com a percepção dolorosa, aumentar a interação social, reforçar medidas não medicamentosas e melhorar a autoestima dos participantes. Uma vez por mês também é realizado um encontro musical, com violão e cantoria.
As reuniões acontecem na sala de reunião ou na área externa da UBS, para facilitar as sessões de exercícios. Também é feita uma roda de conversa para os participantes exporem suas ideias ou contarem suas experiências pessoais.
Moradora do bairro Iguaçu, Jurema Moraes Lessa Fagundes, de 63 anos, participa desde o início do grupo “Diga Onde Dói” da UBS Santa Mônica. Ela conta que o grupo oferece uma abordagem integrada entre cuidados físicos e psicológicos, proporcionando acolhimento, bem-estar e melhora significativa na saúde física e mental.
“Percebi avanços importantes em qualidade de vida, como a redução do uso de medicamentos para pressão arterial e a melhora nas dores da coluna, mesmo após três cirurgias. O grupo, que começou com poucos integrantes, hoje conta com mais de 20 mulheres e também alguns homens. Além das atividades terapêuticas, há momentos de confraternização e música, fortalecendo o vínculo entre os participantes. Quem for, não vai se arrepender”, garante Jurema, entusiasmada com a iniciativa e o carinho dos profissionais envolvidos.
A psicóloga Dafne D. Boni que conduz o grupo junto com o fisioterapeuta Jorge Dutra, destaca a mudança nos hábitos de vida dos participantes. “É visível o aumento no protagonismo e gerenciamento do cotidiano. As pessoas falam bastante que agora estão olhando mais para si, tendo o momento delas. Também é importante o apoio mútuo entre eles, eles falam em como escutar as pessoas ajuda nas reflexões”, destaca.
Grupos nas UBSsPara saber os grupos de promoção à saúde em cada unidade, acesse o link com os principais (CLIQUE AQUI). Importante destacar que as vagas são limitadas e que alguns podem estar funcionando no momento em sua capacidade máxima, cabendo à UBS responsável informar se há vagas disponíveis ou apenas lista de espera. Os horários podem mudar conforme a época do ano, e grupos podem ser criados ou extintos.
Foto: Carlos Poly/SMCS
Comments