top of page

Painéis, igrejas e erva-mate: 7 opções de roteiros guiados pelo patrimônio histórico e artístico de Curitiba

  • admjornale
  • há 56 minutos
  • 2 min de leitura

12/05/2025



A Fundação Cultural de Curitiba abriu inscrições para visitas guiadas aos roteiros históricos da cidade. O trabalho é feito pela equipe da Ação Educativa e apresenta nos passeios detalhes dos bens artísticos e do patrimônio histórico local.


Os roteiros foram atualizados com duas novas opções, Memorial de Curitiba e Primeira Infância no Museu. No total são sete opções de passeios por praças, templos, culturas e obras artísticas que dão uma noção da riqueza do patrimônio histórico da cidade. Outras opções de incremento estão sendo analisadas pela Ação Educativa.


Atualmente, as visitas mediadas pela Fundação Cultural de Curitiba seguem os seguintes roteiros: Diversidade Religiosa, Erva Mate, Memorial de Curitiba, Museus e Exposições (MuMA), Painéis de Poty, Primeira Infância no Museu e Setor Histórico.


As visitas precisam ser marcadas com antecedência pelo e-mail educativa@curitiba.pr.gov.br. O atendimento sugerido é para grupos de até 35 participantes, podendo ser adaptado para públicos maiores ou menores.


Os horários disponíveis de terça-feira a sexta-feira são: no período da manhã, às 9h30; e no período da tarde, às 14h30. Cada encontro tem duração de 1h30 a 2h.


Confira as sete opções de roteiros


Diversidade religiosaRoteiro das tradições religiosas de Curitiba explora igrejas históricas, templos de diferentes crenças e símbolos das religiões afro-brasileiras, em um passeio que valoriza a pluralidade e o respeito à diversidade religiosa. O roteiro passa pelas igrejas cristãs do setor histórico, a Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib, as gameleiras da Praça Tiradentes e também o Templo Hare Krishna.


Erva-Mate


Descubra como a cultura da erva-mate moldou o desenvolvimento da cidade, visitando construções emblemáticas ligadas ao ciclo ervateiro. O passeio mostra espaços como o Solar do Barão, o Palacete Leão Júnior, Igreja da Glória e a região do Passeio Público.


Memorial de Curitiba


Um mergulho nas exposições temporárias e acervos dos museus da Fotografia e da Gravura, atualmente abrigados no Memorial de Curitiba.


Museus e Exposições no MuMA


Visite o Museu Municipal de Arte, no Portão Cultural, ou outros espaços da Fundação Cultural de Curitiba dedicado às artes visuais para conhecer exposições em cartaz.


Traços de Poty


Itinerário no Centro da cidade, o roteiro apresenta obras do artista paranaense Poty Lazzarotto em um percurso ao ar livre, com início na Praça 19 de Dezembro e final na Santos Andrade.


Primeira Infância no Museu


Uma introdução lúdica e sensível ao universo dos museus, voltada especialmente para crianças de até 6 anos. Trata-se de uma versão reduzida do passeio Museus e Exposições (MuMA).


Largo da Ordem


Conheça o patrimônio cultural e arquitetônico do Setor Histórico de Curitiba passeando pela região do Largo da Ordem. O trajeto tem início no bebedouro do Largo, em frente à Igreja da Ordem, e é finalizado nas Ruínas de São Francisco, perto do Belvedere.


Serviço


Ação Educativa – Visitas Guiadas

Para agendar a visita guiada ou para mais informações: pelo e-mail educativa@curitiba.pr.gov.br


Foto: Cido Marques

Comments


Últimas Notícias

bottom of page