top of page

Unespar oferta 50 vagas em atividades educativas para idosos de Curitiba e região

11/08/2022


Os módulos são ministrados por professores e estudantes de graduação e pós-graduação



A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (15) para o programa Universidade Aberta da Pessoa Idosa (Uapi). As 50 vagas são destinadas para idosos com idade igual ou superior a 60 anos, residentes dos municípios da região metropolitana de Curitiba. As inscrições são exclusivamente pela Internet e a participação é gratuita. O único requisito para participar do programa é que o idoso seja alfabetizado.

Além de estimular a autoestima e autonomia de idosos, o objetivo é promover a integração de pessoas da melhor idade na comunidade universitária, a partir de ações de educação, cidadania e inclusão social, com ênfase nas experiências, vivências e conhecimentos desse público.

Lançado em 2021, o programa contempla atividades teóricas e práticas, abrangendo vários conteúdos, como: aspectos biológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento; direitos da pessoa idosa; saúde e qualidade de vida; tecnologia e mídias sociais; educação ambiental; história da arte; entre outros. Os participantes contam ainda com atividades rítmicas, físicas e recreativas, de música e dança e oficinas de literatura e teatro. São três semestres letivos, com carga horária total de 208 horas.

Os módulos são ministrados por professores e estudantes de graduação e pós-graduação e bolsistas de extensão e iniciação científica da Unespar. As aulas ocorrem nos formatos presencial e remoto, nas terças e quintas-feiras, de 14 horas às 15h30, no Campus Curitiba II, localizado no bairro Cabral (Rua dos Funcionários, nº 1357).

Dúvidas sobre o programa Uapi da Unespar podem ser esclarecidas via e-mail, pelo seguinte endereço eletrônico: uapi.curitiba2@unespar.edu.br.

CENÁRIO – Segundo a projeção mais recente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número estimado de idosos no Brasil aumentou para 31,2 milhões em 2021, representando um crescimento de 39,8% nos últimos dez anos. Em Curitiba, são 350 mil pessoas com 60 anos ou mais, 76,8% a mais que em 2010, quando a capital paranaense somava 197.919 cidadãos nessa faixa etária.

Últimas Notícias

bottom of page