top of page

TV Paraná Turismo estreia programa sobre destinos e atrativos acessíveis e inclusivos

há 1 minuto
2 min de leitura

27/10/2026


TV Paraná Turismo
TV Paraná Turismo



Viajar, conhecer novos lugares e viver experiências culturais são oportunidades que devem estar ao alcance de todos. É a partir dessa ideia que a TV Paraná Turismo estreia, em 2 de novembro, às 20h30, o programa Paraná para Todos, uma produção que une turismo, informação e inclusão para mostrar os destinos paranaenses sob a perspectiva das pessoas com deficiência.


A atração vai além de revelar paisagens e pontos turísticos. O programa investiga como esses espaços recebem seus visitantes, apresenta as condições de acesso, a infraestrutura e os recursos de acessibilidade disponíveis, além de dar voz a quem vivencia, na prática, os desafios e as possibilidades de um turismo mais inclusivo.


A produção conta com linguagem de Libras (Língua Brasileira de Sinais), o que amplia o acesso ao conteúdo e reforça o compromisso com uma comunicação acessível.


O primeiro episódio terá como cenário o Museu Oscar Niemeyer (MON), um dos principais espaços culturais de Curitiba. A visita vai apresentar o museu a partir de uma perspectiva que considera não apenas seu acervo e sua arquitetura, mas também as condições oferecidas às pessoas com deficiência para aproveitar a experiência cultural.


Ao longo da primeira temporada, composta por quatro episódios gravados na capital paranaense, outros espaços emblemáticos também serão contemplados: o Cine Passeio, a Ópera de Arame e a Biblioteca Pública do Paraná.


A proposta é mostrar como diferentes equipamentos culturais e turísticos lidam com a acessibilidade e quais recursos podem contribuir para que mais pessoas desfrutem desses lugares com autonomia e segurança.


Com relatos e experiências de pessoas com deficiência, Paraná para Todos ajuda o público a compreender que a acessibilidade faz diferença em cada etapa de um passeio, desde o planejamento até a visita. Ao mesmo tempo, convida os destinos turísticos a serem observados por outros ângulos, revelando tanto os avanços quanto os desafios para tornar esses espaços mais inclusivos.


COMO ASSISTIR - O sinal da TV Paraná Turismo pode ser sintonizado em TV Aberta nos canais 9.1 UHF em Curitiba e Matinhos, 44.1 UHF em Foz do Iguaçu, 33.1 UHF em Londrina, 31.1 UHF em Cornélio Procópio, 50.1 UHF em Palotina, 30.1 UHF em Umuarama, 50.1 UHF em Campo Mourão, 509 na Claro/NET em Curitiba, na antena parabólica pelo satélite Star One D2 (frequência 4056 na Banda C) e também pela Banda KU no canal 236 e na SKY TVRO no canal 66.


Todo o conteúdo também está disponível no YouTube, no canal @tvparanaturismo.


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page