Sine Móvel leva oportunidades de emprego a pessoas acolhidas em hotel social de Curitiba
- admjornale
- há 17 minutos
- 3 min de leitura
30/01/2026
Nesta quinta-feira (29/1), o veículo do Sine Móvel esteve no Santorini, um dos hotéis sociais mantidos pela Prefeitura de Curitiba. O Sine Móvel levou oportunidades de emprego diretamente às pessoas que estão em situação de rua ou passando por dificuldades financeiras e que utilizam o serviço de hospedagem social do município.
A ação buscou aproximar essas pessoas do mercado de trabalho, criando caminhos reais para a retomada da autonomia e da dignidade por meio do emprego.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, a presença do Sine Móvel em frente ao hotel social reforça o compromisso da Prefeitura com políticas públicas que enxergam a realidade da população.
“Política pública eficiente é aquela que entende a vida como ela é e vai até onde as pessoas estão. Levar o emprego até quem mais precisa é uma forma concreta de ajudar essas pessoas a retomarem a dignidade que o trabalho proporciona, reconstruírem suas histórias e terem mais esperança e felicidade no dia a dia”, afirmou o secretário.
Histórias mostram o impacto da ação
Engenheiro de sistemas, com mais de 15 anos de experiência em grandes empresas de tecnologia , Marcelo Ejoski chegou ao hotel Social após enfrentar uma separação e perder a renda. Sem emprego e sem moradia, encontrou na assistência social da Prefeitura de Curitiba o apoio necessário para se reorganizar e buscar um novo começo.
Marcelo foi surpreendido pela presença do Sine Móvel na frente do hotel e já foi encaminhado para uma vaga. Para ele, a iniciativa facilita o acesso ao emprego em um momento em que até o deslocamento se torna um desafio.
“Quando você está sem renda e sem moradia, tudo fica mais difícil. Ter o Sine Móvel ali, na porta de onde a gente está, faz toda a diferença. É como se a oportunidade batesse à sua casa. Isso mostra que a Prefeitura se preocupa de verdade com quem quer trabalhar e recomeçar", afirma Marcelo.
Natural de Ponta Grossa, David Oliveira, de 30 anos, está há dois meses em Curitiba em busca de uma oportunidade. Em situação de rua, ele relata que nem sempre consegue procurar emprego da forma tradicional por conta do preconceito relacionado à aparência e à falta de estrutura. Para David, o Sine Móvel no hotel social representa mais que facilidade. É uma forma de derrubar barreiras invisíveis que afastam muitas pessoas do mercado de trabalho.
“Muitas vezes a gente chega para procurar emprego e nem é olhado. A oportunidade vir até nós muda tudo. Aqui eu fui atendido, encaminhado e já saí com esperança. Trabalho é dignidade, é o que permite voltar a viver, não só sobreviver. Esse apoio da Prefeitura é fundamental, não pode faltar", diz David.
Com apenas 19 anos, Kelvin Gabriel Martins chegou de Cascavel há uma semana determinado a trabalhar e construir uma nova vida. Em pouco tempo, já começou a regularizar documentos e conseguiu encaminhamento para emprego com o apoio do Sine Móvel.
Kelvin destaca que ações como essa ajudam a mostrar que é possível sair da rua quando existem oportunidades e incentivo.
“Tem muita gente que quer sair da rua e só precisa de uma chance. Quando o trabalho vem até você, fica mais fácil acreditar. Isso encoraja, dá força e mostra que correr atrás não é um bicho de sete cabeças", comenta Kelvin.






