top of page

Saúde qualifica 84 profissionais para reforçar protocolos de urgência materno-infantil

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • há 59 minutos
  • 1 min de leitura

27/11/2025


O curso tem como objetivo reforçar os protocolos assistenciais e de regulação


ree

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Gerência de Atenção às Urgências, concluiu nesta semana o ciclo de capacitação da Rede de Urgência, que reuniu ao todo 84 profissionais para o aprimoramento do cuidado às gestantes, parturientes, puérperas e recém-nascidos. A última etapa aconteceu na terça-feira (25) e na quarta-feira (26) no Centro Estadual de Simulação Realística da Sesa. Na fase final, participaram profissionais das macrorregiões Norte e Noroeste, com o objetivo de fortalecer a resposta assistencial de emergência em todo o estado.

 

O curso tem como objetivo reforçar os protocolos assistenciais e de regulação, alinhados às diretrizes estaduais da Linha de Cuidado Materno-Infantil e à Nota Técnica nº 01/2025, que normatiza a organização e o transporte regulado de gestantes e neonatos no Paraná.

 

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da iniciativa para a proteção das mães e bebês. “A capacitação das nossas equipes de urgência é um investimento na redução da mortalidade materna e infantil, que é o nosso indicador mais sensível. Estamos padronizando condutas, integrando o SAMU e as unidades de origem ao serviço aeromédico para garantir segurança desde o primeiro atendimento até a referência hospitalar”.


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page