Saúde Ocupacional se reúne com sindicatos para apresentar programação da Sipat 2025
- admjornale
- há 34 minutos
- 2 min de leitura
07/11/2025

A equipe responsável pela preparação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Sipat 2025 recebeu, na manhã desta sexta-feira (7/11), os integrantes dos sindicatos que representam os servidores para detalhar a programação prevista para este ano, que terá novo formato. A reunião foi realizada no Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Gestão de Pessoal, no Centro Cívico.
A diretora do Departamento, Fernanda Zwir, informou que a programação foi pensada por grupos de servidores, por secretaria.
A Sipat será realizada dias 17, 18 e 19 de novembro. O primeiro dia foi reservado aos servidores da Saúde; o segundo, para a Educação. Na manhã do terceiro dia, os guardas municipais e servidores da Fundação de Ação Social serão recebidos. No período da tarde será a vez dos servidores das demais secretarias.
“Nós analisamos a realidade de cada secretaria para que pudéssemos preparar a programação. Muitas questões de saúde ocupacional são comuns às áreas”, afirmou Zwir.
Ela declarou que atualmente, o quadro mais comum são os relacionados às doenças osteomusculares, ou seja, que afetam ossos, músculos, ligamentos e tendões, por exemplo.
As inscrições devem ser feitas pelo Portal Aprendere e cada servidor deve se inscrever para um período (manhã ou tarde) em um dos três dias, de acordo com a secretaria a que está vinculado.
Convocação
A diretora destacou ainda que os superintendentes das secretarias foram alertados sobre a importância da participação dos seus servidores. “Pedimos que as chefias liberem os integrantes da sua equipe para que tenhamos o máximo de participantes”, destacou.
Além de palestras e debates sobre temas importantes, a programação inclui atividades de alongamento, culturais, distribuição de mudas e sorteios de brindes.
Participaram da reunião representantes dos sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), dos Agentes Comunitários de Saúde do Paraná (Sindacs/PR), dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba (Sigmuc), dos Servidores Municipais de Enfermagem (Sismec) e dos Auditores Fiscais de Tributos Municipais de Curitiba (Sinfisco).
Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM






