top of page

Pinhais se mobiliza no Dia D Nacional contra a Dengue, Zika e Chikungunya

  • admjornale
  • há 7 minutos
  • 2 min de leitura

07/11/2025


ree

Em um esforço conjunto para combater o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá atividades neste sábado (8) referentes ao Dia D Nacional de Mobilização contra as arboviroses. A ação, uma iniciativa do Ministério da Saúde, visa reforçar a importância da prevenção e do engajamento de toda a população.

 

Na oportunidades, os Agentes de Combate às Endemias estarão em campo concentrando esforços na remoção mecânica de criadouros do mosquito. As atividades serão direcionadas prioritariamente às áreas que apresentaram índice de infestação no último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), cumprindo o compromisso de prevenção e controle no município. “A ação faz parte do Dia D Nacional de Mobilização contra a Dengue, reforçando a importância da participação de todos na prevenção”, afirma Priscila Cristiane Bordin, da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental.

 

Resultado do levantamento

 

Nesta sexta-feira (7) a Seção de Vigilância de Zoonoses também divulgou o resultado do LIRAa, referente ao período de 28 de outubro a 6 de novembro. O levantamento inspecionou 2.101 imóveis e encontrou 12 focos positivos do mosquito.O Índice de Infestação Predial (IIP) geral do município foi calculado em 0,57%, o que classifica a situação como satisfatória. O IIP é o percentual de imóveis com larvas do mosquito em relação ao total pesquisado.

Onde os focos foram encontrados:

  

Tipo de Criadouro

% do Total de Focos

Depósitos móveis (vasos, pratos de plantas)

33,33%

Depósitos passíveis de remoção (pneus)

25%

Recipientes plásticos ou latas

25%

Recipientes de armazenamento de água de chuva

16,66%

Apesar do índice satisfatório, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de cuidados contínuos para impedir a proliferação do vetor. A população é conclamada a intensificar as medidas preventivas diariamente:

  • Eliminar água parada em todos os recipientes.

  • Manter caixas d’água e reservatórios sempre bem tampados.

  • Descartar corretamente o lixo e materiais inservíveis.

  • Lavar com escova bebedouros de animais e vasos de plantas.

  • Verificar periodicamente calhas e caixas d’água para evitar acúmulo.


“A mobilização deste sábado (8) reforça que o combate ao Aedes aegypti é uma luta de todos, e a atitude de cada cidadão é decisiva para proteger a saúde pública”, acrescenta Priscila.

 

 

Foto: Prefeitura de Pinhais




 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page