Sanepar faz consulta pública sobre integração do sistema no Norte do Paraná
- admjornale
- há 1 minuto
- 2 min de leitura
21/11/2025

Está disponível no site da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) edital de consulta pública para a licitação do futuro Sistema de Abastecimento Integrado do Norte do Paraná (SAINP).
O SAINP contempla as cidades de Apucarana, Arapongas, Rolândia, Londrina e Cambé, com capacidade de produzir 5,5 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) e potencial para atender uma população de até 1,54 milhão de consumidores.
O edital refere-se à primeira etapa do SAINP, que envolve a implantação de nova captação no Rio Taquaras, a ampliação da estrutura existente no Ribeirão Apertados, Estação de Tratamento de Água, adutoras e reservatórios, com produção de 1,2 m³/s integrando inicialmente os sistemas de abastecimento de água de Apucarana, Arapongas e Rolândia.
O valor de referência apresentado para a consulta pública é de R$ 1,924 bilhão, correspondente à soma do valor mensal de locação para os 20 anos de vigência do contrato.
As contribuições podem ser enviadas por meio de formulário eletrônico até 28 de novembro, permitindo o aprimoramento técnico e jurídico do processo. A documentação referente à concorrência pública do SAINP – incluindo edital, minuta contratual e anexos – já está disponível no site da Sanepar.
Para o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, o SAINP representa um passo decisivo para garantir a segurança hídrica da região. Ele destaca que o sistema deve fortalecer o abastecimento diante de períodos críticos, garantindo água com qualidade e quantidade para a população, extrapolando fronteiras geopolíticas e integrando bacias hidrográficas.
A diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Conte de Oliveira, ressalta que a Companhia desenvolve estudos com planejamento de 20 a 30 anos, incluindo análises sobre disponibilidade hídrica, projeções de demanda, alterações de perfil do consumo e garantia de abastecimento. A redução gradual das vazões dos rios Caviúna e Pirapó reforçou a necessidade de uma solução integrada e de maior porte, como o SAINP.
O diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, acrescenta que o projeto foi concebido para ampliar a segurança operacional de toda a região, especialmente diante de eventos de estiagem que têm afetado municípios como Apucarana nos últimos anos. Wippel reforça que, até a entrada plena em operação do sistema integrado, a Sanepar continuará executando investimentos locais para assegurar a regularidade do abastecimento em todos os municípios atendidos.
Foto: Maurilio Cheli








