Com base no Litoral, Defesa Civil já emitiu 76 alertas durante o Verão Maior Paraná
- admjornale
- há 32 minutos
- 3 min de leitura
21/01/2026

Desde o início do Verão Maior Paraná, no dia 15 de dezembro, até esta quarta-feira (21), a Defesa Civil Estadual já emitiu 76 alertas para o Litoral do Paraná. Fortes tempestades e alta incidência de raios levaram ao envio do cell broadcast, utilizado em 14 situações de risco extremo em Guaratuba, Matinhos, Paranaguá e Guaraqueçaba. A tecnologia permite o envio de informação a todas as pessoas que estiverem na área delimitada do alerta para receber a mensagem automaticamente no celular.
Com a ajuda de um sistema desenvolvido pelo Simepar, uma equipe de dez profissionais acompanha em detalhes as condições do tempo em toda a faixa Leste do Paraná. Esse monitoramento é realizado pelo no posto de comando avançado da Defesa Civil Estadual em funcionamento desde o início do Verão Maior, localizado em Praia do Leste, no município de Pontal do Paraná.
O trabalho feito neste local visa assegurar a segurança de moradores e veranistas durante a estação, marcada por muitas chuvas e tempestades de forte intensidade e curta duração. A atividade realizada na unidade móvel, instalada no pátio do 9º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, aproxima os técnicos dos locais de monitoramento.
“Esse posto de comando possui uma estrutura informatizada conectada com o Simepar e nos abastece com dados essenciais para garantir a segurança nessa região, que recebe um número muito grande de pessoas nos primeiros meses do ano”, destaca o coronel Fernando Schunig, coordenador estadual da Defesa Civil.
Para o major Anderson Gomes das Neves, chefe do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos (CEGERD), o trabalho no posto de comando diminui o tempo de resposta e facilita o envio de informações e mobilização de atendimento em caso de ocorrências, priorizando sempre ações preventivas, administrativas e de apoio técnico às prefeituras.
“A principal vantagem é estar mais próximo dos municípios litorâneos e dar celeridade ao atendimento em caso de desastres. No verão as condições podem mudar muito rapidamente. Nossa equipe aqui auxilia na tomada de decisão da equipe responsável pelas emissões de alertas na nossa base em Curitiba”, explica.
RAIOS E TEMPESTADES – Desde o dia 15 de janeiro o CEGERD emitiu 12 alertas de risco muito alto para incidência de raios e outros três para tempestades severas. Essas condições podem expor banhistas a descargas elétricas fatais, por isso a faixa de areia recebe especial atenção neste período.
“Tempestades severas costumam vir acompanhadas de muitos raios, por isso usamos uma ferramenta que faz a previsão probabilística desses eventos para avaliar a necessidade de um alerta. Tanto na água, quanto na areia essa descarga vai ocorrer no ponto mais alto, que pode ser uma pessoa que esteja neste local”, alerta Gomes.
O sistema do Simepar permite, ainda, o acompanhamento das arenas de shows do Verão Maior, que já receberam mais de 1 milhão de fãs. No dia 10 de janeiro, por orientação do posto de comando, a programação foi adiada em razão das condições adversas que se formaram no início da noite e levaram ao envio do cell broadcast para três municípios. A programação foi retomada assim que as condições melhoraram.
“Concentramos nossa atenção nesses locais nos horários que antecedem os grandes eventos, justamente para que possamos assegurar total segurança da população em relação às alterações climáticas que possam ocorrer”, completa o major.
CELL BROADCAST – Em caso de necessidade, as informações são disponibilizadas para a população por meio dos alertas que podem ser recebidos por SMS ou WhatsApp. Para situações mais extremas, são enviados alertas por meio da tecnologia cell broadcast, sem necessidade de cadastro prévio.
“Esse tipo de alerta é enviado em condições mais extremas, que exigem uma ação imediata das pessoas em buscar um local seguro. Por isso essa mensagem sobrepõe as informações no celular, obrigando que a pessoa interaja e saiba que existe o alerta para região”, reforça o major Gomes.
Os alertas são compartilhados com outras instituições do Verão Maior, para garantir que as pessoas sejam preparadas com antecedência, como é o caso quando tempestades de raios se aproximam da região. Nestes casos a informação também é repassada para que as equipes do Corpo de Bombeiros Militar que atuam nas praias possam alterar a condição de segurança das praias e informar a população.
FAÇA SEU CADASTRO – O cadastro é gratuito. Você deve enviar o seu CEP por SMS para o número 40199 para se habilitar a receber os alertas. É também possível receber os alertas por WhatsApp. Para isso, é necessário cadastrar o número 61 2034-2611 e interagir com o número, podendo se cadastrar a partir do CEP, do município ou da localização.
Foto: Jonathan Campos/AEN








