Planejamento e valorização profissional marcam preparação para o retorno às aulas em Pinhais
- admjornale
- há 9 minutos
- 3 min de leitura
03/02/2026

A rede municipal de ensino de Pinhais formaliza os preparativos finais para o início do ano letivo, que ocorre nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro.
Com um cronograma que une formação técnica e valorização dos profissionais, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove nesta terça-feira (3) o Proficiência, evento de preparação para a volta às aulas.
O programa de formação docente deste ano apresentou uma inovação metodológica significativa: a substituição de palestrantes externos por instrutores da própria rede. Mais de 30 oficinas foram ministradas por profissionais do município, promovendo o compartilhamento de experiências reais vivenciadas nas unidades escolares de Pinhais.
A secretária de Educação, Rosangela Batista da Silva Duarte, enfatiza que o modelo visa a multiplicação de boas práticas. “Esse formato foi pensado para resgatar as práticas bem sucedidas em sala de aula que pudessem ser divididas entre os colegas. Nossos profissionais buscando o conhecimento para poder multiplicar com nossas educandas e educandos. Assim estamos preparados para atender bem a nossa população”, destaca.
Durante as boas-vindas aos profissionais, a diretora do Departamento de Ensino, Adriana Denise Bento, destacou o papel do educador como referência. “Sabemos da ansiedade das crianças em conhecer seus professores. Então desejamos que se fortaleçam nessa missão de acolher e educar os tesouros de cada família. O professor é uma referência muito grande na vida da criança e que vocês possam também se fortalecer e aprender com eles”, deseja Adriana.
Expectativas de inclusão e acolhimento
Para o retorno nesta quarta-feira (4), a expectativa é de um ambiente altamente colaborativo. As colegas Maria Madalena Ferreira Fernandes Pereira e Ana Cláudia Guimarães, da Escola Municipal João Leopoldo Jacomel, e Marilei Dias Domingues Correia, da Escola Municipal Marins de Souza Santos, esperam que seja um ano de avanços na educação inclusiva, potencializado por novas diretrizes e pelo trabalho em rede.
“Estamos com a expectativa que professoras e professores estejam com um olhar mais inclusivo este ano, com novos pareceres haverá mudanças na educação especial, então estamos confiantes que vamos nos alinhar bastante e nos unir”, salienta Maria Madalena.
Sobre o Proficiência, as professoras aprovaram o novo formato da formação ofertada e ratificaram a eficácia da proposta. “Valorizar quem já é da casa e entende o cotidiano escolar é o ideal. Estamos ansiosas por este novo formato que une teoria e prática de forma realista”, afirma Marilei.
Yuri Anael Ramos, 19 anos, estagiário de Robótica da Escola Municipal Anísio Teixeira também exemplifica o entusiasmo da equipe para o início das aulas. “É minha primeira visão deste processo e tem sido muito enriquecedor. A expectativa é muito boa. Estou animado para atender os alunos, trocar experiências e aprender junto com eles. É uma oportunidade importante de crescimento e de contribuir de forma positiva no processo de aprendizagem deles”, comenta.
Capacitação em alimentação e gestão escolar
Reconhecendo que a aprendizagem é um processo sistêmico, a Semed também realizou, ao longo da última semana, capacitações abrangentes para todos os setores. Na última segunda-feira (2), o foco central foi a formação dos profissionais da alimentação escolar, garantindo que as equipes estejam alinhadas aos padrões de nutrição e segurança alimentar.
“Mas além da área de alimentação, também houve formação com motoristas, secretários e diretores. O objetivo é que todos os segmentos contribuam diretamente para o ambiente de ensino de forma acolhedora e humanizada”, ressalta Rosangela.
Foto: Prefeitura de Pinhais








