top of page

Parque das Águas de Pinhais completa 7 anos e recebe nome em homenagem a José de Seixas Zeitel

  • admjornale
  • há 18 minutos
  • 3 min de leitura

24/11/2025


ree

O Parque das Águas de Pinhais, um dos principais cartões postais e espaços de lazer do município, celebrou o 7º aniversário em grande estilo, recebendo uma nova e merecida denominação. O local passa a se chamar Parque das Águas José de Seixas Zeitel, em reconhecimento à contribuição do empresário e ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico para a criação do parque e para o progresso do município. A cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (24) reuniu autoridades e famíliares do homenageado.


A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destacou a importância do trabalho de Zeitel para o município e a decisão do poder executivo municipal de encaminhar o projeto de lei para a homenagem. “Zeitel jamais morrerá, porque ele está presente não apenas nesse parque, mas no coração de quem conheceu aquele cara incrível. Ele merecia um ambiente, um lugar tal qual é o nosso Parque das Águas, pois foi realmente muito importante”, declarou a prefeita. Ela também ressaltou a natureza humana e a generosidade de Zeitel. “Eu tive a alegria e o privilégio de conhecê-lo e foi, sem dúvida nenhuma, um dos seres humanos mais generosos que eu conheci”, destacou.


A viúva de Zeitel, Stellamaris, emocionou os presentes ao relembrar como o casal escolheu Pinhais como lar nos anos 80, antes mesmo de se tornar município. Ela contou sobre o sonho de Zeitel para o espaço se tornar o que é hoje. “Muitas vezes, ao passar por essa área, ele comentava que aqui havia tudo para se tornar um lindo parque. A água, a natureza generosa e essa vista tão bonita”, disse Stellamaris. Na época, o local era um espaço degradado, mas Zeitel conseguia vislumbrar um futuro de lazer para a comunidade. “Dar ao parque o nome do José é uma honra que ultrapassa nossa família. É o reconhecimento de uma trajetória dedicada ao desenvolvimento da cidade e do profundo carinho que ele tinha por esse lugar”, concluiu a viúva.


O secretário de Estado de Administração e Previdência e ex-prefeito Luizão Goulart relembrou em seu discurso a época em que Zeitel integrou sua gestão como secretário de Desenvolvimento Econômico. “Aqui era um lugar de desova, de lixo”, descreveu Luizão sobre a área antes da transformação. Ele reforçou que Zeitel foi um dos mais entusiastas pelas mudanças que Pinhais precisava, sendo fundamental na formalização da ideia do parque. “São poucas pessoas que deixam marcas muito positivas na gestão pública. O Zeitel foi muito humano, uma pessoa que tirava a roupa do corpo se fosse preciso para ajudar alguém”, afirmou expressando gratidão por ter contado com a contribuição do homenageado.


Também estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Marcinho, as secretárias municipais de Governo, e interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes; de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu; de Assistência Social, Andrea Franceschini, os secretários de Planejamento, Finanças e Orçamento, José Luis Xavier Pedroza e de Desenvolvimento, Econômico e Inovação, Ivaldo Sá Barreto Filho; o diretor-presidente do Pinhais Previdência, Márcio Reszko, o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura; a vereadora Professora Haline Siroti; os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Carlinhos do Eliza, Leandro do Zezinho, Sargento Almeida e Tielo; além dos filhos de Zeitel Tarcila e Elias e demais familiares.


A cerimônia foi marcada pela emoção e pelo sentimento de gratidão por um dos cidadãos que mais lutou pela transformação e pelo desenvolvimento de Pinhais, garantindo que o legado de Zeitel continue vivo e inspirando as futuras gerações em um dos espaços mais queridos da cidade.


José de Seixas Zeitel era Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Administração Industrial pela Universidade Federal do Paraná e MBA em Estratégia e Gestão de Negócios, pela mesma instituição. Natural do Rio de Janeiro, foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de 2009 até a data de sua morte, 27 de julho de 2015, aos 56 anos de idade em decorrência de problemas cardíacos.

 

Foto: Prefeitura de Pinhais


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page