top of page

Novidade em 2026, "Mostra +" do Fecapi abre inscrições para apresentações inclusivas

  • admjornale
  • há 17 minutos
  • 2 min de leitura

10/02/2026


O 15.º Festival da Canção de Pinhais (Fecapi) tem uma novidade neste ano: a Mostra+, para incentivar a inclusão de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência (PcDs). A iniciativa, sem caráter competitivo, abre a possibilidade de diferentes públicos se apresentarem no auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. As inscrições estão abertas até 1.º de março de 2026, por meio de formulário on-line.


São aceitas inscrições vindas de todo o Brasil de crianças e adolescentes de 4 a 15 anos; pessoas acima de 60 anos; e PcDs (e demais condições), independentemente do tipo e grau. Serão selecionadas três apresentações de cada categoria. Caso não haja número suficiente de inscritos, as vagas remanescentes poderão ser preenchidas por participantes das demais categorias, respeitando a ordem de classificação e os critérios estabelecidos pela organização.


Os participantes podem apresentar qualquer gênero musical, com veto a músicas com conteúdos discriminatórios, ofensivos ou que incentivem qualquer forma de preconceito. Os selecionados subirão ao palco no dia 27 de março, no período noturno. A organização não disponibilizará alojamento, hospedagem, transporte, alimentação ou qualquer tipo de ajuda de custo aos participantes.


Mostra Competitiva


A programação do 15.º Fecapi conta ainda com a tradicional Mostra Competitiva, aberta a artistas de todo o Brasil. Nesse caso, as inscrições seguem abertas até 22 de fevereiro, pelo site do evento. A Mostra Competitiva será dividida em duas categorias: rock (incluindo pop rock, metal e suas vertentes); e mista (estilos MPB, sertanejo, samba, e outros). A disputa é exclusiva para músicas inéditas – isto é, não serão aceitas canções já premiadas em eventos com concorrência ou comercializadas com intuito de lucro.


O regulamento, no site do evento, traz todas as informações, com destaque para a reserva de duas vagas na Mostra Competitiva para moradores de Pinhais. As apresentações da Mostra Competitiva serão em 28 de fevereiro, no Parque das Águas, com previsão de início a partir das 14h.


O Fecapi é uma iniciativa da Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), que tem como objetivo incentivar a criatividade musical; promover o intercâmbio cultural; intensificar o movimento musical no município; difundir a música como um dos meios essenciais de expressão cultural; incentivar a comunidade pinhaiense a participar de eventos musicais; e valorizar a produção musical local.

 

Serviço

15.º Fecapi

 

Mostra+

Apresentações no dia 27 de março, sexta-feira, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann.

 

Mostra Competitiva:

Apresentações no dia 28 de março, sábado, no Parque das Águas

 

 

 

Foto: Prefeitura de Pinhais


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page