top of page

Mutirões contra a dengue em janeiro recolheram mais de 66 toneladas de entulhos

  • admjornale
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

29/01/2026



A Prefeitura de Curitiba realizou nesta semana, no bairro Boqueirão, mais um mutirão contra a dengue. A ação teve o objetivo de eliminar possíveis criadouros do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.


Este foi o quinto mutirão contra a dengue, encerrando as atividades no mês de janeiro.  O primeiro, no bairro Sítio Cercado, foi liderado pelo prefeito Eduardo Pimentel. Depois, as equipes se deslocaram para Cajuru, CIC, novamente Cajuru e depois Boqueirão.


As ações nesses locais resultaram no recolhimento de 66,26 toneladas de entulhos e material inservível, volume suficiente para encher 27 caminhões.

Este ano, o objetivo da Prefeitura é realizar dois mutirões por semana nos bairros da capital, com projeção de realizar mais de 100 de janeiro a dezembro. Em 2025, as secretarias da Saúde e do Meio Ambiente realizaram 66 mutirões, com o recolhimento de 412 toneladas de resíduos.


No Boqueirão

Com o apoio da equipe da Regional Boqueirão, os agentes de endemias e agentes comunitários de Saúde percorreram na região as casas no entorno da US Moradias Belém (Rua Cezinando Dias Paredes, 1096) orientando os moradores sobre o combate à dengue e o descarte de resíduos.

A ação da Saúde ocorreu nos dias 22, 23, 27 e 28/1, solicitando à população que vistoriasse as casas e descarte os materiais inservíveis. Os caminhões do Meio Ambiente percorreram os 18 quarteirões demarcados na quinta-feira (28/1) e recolheram 9,26 toneladas, o suficiente para encher 4 caminhões.


Orientações


O trabalho intersetorial da Prefeitura para o combate à dengue visa potencializar as ações de cada secretaria e alcançar o resultado esperado, que é eliminar o risco de novos casos da doença na cidade.


Para o recolhimento do Mutirão Curitiba sem Mosquito, os moradores devem colocar os entulhos para fora do imóvel até a data da passagem dos caminhões. Resíduos de porte menor devem ser embalados ou ensacados antes do descarte.


Serão coletados objetos inservíveis (móveis, eletrodomésticos e entulhos), materiais recicláveis (garrafas, plásticos, ferros e metais recipientes), pneus, resíduos orgânicos e restos vegetais embalados.


Materiais com peso ou volume elevado (como resíduos de construção civil), resíduos orgânicos e restos vegetais não embalados, resíduos tóxicos e perigosos (lâmpadas, medicamentos, pilhas e tintas) e veículos de transporte não serão recolhidos pela Prefeitura de Curitiba no Mutirão Curitiba sem Mosquito.

 

 

 

Foto: Divulgação



 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page