top of page

Blitz contra maus-tratos a animais ganha apoio popular após casos de Orelha e Abacate

  • admjornale
  • há 15 minutos
  • 3 min de leitura

29/01/2026


Nesta quinta-feira (29), a Prefeitura de Pinhais promoveu mais uma ação pela conscientização contra os maus-tratos a animais, uma blitz educativa envolvendo as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e de Segurança e Trânsito (Seset). A iniciativa ocorre após a revolta que tomou o Brasil por conta dos casos de crueldade contra os cães comunitários Orelha e Abacate, recebendo apoio dos munícipes que passaram pela Avenida Jacob Macanhan, no bairro Atuba.


Abacate morreu na terça-feira (27) após ser atingido por um disparo de arma de fogo em Toledo, interior do Paraná. O cão Orelha foi agredido e morreu no início do mês em Florianópolis (Santa Catarina), mas foi apenas na última semana que as investigações revelaram os agressores e a crueldade do ato.


“Achei muito importante essa movimentação, principalmente após os casos do Orelha e do Abacate. É muito importante que as pessoas tenham essa conscientização. Também é muito importante essa divulgação do canal para fazer a denúncia. Tem todo meu apoio”, disse Letícia Saldanha, moradora do bairro.


blitz foi acompanhada pela prefeita Rosa Maria e pela secretária de Segurança e Trânsito, Bianca Garcia Neri, que também entregaram folhetos, deram explicações e pediram apoio à causa animal. “Essa é uma luta de toda a sociedade. Só o poder público não dá conta sozinho. Contamos com vocês”, disse a prefeita. A blitz teve participação da Guarda Municipal de Pinhais, Defesa Civil, servidores da Semma e do mascote Cachorrão. Diversos motoristas parabenizaram a prefeitura pela iniciativa e se comprometeram a colaborar e denunciar os maus-tratos.


“A gente está fazendo essa campanha de conscientização para que as pessoas possam entender que a vida animal também é uma vida, que a gente tem que valorizar. Então a nossa proposta é fazer essas ações integradas, hoje diante da situação de maus-tratos que ocorreu recentemente, mas com a intenção de repetir ao longo do ano”, disse Bianca.


A diretora do Departamento de Bem-Estar Animal (Debea) da Semma, Chrystiane Gotardelo, explica que a blitz foi realizada em uma área com grande incidência de abandono de animais, que também é uma forma de maus-tratos. “Tanto a região do Alto Tarumã como do Atuba são locais com muito abandono, talvez pela proximidade com a Estrada Ecológica e Parque das Águas. A ação é para conscientizar e sensibilizar a população em relação ao cuidado com os animais e a guarda responsável”, explicou.


Segundo Chrystiane, as políticas públicas em prol dos animais avançaram bastante, mas ainda não há programas federais para auxiliar as prefeituras. “Tudo que a prefeitura faz hoje é de recurso próprio ou do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Pinhais hoje é um dos municípios do Brasil mais avançados nesse sentido. Temos legislação para programa de castração, para os pitbulls e pela questão específica de maus-tratos, apoio às protetoras, então, estamos bem, querendo avançar ainda mais”, ressaltou. A população pode contribuir em defesa do bem-estar animal, reforçou Christiane, principalmente por meio do canal de denúncias (veja abaixo).


Exemplos de maus-tratos

Segundo a Lei Municipal n.º 2.154/2019, as situações de maus-tratos incluem negligência ao bem-estar animal, como deixar de acionar médico-veterinário quando necessário; abandonar animais em qualquer logradouro ou local privado; privar o animal de água ou alimentação adequadas ao seu porte e espécie; agredir física ou psicologicamente os animais, ou praticar qualquer ato de crueldade contra eles. A legislação prevê ao infrator: pena educativa, multa e perda definitiva do animal.

 

Serviço

As situações de maus-tratos a animais podem ser denunciadas ao Debea:

Pela internet

Pelo telefone: (41) 3912-5100

Presencialmente: sede da Semma, Rua Cairo, 76, Pineville

 

 

 

 

Foto: Prefeitura de Pinhais


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page