top of page

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • há 9 minutos
  • 1 min de leitura

13/05/2025


Quem indicar que não autorizou desconto poderá pedir reembolso



A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações irão receber uma notificação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS.

 

Na mensagem, irão constar os descontos (valores) e os nomes das entidades.

 

O aposentado ou pensionista que for notificado deverá indicar se autorizou ou não o desconto já na quarta-feira (14). 

 

Se o beneficiário informar que não autorizou, poderá pedir o ressarcimento dos valores também na quarta-feira.

 

No total, segundo o INSS, 9 milhões de beneficiários receberão a mensagem.

 

Os aposentados e pensionistas vítimas de descontos não autorizados de mensalidades associativas serão ressarcidos pelos prejuízos sofridos entre março de 2020 e março de 2025.

 

Alerta

O INSS alerta que:

 

A notificação será enviada somente pelo aplicativo Meu INSS

Não haverá contato por telefone, envio de SMS para celular. O INSS não tem intermediários.

Em caso de dúvida, ligue para central de teleatendimento 135. A central funcional de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Acesse o aplicativo Meu INSS para facilitar que as notificações apareçam automaticamente em seu celular.

Como será o reembolso

Assim que o beneficiário informar que não autorizou o desconto, o INSS irá acionar a associação para que faça o pagamento e apresente documentação.

 

O instituto informa que o aposentado e pensionista não precisa apresentar qualquer documento.

 

A associação terá 15 dias úteis para fazer o pagamento. As que não realizarem serão acionadas judicialmente.

Últimas Notícias

bottom of page