Horta Campo Belo faz a 100ª doação de alimentos e transforma antigo lixão em espaço de solidariedade
- há 22 minutos
- 2 min de leitura
12/08/2026

A Horta Campo Belo, inaugurada pelo prefeito Eduardo Pimentel em setembro de 2025, alcançou a marca de 100 doações de alimentos produzidos pela própria comunidade. O espaço, que antes era utilizado como ponto de descarte irregular de resíduos, hoje é um local de produção de alimentos, convivência, sustentabilidade e solidariedade.
Com 1.700 metros quadrados, a horta beneficia diretamente 25 famílias da região. São 75 canteiros de hortaliças, distribuídos em 900 metros quadrados, e um pomar de aproximadamente 800 metros quadrados, com árvores frutíferas cítricas e nativas e espécies de ciclo anual cultivadas em modelo agroflorestal.
Parte dos alimentos produzidos é consumida pelas famílias que participam da horta. O excedente é destinado a instituições de caridade, casas de repouso e espaços de acolhimento, contribuindo para reforçar a alimentação das pessoas atendidas.
“Essa 100ª doação mostra que estamos falando de muito mais do que uma horta. É uma rede de solidariedade que nasce dentro da própria comunidade. Os moradores produzem alimentos frescos e seguros, melhoram a própria alimentação e ainda compartilham o que produzem com quem precisa”, afirma o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho.
Convivência
Para o coordenador da Horta Campo Belo, Edson Reis Batista, um dos principais resultados do espaço é a convivência entre pessoas de diferentes gerações.
“Temos crianças, jovens, adultos e idosos interagindo, convivendo, trocando ideias e aprendendo uns com os outros. É muito gratificante ver a transformação do lugar e saber que aquilo que produzimos também pode ajudar outras pessoas”, diz.
Segundo Edson, o espaço também mudou a relação da comunidade com o terreno. O local que antes era evitado pelos moradores hoje recebe famílias que passam pela ciclovia, visitam a horta e acompanham o desenvolvimento dos cultivos. O pomar já conta com mais de 50 árvores frutíferas plantadas.
Sustentabilidade
A Horta Campo Belo também conta com compostagem de resíduos orgânicos e uma colmeia de abelhas nativas sem ferrão, que contribui para a polinização e a produtividade dos cultivos.
O investimento da Prefeitura de Curitiba na implantação da horta foi de aproximadamente R$ 22 mil, utilizados na aquisição de terra preta, blocos de concreto, mudas, calcário, colmeia de abelhas nativas e materiais para cercamento.
“A transformação dessa área mostra como a segurança alimentar também passa pela ocupação qualificada dos espaços da cidade. Um lugar que antes era um ponto de descarte hoje produz alimentos, promove convivência, valoriza a biodiversidade e ainda gera solidariedade”, reforça Leverci.







Comentários