top of page

Fux é sorteado relator de ação que busca acesso a visitas de esposa de Moraes ao Senado

há 30 minutos
1 min de leitura

22/09/2026


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux foi sorteado relator do mandado de segurança que busca obrigar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a liberar informações sobre as entradas e saídas da mulher de Alexandre de Moraes, Viviane Barci de Moraes, e do banqueiro Daniel Vorcaro das dependências do Senado.


Moraes havia sido sorteado relator no dia 18, mas, na última segunda-feira, 21, ele se declarou suspeito para julgar o caso.


O pedido foi feito pelo vereador de Curitiba Guilherme Kilter (Novo), candidato a deputado federal, após ter um pedido com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) negado pelo Senado.


O argumento da negativa foi que os dados de acesso de pessoas às dependências do Senado são informações de caráter pessoal.Após a negativa do Senado, Kilter acionou a Justiça Federal do Paraná, que declarou sua incompetência para julgar o caso.


A juíza Thais Sampaio da Silva Machado entendeu que apenas o Supremo pode julgar um mandado de segurança contra ação do presidente do Senado.

 

Créditos: Estadão Conteúdo

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page