Estado libera mais R$ 25,2 milhões para fortalecer políticas públicas para as mulheres
- há 3 horas
- 2 min de leitura
12/02/2026

O Governo do Estado aprovou em fevereiro oito deliberações do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná (CEDM/PR). As medidas totalizam R$ 25,2 milhões em investimentos, provenientes do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher, e visam o fortalecimento das políticas públicas, a ampliação da rede de proteção e a promoção da autonomia feminina em todo o Estado.
Serão contemplados programas e ações estratégicas voltados ao fortalecimento institucional, à formação e à promoção da autonomia das mulheres. Entre eles, está a construção do Plano Estadual dos Direitos das Mulheres 2026–2029, que irá orientar as políticas públicas e definir diretrizes para os próximos anos, além do apoio à manutenção e funcionamento do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.
Os investimentos garantem, também, a continuidade do programa Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino, em parceria com universidades estaduais, O projeto Sementes do Bem-Viver, com o IDR-Paraná, atividades de formação de conselheiras municipais dos Direitos da Mulher, fortalecimento da rede de proteção e defesa dos direitos das mulheres nos municípios, e custeio de estruturas da rede, ampliando a capacidade de atendimento e proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade e violência.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte, destacou a importância dos investimentos nesta pasta. “Por meio de uma série de ações conjuntas, e com apoio da sociedade através do Conselho, estamos fortalecendo uma política estruturante, que chega aos municípios, amplia a rede de proteção e cria oportunidades para que as mulheres tenham mais autonomia, segurança e acesso a direitos em todas as regiões do Paraná”, disse.
A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e diretora de Políticas para as Mulheres da Semipi, Mariana Neris, ressaltou o caráter coletivo das decisões. "Temos reafirmado que o lugar da mulher também é no orçamento público — e isso vem se concretizando por meio das ações do Governo do Estado, especialmente pela atuação da Semipi, que desde 2023 tem ampliado de forma consistente os recursos destinados às políticas para as mulheres. Esse compromisso orçamentário demonstra que estamos criando as condições necessárias para que as mulheres avancem a novos patamares de participação, livres de toda forma de violência e com oportunidades reais para desenvolver plenamente seu potencial", afirmou
Foto: Robson Mafra/SEMIPI








