Escultura em homenagem a Jaime Lerner começa a ganhar forma
- há 32 minutos
- 2 min de leitura
21/02/2026
Foram fundidos 200 quilos de bronze para formar a peça

A Prefeitura de Curitiba vai prestar homenagem a um de seus gestores mais emblemáticos. O ex-prefeito, arquiteto e urbanista Jaime Lerner (1937-2021) ganhará uma escultura no calçadão da Rua XV de Novembro, ponto de partida das revoluções urbanísticas implementadas ao longo de seus três mandatos.
Nesta sexta-feira (20/2), 200 quilos de bronze que darão forma à peça foram fundidos no ateliê do Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, etapa acompanhada de perto pelo escultor Elvo Benito Damo, responsável pela criação.
Com equipamentos de proteção e muita precisão técnica, a equipe do ateliê trabalhou com o metal a mais de 1.100 graus Celsius. Em estado líquido, o bronze foi derramado em oito moldes que, depois de finalizados e unidos, formarão a imagem do urbanista. A obra será inaugurada pelo prefeito Eduardo Pimentel no fim de março, dentro da programação dos 333 anos da cidade.
Como será
A escultura retratará Lerner sentado em um banco de sua própria autoria, o toinoinoin, segurando um lápis e um caderno aberto. Na página, em relevo, estará inscrita a frase “Quem cria nasce todo dia”, escolhida pela família. O toinoinoin é uma peça de design com caráter lúdico, assinada pelo arquiteto e urbanista. Nela, o público poderá se sentar e interagir com a escultura.
A homenagem será instalada no trecho central do calçadão, em frente à Galeria Ritz, entre a Rua Dr. Muricy e a Avenida Marechal Floriano Peixoto. A localização foi definida em conjunto pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e pela família Lerner.
“Será uma homenagem emocionante, pois a escultura está sendo feita no ateliê que tem origem no Centro de Criatividade do Parque São Lourenço, espaço criado por de Jaime Lerner em 1973, na primeira gestão como prefeito e que formou gerações de grandes artistas, entre eles o próprio Elvo", destacou o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior.









Comentários