top of page

Escola Municipal Joana Raksa é reformada e ampliada para atender mais estudantes

  • admjornale
  • há 33 minutos
  • 3 min de leitura

27/11/2025


ree

O ano letivo de 2026 vai começar com novidades para os mais de 800 estudantes da Escola Municipal Joana Raksa, no Caximba (Regional Tatuquara). A Secretaria Municipal de Obras Públicas concluiu nesta semana a reforma e ampliação da unidade, que permitirá ampliar a oferta de vagas na região.


 A intervenção integra o Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba (PGRC), que está transformando a região com obras de infraestrutura, reassentamento de famílias, recuperação ambiental e ações articuladas nas áreas de habitação, educação, cultura e participação social.

A partir de agora, a escola será equipada e preparada pela Secretaria Municipal da Educação. Localizada na Rua Francisca Beralde Paolini, nº 99, a Joana Raksa é a escola mais distante do Centro entre as 185 da rede municipal, inaugurada em 2004.


Bairro em construção


Com maior capacidade de atendimento, a escola ficará apta a receber os estudantes filhos das famílias que estão sendo reassentadas no novo bairro em construção na região.


Até o momento, 332 famílias já receberam suas novas moradias. Até o fim de dezembro, serão entregues mais 146 unidades, totalizando 478 residências e comércios concluídos no PGRC. Outras 293 unidades estão em construção e mais 440 serão iniciadas em breve. Paralelamente, seguem as obras de pavimentação, drenagem, iluminação e redes de serviços públicos.


O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, ressalta que a entrega reforça o conjunto de melhorias em andamento no bairro.

“A ampliação da escola acompanha o avanço das novas moradias e da urbanização do Caximba, garantindo estrutura pública de qualidade para as famílias que estão chegando ao novo bairro”, afirma Jamur.

A escola atende turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ampliação inclui quatro novas salas de aula, um refeitório, quatro sanitários, depósito, cisterna de incêndio, calçadas em paver e um espaço dedicado à prática de capoeira, totalizando 580 m² de área construída.


Espaço para capoeira


Um dos destaques é justamente o novo espaço da capoeira, integrado às ações socioculturais do PGRC para valorizar o patrimônio cultural. O local será utilizado em atividades regulares orientadas pelas diretrizes pedagógicas da Secretaria Municipal da Educação, incorporando a capoeira ao cotidiano escolar e à vivência comunitária.


Segundo o engenheiro fiscal da obra, Tadeu Morais de Castro, do Departamento de Edificações da Smop, além dos novos espaços, a escola também ficou mais segura. “A unidade recebeu um sistema de hidrantes para prevenção e combate a incêndio, passou a contar com uma cisterna de 8 mil litros e ganhou um conjunto de motobombas para alimentar três hidrantes.”


As obras foram executadas sem interromper o funcionamento da escola, o que exigiu planejamento cuidadoso para garantir o isolamento adequado das áreas, segurança dos acessos e manutenção da rotina escolar.


Desempenho dos estudantes


Jean Pierre Neto, secretário municipal da Educação, destacou a importância de ambientes renovados no desempenho dos estudantes.

“Nossos alunos e professores precisam de ambientes adequados, seguros e confortáveis. Isso reflete no rendimento dos estudantes”, afirma o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.

Balanço


A Secretaria da Educação já realizou 1.027 reformas e revitalizações em escolas e CMEIs, com investimento de R$ 32 milhões em serviços de pintura, melhorias em pisos, telhados, banheiros, muros, refeitórios, fraldários, solários e parquinhos.


As obras do PGRC têm financiamento da AFD e contrapartida do município. A coordenação é da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), com apoio da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), na área ambiental e de obras, e da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), na área social, a partir de projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

 

 

 

Foto: Divulgação


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page