Em quatro dias, Poupatempo em Rio Bonito do Iguaçu atendeu 114 pessoas
- admjornale
- há 17 minutos
- 4 min de leitura
19/11/2025

A unidade itinerante do Poupatempo Paraná em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, já atendeu 114 pessoas até esta quarta-feira (19) com diversos serviços que vão desde a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de conta da Copel, entre outros 200 serviços à disposição. A unidade está instalada atrás da Paróquia Santo Antônio de Pádua, próximo à prefeitura e ao “Centro Cívico” provisório da cidade.
O Poupatempo Paraná em Rio Bonito do Iguaçu começou com os atendimentos em 13 de novembro, menos de uma semana após o tornado que atingiu a cidade, e funciona de segunda (a partir das 13h) a quinta-feira. O objetivo é apoiar a população com a emissão de documentos para que possam acessar serviços públicos e benefícios do Governo do Estado, como o auxílio de R$ 1 mil por até seis meses, e do governo federal, como o CadÚnico.
A supervisora de atendimento da unidade itinerante, Denise Antunes, destacou o trabalho de busca ativa feito pela equipe do Poupatempo para auxiliar os moradores. Na terça-feira (18), mais de 30 atendimentos foram realizados. Até o início da tarde de quarta-feira (19), já tinham sido registrados 50 novos atendimentos.
“Colocamos a equipe na rua para chamar o pessoal e divulgar o Poupatempo, porque nem todo mundo sabia qual era a nossa função, o nosso papel, e hoje tivemos um retorno maravilhoso. Quando chegamos, já tinha bastante gente para atendimento querendo a nova CIN, auxílio com documentação”, afirmou. “Está muito legal e continuamos aqui para ajudar no atendimento à população.”
O objetivo principal do Poupatempo Paraná é desburocratizar o atendimento ao cidadão. “A nossa ideia é viabilizar tudo de forma rápida. É claro que precisa da documentação, de ter tudo certinho, mas buscamos agilizar a vida do cidadão para que ele possa conseguir a documentação, o serviço que ele precisa, e sair satisfeito daqui”, acrescentou.
A maior parte dos atendimentos foi para fazer a Carteira de Identidade, com 63 solicitações, mas também há muita procura por segundas vias de tarifas, para que as famílias tenham comprovante de residência. Além do Poupatempo, Rio Bonito do Iguaçu recebeu um módulo da Polícia Civil, também para a confecção do documento de identidade. No local, desde o dia 11 de novembro, outros 176 documentos foram emitidos.
E a satisfação de quem busca a unidade para “resolver a vida” é grande. Juliano Diefethler, 40 anos, teve a casa afetada pelo tornado. Apesar de não ter perdido os documentos, ele decidiu utilizar o serviço facilitado para atualizar a documentação. “O meu ‘RG’ ainda era o antigo, tinha mais de 20 anos. Como agora tem a possibilidade de fazer o novo, eu aproveitei e vim fazer. Fui bem atendido. As meninas me trouxeram para cá e eu fiz na hora. Em 10 minutos estava feito”, ressaltou.
“É bom porque a gente ficou sem nada aqui em Rio Bonito. Tudo que tinha de órgão público que dava assistência para o pessoal, o vento levou, foi embora. O trabalho que está sendo feito aqui é muito bom para o pessoal, que não precisa se deslocar para outra cidade, que é mais longe, e em gente que nem tem como se deslocar”, complementou.
A família do Wilmar Feltrin, 47 anos, veio em peso para atualizar a documentação. Ele, a esposa e a filha também já fizeram o processo de emissão da CIN e agora aguardam a entrega da documentação. “Deu tudo certo, conseguimos resolver e o atendimento foi bom. Nós soubemos desse espaço pela internet e decidimos aproveitar. É muito importante esse espaço, senão seria bem mais difícil”, opinou.
FUNCIONAMENTO – Onze servidores foram deslocados de outras unidades fixas para Rio Bonito do Iguaçu, sendo dez atendentes e um técnico de tecnologia da informação. O atendimento funciona da seguinte maneira: na segunda, a partir das 13h; terça, quarta e quinta, das 8h às 17h; e sexta das 8h às 13h.
O rodízio das equipes ocorre semanalmente: a cada sexta-feira, o grupo retorna a Curitiba e uma nova equipe assume as atividades na segunda-feira seguinte. Além do atendimento presencial, quatro totens de autoatendimento também serão disponibilizados, permitindo o acesso a outros serviços digitais do Governo do Estado.
CENTRO CÍVICO – Criado de forma emergencial após o tornado, o “Centro Cívico” de Rio Bonito do Iguaçu concentra os principais serviços destinados à população atingida, incluindo a unidade do Poupatempo Paraná. O espaço funciona em frente ao Paço Municipal, prédio público que nesta quarta-feira (19), tem 56 presos do sistema prisional do Estado atuando em um mutirão para recuperar o prédio. O objetivo é que com o espaço recuperado, os serviços da prefeitura retornem ao centro da cidade, já que por conta do tornado foi preciso deslocar as equipes para cidades vizinhas.
POUPATEMPO PARANÁ – O Poupatempo Paraná é um novo modelo de atendimento presencial integrado do Governo do Estado, que concentra serviços de diferentes órgãos e autarquias em um só local. A primeira unidade foi inaugurada no dia 2 de outubro em Curitiba. Até o momento, além da capital (que já tem duas unidades em operação), Londrina, Ponta Grossa e São José dos Pinhais já estão com unidades funcionando. O objetivo é ampliar a oferta de serviços públicos de forma mais ágil, acessível e próxima do cidadão.
Foto: Geraldo Bubniak/AEN






