top of page

Defesa Civil monitora o clima no Litoral com sistemas de alerta à população

  • admjornale
  • há 42 minutos
  • 2 min de leitura

08/01/2026


A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná está fazendo o monitoramento constante das condições climáticas no Litoral do Estado durante o Verão Maior Paraná, para garantir a segurança e integridade dos veranistas que aproveitam a temporada nas praias e de moradores. O órgão do Governo do Estado envia alertas a quem está na região em caso de eventos severos, como chuvas, raios e tempestades.


Os alertas chegam diretamente aos celulares de turistas e moradores de duas maneiras: por SMS, para quem cadastra o CEP do local onde está ficando no número 40199, ou através do sistema Cell Broadcast, que envia a mensagem a todos que estão na região, sem necessidade de cadastro prévio.


O recurso utiliza as antenas de telefonia celular para fazer o disparo da mensagem que se sobrepõe à tela do aparelho de quem estiver no perímetro do disparo, com o alerta aparecendo na tela do aparelho mesmo que a pessoa esteja usando outro aplicativo. Ele indica eventos de natureza severa e que requerem atenção da população.


“Fazemos esse monitoramento em todo o Estado, mas estamos com atenção especial no Litoral durante a temporada por causa do fluxo de turistas, para que todos possam aproveitar a praia e os shows do Verão Maior com tranquilidade”, destaca o coordenador-executivo da Defesa Civil Estadual, coronel Ivan Ricardo Fernandes.


Ele explica que os alertas são enviados, em média, com uma hora de antecedência, para que as pessoas possam se preparar para achar um local seguro. “Se a pessoa tiver um telefone com tecnologia 4G ou 5G, ela consegue receber esse alerta independentemente de cadastro. O sistema envia uma orientação sobre qual procedimento adotar em função do evento meteorológico previsto", diz.


“A mensagem é invasiva, ela se sobrepõe a qualquer aplicativo que a pessoa esteja usando no momento. Nela, consta a orientação de comportamento, como por exemplo, 'busque um abrigo', caso a pessoa esteja em local aberto como a orla da praia", ressalta o coronel. “Uma hora é tempo suficiente para buscar um local abrigado. Portanto, não precisa se assustar, a informação chega com antecedência e traz o procedimento exato a ser adotado", acrescenta.

 

 

 

 

Foto: Felipe Henschel/AEN

 

 


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page