Curitiba fortalece ecossistema Vale do Pinhão e ganha o Oscar Mundial da Inovação
- admjornale
- há 2 horas
- 4 min de leitura
30/12/2025

O Vale do Pinhão da Prefeitura de Curitiba manteve-se em 2025 como um dos mais relevantes ecossistemas de inovação do País e do mundo. Em novembro, recebeu sua maior premiação, o Gimi Awards, Oscar Mundial da Inovação. Em setembro, Curitiba foi a única cidade com o Selo Diamante para Ecossistema de Inovação do Connected Smart Cities, principal reconhecimento no Brasil.
Atualmente, o Vale do Pinhão, que engloba a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, concentra cerca de 9,1 mil empresas de tecnologia da informação, 670 startups, 62 instituições de ensino superior e aproximadamente 33 entes de investimento, crédito e fomento.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, os resultados mostram uma Curitiba preparada para competir com os melhores ecossistemas do mundo.
“O Vale do Pinhão consolida um ambiente que aproxima empreendedores, investidores e instituições públicas. O objetivo é fazer com que a cidade continue atraindo negócios e gerando impacto positivo na vida das pessoas”, afirmou.
Incentivo ao empreendedorismo
Os 118 eventos de empreendedorismo e inovação promovidos pela Agência Curitiba em 2025 reuniram 11.993 participações presenciais, além das transmissões online.
Em sua 7ª edição, o Prêmio Empreendedora celebrou o talento e a determinação das 164 inscritas, de 12 municípios da RMC, à frente dos seus empreendimentos.
Maritânia Aparecida Figueiredo, a Tânia, proprietária de uma casa de massas ganhou primeiro lugar na categoria média grande empresa.
“Uma coisa que eu sempre digo é que Deus quer muito, mas a gente tem que fazer a nossa parte. Então é um conjunto, você ter fé e você ter força também e o querer. Não é só falar, é fazer, é acordar”, orienta.
Durante outubro, o programa curitiba empreendedora promoveu eventos voltados a diferentes perfis de empreendedores.
Foram 11 espaços empreendedor em funcionamento, com 5.382 pessoas atendidas e 14.458 atendimentos realizados. O trabalho resultou em 311 formalizações de empresas, 272 regularizações de negócios e R$ 209 mil em crédito liberado para empreendedores curitibanos.
Entre as atividades do Mês do Empreendedor, o Espaço Empreendedor Móvel circulou por diversas regiões. Foram 266 pessoas atendidas e 780 soluções e serviços oferecidos, incluindo formalização e regularização de MEIs, orientação para abertura de empresas e consultoria sobre crédito e microcrédito.
A Jornada do Empreendedor Imigrante trouxe palestras inspiradoras e atendimentos multilíngues, com assessoria jurídica e encaminhamento para crédito para quem busca empreender em Curitiba vindo de outros países.
No Feirão de Crédito e Quitação de Dívidas, foram encaminhadas 62 propostas para a Fomento Paraná, com 15 créditos aprovados e mais de R$ 209 mil liberados, além do suporte para renegociação de débitos.
O programa Empreendedorismo na Escola, impactou mais de 2 mil estudantes de 11 escolas municipais, além de estudantes da EJA e imigrantes.
A Feira de Empreendedores do Vale do Pinhão recebeu 250 inscrições.
De Curitiba para o mundo
O Invest Curitiba fortaleceu a presença internacional da cidade ao estabelecer parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). A iniciativa BioCidades Empreendedoras incubou 32 startups de impacto ambiental.
Em agosto, a Agência Curitiba teve estande no Rio Innovation Week, com apresentação de iniciativas da Prefeitura. Startups representando Curitiba também tiveram a oportunidade de expor projetos, atrair novos investidores e estreitar laços com outros agentes do ecossistema de tecnologia. Participaram do estande: Partuu, Planejadin, Munai, Nenemann, Wikitravel.ai, SuperBi, Central Server, Monitorai Gestão de Ativos, Brainzz, Vietech, Startupedi e Serra Verde/Mar-Tha Ri
O worktiba recepcionou mais 23 negócios e chegou ao total de 52 startups residentes em 2025.
Edição histórica do Pitch Vale do Pinhão
A edição do Pitch Vale do Pinhão foi uma das maiores já realizadas, com mais de 40 apoiadores nacionais, 42 jurados e 24 competidoras finalistas. A grande vencedora da disputa foi a startup Mell.ro, com uma solução para locação aliada a garantias.
“O Vale do Pinhão oferece muito mais do que um apoio superficial. Aqui, o suporte é real”, afirmou Osni Passos, CEO e fundador da startup, logo após receber o prêmio.
Ponto de conexão
O Pinhão Hub celebrou um ano e meio como vitrine da inovação curitibana, recebendo visitas de comitivas nacionais e internacionais e se consolidando como ponto de conexão para governos, universidades e empresas. São 34 empresas e startups residentes no Hub.
Prêmios
A Agência Curitiba foi a entidade pública mais inovadora do mundo no Gimi Awards, vencendo Polícia de Dubai e Ministério de Infraestrutura e Energia dos Emirados Árabes na premiação de Cambridge, Estados Unidos.
O período marcou ainda importantes reconhecimentos para Curitiba, entre eles o de terceira Melhor Cidade do Brasil para Startups, no relatório StartupBlink de 2025, e o de Melhor Coleta de Resíduos e Serviço de Água e Esgoto, no ranking Connected Smart Cities.
Apoio às empresas
No Tecnoparque, 12 oficinas reuniram 102 pessoas físicas e 65 jurídicas. O programa recebeu 25 propostas de adesão e entregou 16 certificados para novas empresas durante o Smart City Expo.
Para o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, os avanços refletem a força da articulação entre poder público, iniciativa privada e academia.
“O Vale do Pinhão não é apenas um conjunto de programas. É uma cultura de inovação que se espalha pela cidade, gera oportunidades e reforça a confiança de investidores e empreendedores em Curitiba”, destacou.
Além das 10 edições do Paiol Digital e do Business Round, a Agência encerrou o ano com o Conexões Vale do Pinhão, que lotou a Ópera do Arame com palestras de Ilan Kriger (Moço do Eu Te Amo), Alan Barros (Aceleraí), Guilherme Carrasco (Ademicon) e o casal Malvino Salvador e Kyra Gracie, numa noite de inovação, empreendedorismo e inspiração dia 27 de novembro.
Principais resultados do ano
9,1 mil empresas de TI, 670 startups e 185 ambientes de inovação
164 inscrições no Prêmio Empreendedora
118 eventos e 11.993 participações presenciais
224.143 atendimentos nos espaços empreendedor
3.426 formalizações de MEIs
32 startups incubadas pelo BioCidades Empreendedoras
52 startups residentes no worktiba
16 empresas certificadas no Tecnoparque
Parcerias internacionais consolidadas e reconhecimento em rankings globais
Foto: Gilson Abreu








