top of page

Calçada Ecológica: concreto produzido pela Prefeitura de Pinhais reforça ações contra alagamentos

  • admjornale
  • há 46 minutos
  • 2 min de leitura

06/02/2026


Com mais de 17 km de calçadas executadas no ano passado, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) segue produzindo conforto e acessibilidade nos passeios da cidade, ao mesmo tempo em que reforça o combate a alagamentos. Isso porque o município produz, a partir de uma usina própria, o concreto poroso utilizado na chamada ‘calçada ecológica’. Em 2026, recebem novo calçamento, com cerca de 1km já executado, as ruas Ipê e Nicarágua, além do entorno da Praça Elis Regina.


O concreto poroso tem característica permeável, feito a partir da mistura de cimento, pedrisco e água. É esta permeabilidade que garante maior absorção da água das chuvas, sendo um importante componente no sistema de drenagem das vias públicas. Além disso, o preparo das bases das calçadas também reaproveita material retirado dos rios, nas limpezas que ocorrem durante o ano todo.


Com maquinário próprio, o ritmo de trabalho e a aplicação das melhorias na infraestrutura urbana também é agilizado, e em larga escala. A depender da demanda, saem até quatro caminhões-betoneira por dia, ou seja, 28 m³ de concreto/dia, para a confecção e manutenção do calçamento público.


Outra vantagem ecológica: a produção do concreto poroso usa menos água que o comum. “Pode-se dizer que usa cerca de 1/3 da quantidade de água de um concreto comum”, explica o operador da usina de concreto, Paulo Osíris. “O concreto comum é bem plástico, como o que a gente vê um pedreiro fazer num carrinho-de-mão. Esse não, esse vai para o caminhão-betoneira e quando vai para o trecho [via], é uma pasta, quase uma farofa, por isso precisa ser compactado na aplicação”, exemplifica o servidor.


Atuando desde 2010 como servidor público da Prefeitura de Pinhais, Paulo Osíris já participou de todo o processo do calçamento feito pela Semop. “Fazendo o concreto aqui e trabalhando no trecho também”, conta. “O que é feito aqui [usina] é a mistura para fazer o concreto poroso, para o calçamento, e outros tipos para atender situações como o conserto de calçada ou fazer rampas de acessibilidade”, acrescenta.


Acompanhe todas as obras públicas em Pinhais pelo sitemídias sociais da prefeitura e Portal da Transparência.

 

 

 

Foto: Prefeitura de Pinhais


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page