top of page

Atuação de Romanelli sobre pedágios recebe elogios públicos de Ricardo Espinosa na Rádio Paiquerê

  • admjornale
  • há 10 minutos
  • 2 min de leitura

06/02/2026


A atuação firme e vigilante do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSD) em defesa dos usuários das rodovias paranaenses ganhou destaque e elogios públicos do jornalista Ricardo Espinosa, durante comentário veiculado na Rádio Paiquerê, de Londrina. Ao abordar a implantação de novos sistemas eletrônicos de cobrança de pedágio no Paraná, Espinosa ressaltou a importância do posicionamento do parlamentar e a sua postura ética e transparente na vida pública.


Romanelli encaminhou um pedido de explicações à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) questionando o modelo de cobrança eletrônica que vem sendo apresentado pelas concessionárias como free flow. Segundo o deputado, o sistema anunciado não corresponde ao conceito real do free flow, que prevê pagamento proporcional ao trecho percorrido, e não a cobrança de tarifa cheia, como está sendo proposta.


“O que está sendo colocado em prática pode se transformar em uma indústria de multas, penalizando diretamente o motorista”, alertou Romanelli. Pelo modelo em discussão, o usuário que não realizar o pagamento em até 30 dias poderá receber multa de R$ 193 e cinco pontos na carteira de habilitação.


Além disso, o deputado questiona o fato de o sistema ainda não ter aprovação definitiva da ANTT e nem contrato formalizado, apesar de já estar em fase de implantação. Romanelli também cobra transparência quanto ao reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos, uma vez que a redução de custos operacionais das concessionárias deveria resultar em diminuição do valor da tarifa.


Durante o comentário na Rádio Paiquerê, Ricardo Espinosa fez um elogio direto e enfático ao deputado. “Se não tivermos alguém como o Romanelli para nos representar e defender os nossos direitos, podemos perder outra vez. Ele está atento, não aceita conchavos, atende a todos com a porta aberta e dá orgulho aos paranaenses”, afirmou o jornalista, destacando a seriedade e a coerência do parlamentar.


Romanelli também lembra que o pagamento em moeda nacional é uma garantia constitucional e que os meios eletrônicos não podem substituir esse direito, especialmente em regiões onde o acesso à tecnologia ainda é limitado.


Líder da bancada do PSD na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado defende que a modernização das rodovias é necessária, mas precisa ocorrer com diálogo, segurança jurídica e garantias reais de benefício à população. “Inovação não pode significar prejuízo para o cidadão”, reforça.


Foto: Divulgação


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page