Um campeão que perdeu para seus excessos


Tommy David Morrison viveu de 1969 a 2013 e foi um boxeador profissional americano que competiu de 1988 a 1996 e manteve o título de peso pesado da WBO do ano 1993. Ele se aposentou do boxe em 1996 quando apresentou em seu organismo o HIV. Morrison além dos ringues também é conhecido por estrelar ao lado de Sylvester Stallone no filme de 1990 Rocky V.

Morrison já havia tentado um retorno ao boxe em 2006, alegando que ele havia feito um novo teste de HIV e que disse ter dado negativo. Mas em agosto de 2013, a mãe de Morrison anunciou que seu filho estava nos estágios finais da AIDS e morreu em 1 de setembro de 2013, por causa da doença.

Ele nasceu em Gravette, Arkansas. Sua mãe, com nome de Diana, era descendente de nativos americanos, enquanto seu pai era de descendência escocesa. Morrison foi criado no condado de Delaware, Oklahoma, passando a maior parte de sua adolescência em Jay.

O apelido de Morrison, "The Duke", baseia-se na afirmação de que ele tinha um parentesco com a estrela de Hollywood John Wayne. O irmão mais velho de Morrison, Tim Jr, morreu e o pai de Morrison convidou a praticar boxe aos dez anos de idade. Aos 13 anos, Morrison afirmou que usou uma identificação falsa e entrou em quinze concursos "duros" (a idade mínima para os competidores era de 21). Ele disse mais tarde ao New York Times que ele perdeu apenas uma dessas supostas partidas.

Já em 1988, Morrison conquistou o Título de peso-pesado Regional - Luvas de Ouro de Kansas City de Donald Ellis e avançou para as Luvas de Ouro Nacionais em Omaha, Nebraska, onde perdeu em uma decisão dividida para Derek Isaman. Duas semanas depois, Morrison participou das provas ocidentais em Houston, Texas, conquistando o título de campeão dos pesados e conquistou o "The Most Outstanding Fighter" do torneio. Duas semanas depois, nos Jogos Olímpicos de Concord, Califórnia, Morrison perdeu em uma decisão dividida para Ray Mercer, que mais tarde ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Seul. Seu registro profissional e amador combinado é 343-24-1, com 315 vitórias por nocaute.

Morrison começou sua carreira profissional de boxe em 10 de novembro de 1988, com um nocaute na primeira rodada de William Muhammad, na cidade de Nova York. Três semanas depois, ele marcou outro nocaute na primeira rodada. Em 1989, Morrison teve 19 vitórias e sem perdas, 15 por nocaute.

Em 1989, o ator Sylvester Stallone observou um dos combates de Morrison. Stallone organizou um roteiro lendo e lançando Morrison no filme Rocky V como Tommy "The Machine" Gunn, um jovem e talentoso protegido do aposentado Rocky Balboa. Ele tirou uma pausa de seis meses do boxe para trabalhar no filme em 1990.

Em 1991, Morrison conquistou lutas contra os oponentes James Tillis e o ex-campeão mundial Pinklon Thomas. Ele teve a oportunidade de enfrentar o lutador invicto Ray Mercer, titular do título WBO em um cartão no Pay Per View, realizado em 18 de outubro de 1991. Morrison sofreu a primeira perda de sua carreira, perdendo por nocaute no 5º round.

Depois dessa derrota ele teve mais seis vitórias em 1992, incluindo lutas com Art Tucker e Joe Hipp, que mais tarde se tornou o primeiro nativo americano a desafiar o título mundial de pesos pesados.

Na luta de Hipp, realizada em 19 de junho de 1992, Morrison estava sofrendo do que foi descoberto mais tarde, uma mão quebrada e o queixo quebrado, mas reagiu para marcar o nocaute na nona rodada. Depois de duas vitórias em 1993, incluindo uma sobre duas vezes o vencedor do título mundial Carl "The Truth" Williams, Morrison encontrou-se lutando pelo título da WBO novamente, contra a lenda do boxe pesado, George Foreman, que estava fazendo um retorno.

Morrison escolheu evitar brigar com Foreman e gastar o boxe de luta de longo alcance. Ele conseguiu bater e se mover efetivamente dessa maneira, e depois de uma luta intimamente combatida, ele ganhou uma decisão unânime de 12 rounds e o título da WBO dos pesados.

A primeira defesa do título de Morrison foi agendada contra Mike Williams, mas quando Williams se não pode lutar, Tim Tomashek ficou para substituir no ringue. Embora Tomashek estivesse preparado para lutar como um plano de backup, alguns relatórios de notícias criaram a impressão de que acabara de ser retirado da multidão. A OMB rescindiu mais a sanção desta luta devido à falta de experiência de Tomashek. Quase imediatamente, fala de uma briga com o campeão do WBC, Lennox Lewis, mas parou quando virtualmente desconhecido Michael Bentt derrotou Morrison. Bentt derrubou Morrison três vezes, e a luta foi interrompida na primeira rodada em frente a um público ao vivo HBO Boxe. Morrison recuperou ganhando três combates seguidos em 1994, mas sua última luta do ano, contra Ross Puritty, terminou com um empate.

Morrison ganhou três lutas em 1995 antes de conhecer Razor Ruddock. Em que, Ruddock deixou Morrison de joelhos no primeiro round, mas Morrison se recuperou para forçar uma contagem permanente no 2º round e competir em termos parciais por cinco rodadas. Na sexta rodada, Ruddock bateu Morrison com uma rápida combinação, mas, como parecia que Morrison estava com problemas, ele respondeu com um tremendo gancho que colocou Ruddock nas cordas. Ruddock recuperou jogos de pernas, mas Morrison levou-o para as cordas e derramou-o com uma grande onda de golpes. Assim que a campainha estava prestes a tocar, o árbitro entrou e declarou Morrison o vencedor pelo TKO.

A luta muito antecipada com Lewis, que também perdeu seu campeonato mundial, finalmente ocorreu na sequência da partida de Ruddock. Morrison foi nocauteado no sexto round.

Em agosto de 2013, Elizabeth Merrill, da ESPN.com, informou que a mãe de Morrison, Diana, revelou que Tommy tinha "soro positivo" e estava "em seus últimos dias". O mesmo artigo também afirmou que a esposa de Morrison, Trisha, não acreditava que Morrison tivesse AIDS.

Em 1 de setembro de 2013, Morrison morreu no Nebraska Medical Center em Omaha, Nebraska aos 44 anos. De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos de Nebraska, a causa de morte de Morrison foi parada cardíaca, resultante de falência multiorgânica por choque séptico causado por uma infecção por Pseudomonas aeruginosa.


(texto traduzido e editado)


Tommy Morrison Vs George Foreman - 1993



Publicidade

Últimas Notícias

banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

23 de Janeiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale