top of page

Deputados propõem suspensão de cortes de energia, água e gás

Medida imita atos do governo francês



Os deputados estaduais Soldado Fruet (PROS) e Delegado Francischini (PSL) apresentaram nesta terça-feira (17) na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei que suspende, por um período de 180 dias, o corte dos serviços de energia elétrica, água e gás no estado do Paraná em virtude da pandemia mundial do COVID-19. A justificativa da proposição é a proliferação do novo coronavírus e as prováveis dificuldades financeiras que a população possa vir a enfrentar, ocasionada pela queda nas receitas em todos os setores produtivos.


“Alguns países da Europa já estão utilizando este método, como França e Itália. Aqui no Brasil, a Câmara de São José do Rio Preto está com esse projeto”, destacou Soldado Fruet, na tribuna da Assembleia Legislativa. Ele relatou que o projeto foi sugerido por um cidadão de Foz do Iguaçu e pediu a colaboração de todos os colegas parlamentares para rápida tramitação e aprovação na Casa de Leis.


Segundo o deputado, a proposta atende a todas as classes sociais, tanto trabalhadores formais quanto informais. “Está vindo uma crise grande por conta dessa questão do coronavírus e a Copel, a Sanepar e a Compagás têm condições de suspender o corte. Não é dar energia, água e gás gratuito”, ressaltou. Como exemplo de segmento que pode ser beneficiado com a iniciativa, o Soldado Fruet citou que a rede hoteleira da região de Foz do Iguaçu, o principal destino turístico do Paraná e um dos maiores do País, está “praticamente quebrada” devido ao cancelamento de voos e reservas em hotéis, o que impacta os demais setores da economia local.

Últimas Notícias

bottom of page