top of page

Resultados da busca

53911 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Drive-thru da Campanha do Agasalho chega à Regional Bairro Novo no sábado

    24/06/2026 Levy Ferreira/SECOM A Fundação de Ação Social (FAS) promove neste sábado (27/6), das 10h às 13h, o terceiro drive-thru da Campanha do Agasalho 2026. A ação será realizada na Rua da Cidadania Bairro Novo, com entrada pela Rua Tijucas, 1.777. No local, será montada uma estrutura com tendas, caixas de coleta, cavaletes e cones para receber os donativos de forma rápida, prática e segura. A população poderá entregar roupas, calçados, cobertores e outros itens de inverno sem precisar sair do veículo. O presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, ressalta que os drive-thrus facilitam a participação da população na campanha ao oferecer uma forma rápida, prática e segura de fazer as doações. “Nossa intenção é aproximar ainda mais a solidariedade das pessoas. Com essa modalidade, o doador pode contribuir sem precisar sair do carro, o que torna o gesto mais simples e acessível.” Os dois primeiros drive-thrus da campanha foram realizados nas regionais Cajuru e Santa Felicidade. A estratégia faz parte das ações da Campanha do Agasalho 2026 para facilitar a arrecadação de doações durante o inverno. Próximas etapas A programação dos drive-thrus seguirá pelas demais regionais da cidade. Além da Regional Bairro Novo, as próximas ações estão previstas para Pinheirinho (11/7), CIC (18/7), Boa Vista (25/7), Tatuquara (8/8), Boqueirão (15/8), Portão (22/8) e Matriz (12/9). A Campanha do Agasalho 2026 foi lançada em 18 de maio e segue até 21 de setembro. Com o slogan “Doe um agasalho. Ganhe um coração quentinho”, a ação tem como madrinha a primeira-dama de Curitiba, Paula Mocellin. A iniciativa ocorre paralelamente à Operação Inverno, que reforça o atendimento à população em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios do ano. Desde o lançamento, a campanha já arrecadou mais de 66 mil peças. Em 2025, a mobilização recebeu mais de 402 mil doações, demonstrando o engajamento dos curitibanos com a causa. Além das contribuições da população, a campanha já recebeu doações das empresas Electrolux, Festval, Colégio Madalena Sofia, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e da Grande Loja Maçônica. Doações por PIX Atualmente a campanha conta com 300 pontos de coleta espalhados em toda a cidade, mantidos por 133 parceiros. Quem não puder participar dos drive-thrus ou entregar itens nos pontos de coleta pode contribuir financeiramente por meio de PIX. As doações podem ser feitas nos valores sugeridos de R$ 5, R$ 10 e R$ 50, ou em qualquer outra quantia. Os recursos são destinados ao Fundo da Fundação de Ação Social e usados no atendimento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pela rede socioassistencial do município. Para participar, basta acessar o site Curitiba Solidária, clicar no card “Doações FAS via PIX”, escolher o valor desejado, realizar o pagamento, enviar o comprovante e informar se a contribuição é feita por pessoa física ou jurídica. No mesmo endereço eletrônico também estão disponíveis a lista completa dos pontos de coleta da Campanha do Agasalho 2026 e o formulário de inscrição para instituições, empresas e organizações interessadas em se tornar pontos de arrecadação. Serviço Drive-thru da Campanha do Agasalho 2026 – Regional Bairro Novo Data: sábado (27/6) Horário: 10h às 13h Local: Rua da Cidadania Bairro Novo Endereço: Rua Tijucas do Sul, 1.777 – Bairro Novo

  • Festival Gastronômico de Santa Felicidade vai reunir 32 estabelecimentos; confira as opções de cardápios

    24/06/2026 Isabella Mayer/SECOM Santa Felicidade, um dos principais destinos turísticos e gastronômicos de Curitiba, será palco da primeira edição do Festival Gastronômico de Santa Felicidade. O evento acontece de 4 de julho a 8 de agosto e vai reunir 32 estabelecimentos em uma programação que celebra a gastronomia, a cultura e a história do tradicional bairro de origem italiana. Realizado pelo Instituto CINC (Centro de Inovação e Cultura) e pela ACISF (Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade), com apoio da Prefeitura de Curitiba, o festival integra a programação oficial do Inverno Curitiba e pretende atrair mais de 50 mil visitantes ao longo de 35 dias. Para o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, o festival representa um novo momento para um dos principais destinos gastronômicos da capital. “Santa Felicidade já é um polo gastronômico consagrado, conhecido em todo o Brasil pela qualidade de seus restaurantes e pela tradição construída ao longo de gerações. Mesmo assim, este é o primeiro festival gastronômico do bairro, uma iniciativa que vem para fortalecer ainda mais a atividade na região e dar o devido destaque à diversidade e à qualidade dos pratos oferecidos pelos estabelecimentos locais. É uma oportunidade de valorizar a história, a cultura e os empreendedores que fazem de Santa Felicidade uma referência para Curitiba e para os visitantes da cidade”, afirma Leverci. A abertura será no dia 4 de julho, no Bosque São Cristóvão, durante a tradicional Festa do Frango, Polenta e Vinho. No local, os visitantes poderão retirar gratuitamente o passaporte oficial do festival, que servirá como guia para explorar os estabelecimentos participantes e registrar as experiências gastronômicas vividas durante o evento. Roteiros gastronômicos Os participantes estarão distribuídos em diferentes rotas temáticas, que incluem restaurantes de culinária italiana, pizzarias, cafeterias, gelaterias, bares, panificadoras e estabelecimentos especializados em gastronomia internacional e alimentação saudável. A cada visita a um dos participantes, o cliente receberá um carimbo no passaporte. Os registros poderão ser trocados por itens colecionáveis e benefícios oferecidos pelo festival. Outro diferencial será a integração entre gastronomia e tecnologia. Por meio de QR Codes instalados nos estabelecimentos, os visitantes terão acesso a conteúdos digitais exclusivos, como vídeos, curiosidades sobre os empreendimentos e apresentações virtuais de pratos participantes. Sabores para todos os gostos O festival reúne desde receitas tradicionais da culinária italiana até opções contemporâneas e inclusivas. Entre os destaques estão o Cabrito Porta Romana, do Porta Romana Eventos; o Talharim à Carbonara, do Velho Madalosso; o Risoto de Camarão no Abacaxi, do Restaurante Siciliano; a Pizza Pinhão Nobre, da Pizzaria Colodel; e a Moqueca de Tilápia do Nowheat, preparada sem glúten, sem lactose e sem conservantes. Também participam cafeterias, confeitarias e chocolaterias com combinações especiais para o inverno, além de gelaterias, bares, panificadoras e restaurantes de culinária mexicana, entre outras opções. Patrimônio gastronômico de Curitiba Com 148 anos de história, Santa Felicidade é um dos bairros mais emblemáticos de Curitiba. Fundado por imigrantes italianos, tornou-se referência nacional pela gastronomia, pelos vinhos, pela arquitetura característica e pelas tradições preservadas ao longo das gerações. Além dos restaurantes, o bairro reúne cafés, adegas, lojas de artesanato e espaços culturais que ajudam a manter viva a herança italiana. O festival busca justamente valorizar essa diversidade, incentivando moradores e turistas a percorrerem Santa Felicidade e conhecerem seus diferentes atrativos. Segundo o diretor do festival, Lucas Schafa, a proposta é transformar o bairro em uma grande celebração da cultura curitibana. "Serão 35 dias com a missão de atingirmos mais de 50 mil pessoas", destaca. Serviço 1º Festival Gastronômico de Santa Felicidade Quando: de 4 de julho a 8 de agosto de 2026 Abertura: 4 de julho, durante a Festa do Frango, Polenta e Vinho, no Bosque São Cristóvão Participantes: 32 estabelecimentos gastronômicos de Santa Felicidade Entrada: gratuita Passaporte do festival: distribuição gratuita na abertura do evento e nos estabelecimentos participantes

  • Inscrições para cursos no Conservatório de MPB vão até 16 de julho

    24/06/2026 Ricardo Marajó/SECOM (arquivo) Não importa idade, condição social ou física: quem quer aprender música pode encontrar sua turma no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. As inscrições para os cursos do segundo semestre de 2026 estão abertas até o dia 16 de julho. São mais de 600 vagas em 30 cursos de instrumentos, canto, teoria musical e prática coletiva, incluindo duas formações exclusivas para pessoas cegas ou com baixa visão. O edital completo com as regras da seleção está disponível no site do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac). O processo de ingresso começa com as inscrições online, seguidas por testes e entrevistas presenciais pelos professores e testes de nivelamento. As oportunidades abrangem uma ampla variedade de opções, incluindo aulas de instrumentos (como violão, violão de 7 cordas, piano, bateria, flauta transversal, cavaquinho, trompete, trombone e clarinete), canto, disciplinas teóricas (como harmonia funcional, composição e arranjo instrumental, além de linguagem e estruturação musical - LEM) e práticas de conjunto, com foco em choro, MPB, samba e música caipira. As aulas acontecerão de segunda-feira a sábado e têm o início previsto para o dia 3 de agosto de 2026. A maior parte dos cursos regulares é ministrada em formato de grupos colaborativos e possui mensalidades acessíveis (R$ 50 por mês para as disciplinas teóricas e práticas de conjunto; R$ 187 para as aulas de canto, as disciplinas infantis e instrumentos, exceto clarinete e flauta transversal, que têm aulas em duplas a R$ 240 ao mês). Além disso, os alunos regularmente matriculados em cursos de instrumento ou canto possuem o benefício de cursar gratuitamente uma disciplina teórica e uma prática de conjunto, desde que passem pelo processo de nivelamento. As disciplinas para pessoas cegas ou com baixa visão são gratuitas. Há, ainda, a possibilidade de bolsas integrais ou parciais para candidatos que estejam incluídos no Cadastro Único do Governo Federal, a critério da direção executiva do ICAC, em conjunto com o professor. O Conservatório Fundado em 7 de outubro de 1993, o Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba é um centro de de excelência em ensino, pesquisa e divulgação da música nacional. Mantido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e administrado pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), o espaço promove um ambiente democrático e inclusivo que já atendeu milhares de alunos em sua sede no Setor Histórico da capital paranaense. Serviço Inscrições para os cursos do 2º Semestre Quem pode participar: crianças, jovens e adultos (conforme o curso escolhido) Inscrições: de 22 de junho a 16 de julho de 2026 Onde se inscrever: formulário online através do site oficial do Conservatório Testes de Nivelamento: conforme cronograma específico detalhado por área no edital Local das aulas: Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 - São Francisco) Início das aulas: 3 de agosto de 2026 Custo: mensalidades sob consulta no edital (cursos inclusivos para deficientes visuais e disciplinas teóricas combinadas com canto ou instrumento são gratuitos)

  • Paraná planta o futuro: distribuição de 668 mil mudas de Araucária reforça símbolo do Estado

    24/06/2026 Denis Ferreira Netto/SEDEST O Paraná celebra nesta quarta-feira (24) o Dia Nacional da Araucária com um balanço bastante expressivo. Entre janeiro de 2019 e junho de 2026, o Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), distribuiu 668.286 mudas da Araucaria angustifolia, a árvore-símbolo do Estado. A iniciativa integra o programa de educação ambiental Paraná Mais Verde, presente na maioria dos municípios e em 19 viveiros florestais espalhados pelo Estado. Regulamentado pela Lei nº 20.738/21, o programa visa a conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável no Paraná. Gerente de Restauração Ambiental do IAT, o engenheiro agrônomo Mauro Scharnik explica que a Araucária, também conhecida como Pinheiro-do-Paraná, é uma espécie nativa da Mata Atlântica e caracteriza a fitofisionomia da Floresta Ombrófila Mista, como ícone paisagístico e cultural. O plantio atual, destaca ele, promove a manutenção da biodiversidade, o equilíbrio dos ecossistemas e a preservação da espécie nativa, um verdadeiro patrimônio paranaense. “A distribuição de mais de 668 mil mudas de Araucária demonstra o compromisso do IAT com a recuperação da nossa floresta e a manutenção do símbolo do Paraná para as futuras gerações. É um trabalho contínuo que envolve ciência, dedicação e a participação da comunidade para garantir a perenidade dessa espécie tão emblemática", afirma. Ele reforça que o Paraná Mais Verde mantém uma linha de ação prioritária de incentivo à produção e distribuição de mudas de espécies ameaçadas, como é o caso da Araucária. Desde a criação do programa, em 2019, a iniciativa já distribuiu mais de 13,5 milhões de mudas de espécies nativas em todo o Paraná. A produção ocorre em 19 viveiros do IAT, coordenados pelos escritórios regionais, e atende projetos de restauração ecológica e programas governamentais. “Essa data visa destacar a importância dessa árvore nativa para o meio ambiente e a necessidade também de sua preservação. Desde 2019 foram mais de 660 mil mudas de Araucária distribuídas para atender projetos de reflorestamento e de recuperação de áreas degradadas também. Esses plantios contribuíram para a restauração dos nossos ecossistemas, auxiliando na recuperação de áreas desmatadas irregularmente e fortalecendo também a nossa biodiversidade”, explica Scharnik. DISTRIBUIÇÃO DETALHADA – Os dados do IAT detalham a evolução anual da distribuição. Em 2019, foram 59.768 mudas. O volume subiu para 98.854 em 2020 e registrou 77.763, em 2021. O pico ocorreu em 2022, com 127.760 mudas entregues. Nos anos seguintes, o ritmo permaneceu robusto: 95.363 em 2023, 89.258 em 2024 e 95.864, em 2025. Até 18 de junho de 2026, o Estado já contabiliza 23.656 novas mudas. Os números refletem a consistência da política pública de proteção à espécie símbolo. Para 2026, a estimativa de produção de mudas de Araucária é de cerca de 150 mil unidades, distribuídas por 12 viveiros florestais do IAT. Os escritórios regionais que receberam ou ainda vão receber as sementes neste ciclo incluem Curitiba (30 mil mudas), Irati (10 mil), Guarapuava (10 mil), Pitanga (10 mil), Ponta Grossa (20 mil), União da Vitória (20 mil), Ivaiporã (6 mil), Campo Mourão (5 mil), Pato Branco (10 mil), Francisco Beltrão (15 mil), Cascavel (12 mil) e Toledo (2 mil). A distribuição à população é gratuita, conforme as diretrizes da Portaria IAT nº 291/25. O cidadão pode fazer a solicitação online pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA), no site oficial do IAT. “A preservação da araucária ultrapassa o valor simbólico. A espécie é crucial para a biodiversidade da Mata Atlântica. Suas sementes, os pinhões, servem de alimento para a fauna e possuem relevância econômica e cultural para comunidades locais, por isso o esforço contínuo do IAT para reverter esse declínio histórico”, diz Scharnik.

  • Clima de Copa: escolas estaduais criam álbuns de figurinhas para impulsionar frequência

    24/06/2026 Seed As figurinhas da Copa do Mundo são febre no Paraná. Porém, nos corredores e salas de aula das escolas estaduais, outro tipo de álbum tem ocupado a atenção dos estudantes: o da frequência. Por todo o Estado, equipes pedagógicas aproveitam o clima da competição mundial para impulsionar a presença dos alunos. Em Curitiba, o Núcleo Regional de Educação (NRE) criou o Álbum da Frequência Campeã para todas as turmas das escolas estaduais da Capital. A ação busca valorizar o esforço coletivo do estudantes e estimular o engajamento dos alunos de forma lúdica. A dinâmica é simples: todos os dias, a frequência da turma é comparada à sua média anterior. Quando a turma supera esse índice, conquista uma figurinha para completar o álbum, que fica exposto na sala de aula ou nos corredores da escola. Além disso, turmas que conquistam cinco figurinhas ao longo da semana recebem figurinhas bônus. Também há estampas extras destinadas às que apresentam mais de 90% de frequência em dias de frio, reconhecendo o empenho dos estudantes em manter a assiduidade mesmo diante das baixas temperaturas do inverno. Presente em mais de 150 escolas da Capital, a ação movimenta cerca de 107 mil estudantes de diferentes séries. Conforme a chefe do NRE de Curitiba, Laura Patricia Lopes, equipes gestoras e professores já têm observado maior assiduidade dos estudantes, além de um clima de motivação e colaboração entre turmas. “O Álbum da Frequência Campeã é uma ação criativa para engajar os estudantes, principalmente nos dias de chuva e frio. Toda ação conta, porque lugar de estudante é na escola", disse. O NRE ainda estipulou parâmetros e minimetas para cada escola, de acordo com a frequência que mantinham antes da ação, de forma a compreender o avanço ao longo da campanha. Os resultados quantitativos são acompanhados pela equipe pedagógica do núcleo e serão consolidados ao término da ação, permitindo uma avaliação mais detalhada de seus impactos na presença dos estudantes. ENGAJAMENTO COLETIVO - A direção escolar do Colégio Estadual Cívico-Militar Senador Manoel de Alencar Guimarães já celebra a adesão de todas as turmas à iniciativa, inclusive dos estudantes mais velhos. Segundo a diretora Lilian da Silva Rocha, a ação tem contribuído para melhorar a frequência média da escola. “Já percebi um impacto bem positivo e ficamos bastante animados. Estamos vendo esse movimento do 6º ano à 3ª série. No turno da manhã, por exemplo, a turma com o maior índice de figurinhas até o momento é a 3ª série B (do Ensino Médio)”. Além de completar o álbum, os estudantes da instituição contam com uma motivação extra para manter a assiduidade nas aulas. Ao final do ano, a turma que apresentar o maior número de figurinhas coladas vai ganhar um piquenique no Parque Barigui, com acompanhamento da equipe pedagógica. Além disso, a direção escolar fará o sorteio de um relógio inteligente entre os alunos da turma campeã. A diretora diz que a ação criou uma cultura de engajamento coletivo em que os próprios estudantes estimulam a frequência dos colegas. Além do aluno monitor, que auxilia os professores na organização das atividades e faz o diálogo com a equipe diretiva, cada turma conta com estudantes representantes de frequência, responsáveis por incentivar a presença dos colegas. “Os alunos já estão entrando em contato com os colegas, nos grupos deles, e um avisa o outro. ‘hoje vou faltar porque não estou bem, porque vou ao dentista, mas vou ter atestado’. Os próprios colegas cobram deles essa postura e essa responsabilidade com a turma”, acrescentou. AÇÃO NO NOROESTE - Outros exemplos vêm do Interior do Paraná. Uma ação semelhante foi criada no distrito Jardim Paredão, em Altônia, no Noroeste do Estado, onde a direção da Escola Estadual do Campo Anália Franco confeccionou álbuns de figurinhas individuais para todos os cerca de 30 estudantes da instituição, que oferta turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A ideia do Álbum do Presenciômetro surgiu durante participação da diretora da escola, Cleide Evangelista, no Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) 2.0, iniciativa de formação continuada promovida pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). “No quadro Você é o Mestre, do PDL 2.0, uma diretora apresentou um selo de frequência usado na escola onde é gestora. Chamei a pedagoga e a secretária da escola para vermos a ideia, e juntas pensamos em fazer um álbum de figurinhas, já que estamos em clima de Copa do Mundo”, contou. A distribuição de figurinhas pela gestão escolar depende da frequência semanal dos estudantes. Quando obtém frequência acima de 95% nas aulas da semana, o aluno recebe uma figurinha verde para colar no álbum. A assiduidade de 90% a 94,99% é premiada com uma figurinha amarela, enquanto estudantes com menos de 90% de comparecimento na semana recebem uma estampa vermelha. Lançada no final de maio, a ação já tem ajudado a impactar positivamente a frequência dos estudantes. “A frequência melhorou. Mesmo em dias de chuva, os alunos que moram no distrito vêm à escola, preocupados em ficar no vermelho. É uma ação muito importante, pois incentiva os alunos a frequentarem as aulas, e o esperado é que também beneficie o aprendizado e o clima escolar”, acrescentou a diretora. A aquisição e a impressão dos álbuns foram feitas com recursos próprios da escola, por meio do Fundo Rotativo, e a arte do material ficou por conta da secretária escolar, Daniele Vagmacker. Ao final do ano, a direção pretende premiar os estudantes mais assíduos com um brinde a ser definido. Para o estudante Rodrigo Bertrani, de 14 anos, as figurinhas funcionam como impulso extra para não perder as aulas. “Me sinto mais motivado, até porque isso mostra que a pessoa tem determinação para aprender, e o álbum será como um troféu. Percebi que meu colegas também estão melhorando e, junto comigo, todos estão motivados, até porque talvez a escola dê algum prêmio para quem tiver todas as figurinhas verdes”, contou o aluno do 8º ano do Ensino Fundamental, cujo álbum já tem três estampas verdes. O sucesso foi tanto que a ação deve extrapolar a época de Copa do Mundo e seguir até o final do semestre letivo, com previsão de continuidade para os próximos anos. Segundo a direção escolar, a iniciativa também pode ser expandida para escolas e centros urbanos maiores.

  • Hospital Infantil Waldemar Monastier é destaque em prêmio na área de saúde pública

    24/06/2026 Geraldo Bubniak/AEN O Hospital Infantil Waldemar Monastier (HIWM), unidade que integra a estrutura da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR), foi o vencedor do Prêmio Mais Saúde TopView 2026 na categoria Hospitais Públicos. Localizado em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, ele é referência no atendimento pediátrico de média e alta complexidade e oferece assistência em diversas especialidades médicas. A premiação reconhece profissionais, instituições e iniciativas que se destacam na área da saúde em todo o Estado. “O reconhecimento é resultado do empenho diário das equipes que atuam na rede estadual de saúde e dos investimentos realizados pelo Governo do Estado para ampliar o acesso e qualificar o atendimento à população. É uma conquista que valoriza o trabalho de todos os profissionais que fazem a diferença na vida de milhares de crianças e famílias paranaenses”, afirmou o secretário estadual da Saúde, César Neves, que recebeu a premiação. O Complexo Hospital do Trabalhado (CHT) também ficou entre os finalistas. O Hospital Infantil Waldemar Monastier conta com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatal e Pediátrica, centro cirúrgico e atendimento ambulatorial especializado. Em 2025, a unidade realizou mais de 160 mil atendimentos. Para garantir a manutenção da estrutura e a continuidade dos serviços, o Governo do Estado destinou R$ 68 milhões para o custeio da unidade. Somados aos recursos de folha de pagamento e demais despesas operacionais, os investimentos ultrapassam R$ 160 milhões anuais. Somente no primeiro trimestre de 2026, o hospital realizou 1.198 cirurgias, média de 14 procedimentos por dia. Entre as intervenções mais frequentes estão as adenoamigdalectomias, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de crianças atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Prêmio Mais Saúde TopView reúne representantes do setor para homenagear instituições, gestores e profissionais que contribuem para o fortalecimento da saúde no Paraná. A edição de 2026 destacou iniciativas e serviços reconhecidos pela população e por profissionais da área em diferentes categorias da assistência à saúde.

  • PMPR apreende mais de 5 toneladas de maconha em operações no Oeste

    24/06/2026 PMPR A Polícia Militar do Paraná (PMPR) apreendeu mais de 5 toneladas de maconha entre terça-feira (23) e quarta-feira (24) durante ações realizadas nos municípios de Toledo, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste e Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. As operações resultaram na prisão de dois homens por tráfico de drogas e na apreensão de veículos utilizados no transporte dos entorpecentes. Ao todo, foram retirados de circulação aproximadamente 5.041 quilos de maconha durante ações desenvolvidas no âmbito da Operação SULMaSSP, Operação Brasil Contra o Crime Organizado e Operação Sinergia V. As ocorrências contaram com a atuação de equipes da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) e do 19º Batalhão de Polícia Militar (19º BPM), além do apoio da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A maior apreensão foi registrada em Toledo, no início da noite de segunda-feira (23), quando equipes do 19º BPM, em conjunto com a PRF, abordaram um caminhão frigorífico na BR-467. Durante a fiscalização, os policiais localizaram um compartimento oculto no teto do veículo, onde estavam escondidos 2.721,4 quilos de maconha. O motorista foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Civil. Também em Toledo, durante a madrugada desta quarta-feira (24), as equipes apreenderam aproximadamente 640 quilos de maconha após o condutor de uma Volkswagen Saveiro fugir de uma abordagem na BR-467. O motorista abandonou o veículo em meio a uma plantação e não foi localizado. Em Santa Helena, policiais do BPFRON e do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) da Polícia Federal apreenderam 1.142,8 quilos de maconha em um porto clandestino na região de São Vicente Chico. Os suspeitos fugiram para uma área de mata ao perceberem a aproximação das equipes, abandonando uma caminhonete Chevrolet S10 e um Chevrolet Corsa carregados com a droga. Já em Santa Tereza do Oeste, uma ação entre o BPFRON e a Polícia Federal resultou na apreensão de 480 quilos de maconha e na prisão de um homem de 23 anos. O suspeito tentou fugir da abordagem policial, mas perdeu o controle do veículo após acompanhamento tático e foi preso em flagrante. Em Foz do Iguaçu, equipes apreenderam outros 57,4 quilos de maconha após identificarem o descarregamento de volumes oriundos do Paraguai em uma área próxima ao Rio Paraná. Nenhum suspeito foi localizado. As drogas, os veículos apreendidos e os presos foram encaminhados às autoridades competentes para os procedimentos cabíveis. As apreensões reforçam o trabalho integrado das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e às organizações criminosas que atuam na região de fronteira.

  • Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados

    24/06/2026 Roberto Dziura Jr/AEN A manhã desta quarta-feira (24) foi muito gelada no Paraná. Foram registradas temperaturas negativas, geadas amplas e a menor temperatura do ano em 20 estações meteorológicas do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), que ficam nas regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. Novos recordes de temperatura mínima são esperados para quinta-feira (25) em outras regiões do Estado. A temperatura mais baixa de 2026 até o momento em todo o Paraná foi constatada na manhã desta quarta-feira pela estação meteorológica do Simepar que fica em Palmas: -2,9°C. Também registraram as mínimas mais baixas do ano as estações que ficam em Altônia (4,7°C), Assis Chateaubriand (3,7°C), Capanema (2,1°C), Cascavel (0°C), Cruzeiro do Iguaçu (2,8°C), Foz do Iguaçu (2,7°C), Francisco Beltrão (0,1°C), General Carneiro (-2,8°C), Guarapuava (-1,2°C), Laranjeiras do Sul (1,1°C), Palotina (1,1°C), Pato Branco (-1,3°C), Pinhão (-1,3°C), Nova Prata do Iguaçu (2,9°C), Santa Helena (1,9°C), São Miguel do Iguaçu (3,3°C), Toledo (-1,3°C), Ubiratã (1,9°C), União da Vitória (1,5°C). Além das estações de Palmas, General Carneiro, Guarapuava, Pato Branco, Pinhão e Toledo, a estação do Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, também registrou temperatura negativa: -0,3°C. Nas outras estações do Simepar, as menores temperaturas do ano seguem sendo as que ocorreram entre 11 e 13 de maio. A sensação térmica, ou seja, o cálculo que leva em consideração a temperatura registrada no termômetro e o vento constatado na cidade, foi negativa nesta quarta-feira em Cascavel (-4,7°C), Guarapuava (-3,2°C), Distrito de Entre Rios, em Guarapuava (-4,1°C), Irati (-0,4°C), Francisco Beltrão (-3,5°C), General Carneiro (-8,4°C), Lapa (-0,7°C), Laranjeiras do Sul (-2,8°C), Palmas (-4,4°C), Palotina (-2°C), Pato Branco (-3,5°C), Pinhão (-3,7°C), Nova Prata do Iguaçu (-0,1°C), Toledo (-3,1°C), Ubiratã (-2,2°C), União da Vitória (-2,3°C). “O declínio nas temperaturas é reflexo da presença de uma massa de ar polar no Sul do País. Cidades da serra catarinense e vários municípios gaúchos também registraram temperaturas negativas. O resfriamento atingiu todas as regiões do Paraná. Até mesmo nas porções mais a Leste e Norte a temperatura ficou abaixo dos 10°C”, ressalta Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar. GEADA – Com o frio e o tempo seco, houve registro de geada nas áreas mais frias do Estado, em cidades como General Carneiro e Guarapuava. Ao longo do dia, o tempo permanece estável, sem previsão de chuva na maior parte do Paraná. No Norte Pioneiro, Campos Gerais, na área de Divisa com São Paulo e entre a Serra do Mar e o Litoral a nebulosidade segue presente durante a manhã, com possibilidade de chuvisco ocasional. O frio se acentua ainda mais durante a noite, horário em que a população estará reunida para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo. No amanhecer desta quinta-feira (25), novos recordes de temperatura mínima são esperados em várias regiões do Estado. Apenas a partir de sexta-feira (26) a massa de ar frio começa a perder força. O Simepar monitora a aproximação de uma frente fria no fim de semana, que marca o retorno da chuva ao estado. Novos boletins serão emitidos nos próximos dias.

  • Estudo do Tecpar e UFPR demonstra potencial farmacêutico da própolis azul

    24/06/2026 Hedeson Alves/TECPAR Um estudo feito em parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre a própolis azul mostrou que, na comparação com outras própolis amplamente utilizadas na indústria farmacêutica, a azul possui composição química semelhante às demais, o que demonstra a possibilidade de novos usos desse produto no Paraná. A dissertação de mestrado "Caracterização química e atividades antimicrobianas e Citotóxicas da Própolis Azul: Um Estudo Comparativo Com Própolis Verde e Vermelha", defendida pelo pesquisador Vitor Luis Fagundes, no programa de pós-graduação em ciências farmacêuticas da UFPR, é inédita por demonstrar, pela primeira, que as própolis verde e vermelha, produzida por abelhas com ferrão da espécie Apis melífera, têm uma composição química e ação farmacológica semelhante à própolis azul, produzida por abelhas sem ferrão. Além de ser produzida por uma abelha sem ferrão, de fácil manejo, a própolis azul apresenta algumas características diferenciais, sendo capaz de conferir um significativo retorno financeiro devido ao alto valor agregado. Renato Rau, pesquisador do Tecpar e coordenador do projeto de meliponicultora na cidade de Morretes, no Litoral, detalha que esse estudo em parceria com a UFPR demonstra o potencial mercadológico da própolis azul. "A própolis azul tem características medicinais que podem contribuir em ações antimicrobiana, anti-inflamatória, antiparasitária, antiviral e antitumoral. É ainda um importante fortalecedor do sistema imunológico, equilibrando o organismo, e apresenta atividade antibiótica, efeitos esses muito superiores quando comparado ao uso das outras própolis", disse. DIFERENCIAL – O pesquisador explica que, a partir desse estudo, o Tecpar e UFPR farão a identificação da molécula "tipificadora” da própolis azul, assim como o Artepillin C representa para a própolis verde – a molécula tificadora funciona como uma “assinatura química” do produto. "Com isso e mais outras pesquisas, vamos buscar o início dos testes de ação farmacológica e comprovação das ações terapêuticas da própolis azul, visando a produção de medicamentos para uso medicinal e consequente registro perante os órgãos regulatórios", explica Rau. Vitor Luis Fagundes observa que os resultados obtidos demonstraram que a própolis azul apresenta atividade biológica, assim como as própolis verde e vermelha, e que o estudo mostrou que a atividade antibacteriana da própolis azul foi superior à observada para os demais avaliados. “A parceria com o Tecpar foi fundamental, uma vez que o pesquisador Renato Rau identificou a lacuna de conhecimento existente sobre a própolis azul, e disponibilizou as amostras necessárias para o desenvolvimento da pesquisa e esteve sempre disposto a colaborar ao longo do processo", afirma. IMPACTOS – O Tecpar, em uma parceria com a prefeitura de Morretes, já capacitou mais de 50 agricultores locais para o desenvolvimento da cadeia de própolis azul e já distribuiu mais de 100 caixas de abelhas na cidade. O objetivo é incrementar a renda de agricultores familiares e fortalecer o desenvolvimento regional por meio da implantação de meliponários e da promoção da rede produtiva para própolis, caixas racionais e colmeias. O diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, Celso Kloss, diz que a intenção é avançar com o projeto em outras cidades litorâneas. "Nosso próximo passo é selecionar famílias da área rural dos sete municípios do Litoral do Paraná para ingressar no projeto, com colmeias de abelha mandaçaia”, disse Kloss. “Esse é o resultado social do projeto, que vai ainda estudar novos produtos à base de mel e de própolis. Essa ação demonstra o impacto do Tecpar, instituto de ciência e tecnologia do Governo do Estado: usar a pesquisa científica como indutor de desenvolvimento", acrescenta.

  • Em ação integrada, PMPR recupera joias roubadas em shopping de Curitiba

    24/06/2026 PMPR A Polícia Militar do Paraná (PMPR) recuperou, na noite de terça-feira (23), joias subtraídas durante um roubo registrado em uma joalheria em um shopping no bairro Batel, em Curitiba. A ação foi resultado do trabalho integrado entre a Agência Local de Inteligência (ALI) do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) e as equipes da ROTAM, reforçando a importância da atividade de inteligência para o esclarecimento de crimes e a recuperação de bens. Após o levantamento de informações realizado pela ALI do 12º BPM, os policiais da ROTAM receberam a indicação de um possível local onde parte dos objetos roubados estaria escondida. Durante a averiguação, os policiais militares localizaram uma mulher que confirmou estar na posse das joias e indicou o local onde elas estavam guardadas. Foram recuperados 28 pares de brincos, 32 anéis, 26 colares e correntes, 28 pingentes, 20 pulseiras, além de um aparelho celular apreendido, todos encaminhados à Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba da Polícia Civil do Paraná (PCPR). O roubo aconteceu no dia 23 de junho de 2026, em uma joalheria de um shopping no bairro Batel, em Curitiba. Conforme apurado pelas equipes policiais, um dos autores entrou no estabelecimento simulando ser um cliente interessado na compra de uma joia para presentear a mãe, enquanto um segundo criminoso invadiu o local armado e rendeu as funcionárias. Os suspeitos utilizaram sacos brancos para recolher as joias que estavam expostas nas vitrines e também peças armazenadas no estoque, fugindo em seguida com os produtos do crime. Logo após a ocorrência, equipes da PMPR, incluindo unidades especializadas, iniciaram os primeiros levantamentos, isolaram o local e deram início às diligências. INTEGRAÇÃO – A rápida recuperação dos objetos demonstra a eficiência da atuação integrada entre a Polícia Militar do Paraná (PMPR) e a Polícia Civil do Paraná (PCPR). O compartilhamento de informações, aliado ao trabalho técnico da Agência Local de Inteligência do 12º BPM e à pronta resposta operacional da ROTAM, permitiu identificar o paradeiro dos bens e avançar nas investigações relacionadas ao roubo. A ação reforça o compromisso das forças de segurança pública do Paraná com o combate à criminalidade patrimonial, empregando inteligência policial, investigação e policiamento ostensivo para localizar autores, recuperar bens subtraídos e proporcionar uma resposta rápida à sociedade.

  • Com mais de R$ 1,4 bilhão, Opera Paraná mantém ritmo acelerado de cirurgias eletivas

    24/06/2026 Gilson Abreu/Arquivo AEN A cada 40 segundos, uma cirurgia eletiva é realizada na rede pública de saúde do Paraná. O dado reflete o alcance do programa Opera Paraná, que impulsionou os 253.827 procedimentos entre janeiro e abril deste ano, ampliando o acesso da população a cirurgias e reduzindo o tempo de espera em diversas especialidades. O resultado mantém o ritmo acelerado de cirurgias em todas as regiões e evidencia os avanços promovidos pelo Governo do Paraná para fortalecer a assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Lançado em 2022, o Opera Paraná tornou-se uma das maiores estratégias do País para ampliar a oferta de cirurgias de média e alta complexidade. Desde sua criação, em 2022, o programa já recebeu investimentos de mais de R$ 1,4 bilhão do Tesouro do Estado, contribuindo para a redução das filas e para a ampliação do acesso aos procedimentos em todo o território paranaense. O volume é resultado da expansão da rede assistencial, da ampliação da oferta de serviços especializados e das ações desenvolvidas dentro do Opera Paraná, a fim de acelerar a realização de cirurgias eletivas. "O Paraná construiu uma política permanente de ampliação do acesso às cirurgias eletivas. Estamos fortalecendo hospitais, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo que os pacientes sejam atendidos cada vez mais rápido e mais perto de casa", afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves. O desempenho registrado em 2026 dá continuidade a uma trajetória de crescimento observada nos últimos anos. Após os impactos provocados pela pandemia, o Estado ampliou progressivamente a realização de procedimentos cirúrgicos, alcançando em 2025 o maior volume já registrado no sistema público estadual de saúde, com mais de 786 mil cirurgias realizadas ao longo do ano. Cerli Camiccia, de 68 anos, é moradora de Renascença, um município de 6.845 habitantes localizado na macrorregião Oeste. Em abril deste ano, ela passou por uma cirurgia de joelho. Agora se recupera e ressalta o trabalho realizado desde então. “Eu sofria muito. Eu já não caminhava mais e ficava somente em casa. Essa cirurgia ajudou a resgatar a minha qualidade de vida. Agora já caminho e voltei a fazer algumas coisas, devagar, pois é recente. Estou na fisioterapia, mas a cirurgia fez toda a diferença. Fui muito bem atendida pelo SUS do Paraná”, ressaltou Cerli. Em 2022, o tempo médio de espera para cirurgias eletivas era de 105 dias. Atualmente, o prazo é de 57 dias, o que representa uma redução de 45,7% em quatro anos. O Opera Paraná tem papel central nesse avanço. A iniciativa mobiliza hospitais públicos, filantrópicos e prestadores do SUS para ampliar a oferta de procedimentos em diversas especialidades, fortalecendo a rede de atendimento e garantindo mais acesso à população. A estratégia permitiu não apenas recuperar a demanda represada dos últimos anos, mas consolidar um novo patamar de atendimento cirúrgico no Estado. OPERA PARANÁ – Em 2021, antes do início do funcionamento do Opera Paraná, foram registradas pouco mais de 331 mil cirurgias eletivas (número impactado pela pandemia de Covid-19). Em 2022, o total subiu para mais de 488 mil; em 2023 foram 600.348 cirurgias, em 2024 chegou a 697 mil cirurgias e em 2025, o maior número, 790.629 procedimentos.

bottom of page