top of page

Última oficina do Plano Municipal de Redução de Riscos ocorre nesta quinta (3)

  • há 8 horas
  • 2 min de leitura

01/09/2026


A Prefeitura de Pinhais e a Defesa Civil Municipal concluíram as etapas anteriores das Oficinas Comunitárias do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), realizadas nos bairros Atuba, Weissópolis e Jardim Karla. Agora, resta a última oficina, que foi remarcada para a próxima quinta-feira, 3 de setembro, às 18h30, na E.M. Antônio Andrade, no bairro Maria Antonieta.


Nos encontros realizados em agosto, foram apresentados os resultados do diagnóstico elaborado a partir de levantamentos e análises técnicas, juntamente com as contribuições advindas do primeiro ciclo de oficinas, realizado em março deste ano. Agora, nesta última oficina, também serão promovidas discussões para a construção coletiva de soluções para os setores de risco identificados na região.


‘Minimizar efeitos do El Niño’


A prefeitura reforça a importância da participação de moradores, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil organizada nesta última etapa. “A participação da comunidade na construção do plano de redução de riscos é muito importante, pois cada comunidade conhece sua realidade e pode contribuir para que a prefeitura e todos os órgãos façam um plano que realmente possa minimizar os efeitos do El Niño. Esta é a última oportunidade presencial de contribuir, e será fundamental e necessária a participação da nossa comunidade”, ressalta a prefeita Rosa Maria.


Contribuição popular


Com o encerramento das demais oficinas, esta é mais uma oportunidade para que os moradores dos bairros Vargem Grande e Maria Antonieta participem ativamente da construção do PMRR. As contribuições colhidas serão registradas pelas equipes técnicas e servirão como subsídio para o desenvolvimento de medidas estruturais e não estruturais pelas equipes da prefeitura, da Defesa Civil Municipal e da consultoria URBTEC™.


O PMRR de Pinhais está na segunda etapa de elaboração, dedicada ao mapeamento de risco e às oficinas comunitárias. Até o momento, já foram realizadas reuniões técnicas, visitas de reconhecimento, encontros com lideranças comunitárias, mapeamentos aéreos, entre outras atividades.

Em seguida, na "Etapa 3 – Medidas Estruturais e Não Estruturais", serão elaboradas proposições para reduzir riscos nas áreas prioritárias. Na última fase, "Relatórios Finais das Atividades e Sumário Executivo", todo o conteúdo será consolidado em documentos que irão orientar as ações do poder público. Mais informações estão disponíveis no site do PMRR.


O que é o PMRR?


O Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) é um instrumento de planejamento urbano que orienta políticas públicas para a prevenção de desastres e a mitigação de vulnerabilidades socioambientais. A partir do diagnóstico das áreas de risco, o Plano indicará propostas de intervenções e medidas de prevenção, contribuindo para fortalecer a segurança das comunidades e aprimorar o planejamento urbano do município.


A iniciativa integra o projeto “Periferia Sem Risco”, desenvolvido pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS/ONU). O projeto oferece apoio técnico para a elaboração de Planos Municipais de Redução de Riscos em municípios brasileiros mais vulneráveis a eventos extremos.


Serviço

Oficina Comunitária do PMRR de Pinhais - Vargem Grande / Maria Antonieta

Data: 03/09/2026 (quinta-feira)

Horário: 18h30

Local: E.M. Antônio Andrade

Endereço: R. João Mendes Batista, 430, Sala 18, bairro Maria Antonieta, Pinhais.

 

 

 

Foto: Prefeitura de Pinhais


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page