VOCÊ SABIA? Corrida de São Silvestre já teve quatro edições realizadas em São José dos Pinhais
- 1h
- 2 min de leitura
20/02/2026

A Corrida de São Silvestre, mundialmente famosa e realizada há 100 anos em São Paulo, também teve quatro edições em São José dos Pinhais na década de 1950. Com um percurso que chegou a 6 mil metros, a prova percorria o centro da cidade, com início na Rua XV de Novembro, em frente ao extinto Bar Helena.
A historiadora do Museu Atílio Rocco, Damiana Pereira, conta que São José dos Pinhais foi o segundo município do Brasil a realizar a São Silvestre, já promovida em São Paulo desde 1925. Segundo registros encontrados, a primeira prova ocorreu em 31 de dezembro de 1951 e o fato de o município ter sido o segundo do país a sediar a corrida foi amplamente celebrado em jornais locais da época.
Os responsáveis pela realização da corrida foram José Correia Azeredo, Eloy Strauch e Rol Delf. A premiação de algumas edições contou com doações de figuras ilustres da cidade, como o ex-prefeito Fortunato Moss e Luiz Senegaglia, filho do fundador da indústria Senegaglia, além do apoio da prefeitura, que na primeira edição forneceu o prêmio principal, embora não haja registros sobre qual foi.
Sabe-se que a terceira edição da corrida realizada em 1954 teve inscrições gratuitas, que podiam ser feitas tanto em São José dos Pinhais quanto em Curitiba. Essa edição contou com um percurso de 5.200 metros, reuniu 37 participantes e teve como campeão Paulo Graft. Não há informações sobre o motivo da corrida de São Silvestre deixar de ser realizada em São José dos Pinhais.
A equipe do Museu Atílio Rocco reforça que seu acervo é colaborativo e que, caso a população tenha objetos, documentos ou imagens relacionados à história do município e queira contribuir por meio de doação, basta enviar um e-mail para museu.municipal@sjp.pr.gov.br com a descrição do artefato, fotos em diferentes ângulos e informações sobre o local onde o item estava armazenado ou foi encontrado para que a comissão de acervo possa aprovar a incorporação do ítem. No caso de fotografias, é possível enviar apenas a versão digitalizada, caso o proprietário não queira doar a versão física.
Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais







Comentários