top of page

Vestibular da UFPR passa de 90 para 60 questões

20/05/2021


Prova está marcada para o dia 18 de julho



A prova do vestibular da Universidade Federal do Paraná 2020/2021 (UFPR) terá 60 questões objetivas (antes eram 90) e será aplicado em apenas um dia, agendado para 18 de julho. As habilidades específicas serão avaliadas em questões que terão peso 2, de acordo com os cursos que para antes eram exigidas a aplicação destas avaliações. Apenas o curso de música, terá uma segunda avaliação, com a aplicação de outra prova com 16 questões objetivas e o envio de uma peça online para o concurso.


As informações foram divulgadas nesta manhã de quarta-feira, 20, em uma coletiva online. Por conta da pandemia, a aplicação das provas precisou ser adiada três vezes. Ao todo, há 39.696 candidatos inscritos. Os detalhes do concurso serão publicados a partir do meio-dia desta quarta-feira, 20, na divulgação do Edital pelo portal do Núcleo de Concursos da UFPR. O resultado final deve ser divulgado em 9 de setembro.


O reitor da UFPR Ricardo Fonseca afirmou que a instituição decidiu manter o vestibular, porém em um novo formato. Ele ressaltou que para manter os protocolos de biosegurança, aprovados pela Secretaria de Saúde, o número de alunos em sala de aula deve ser de apenas 15 pessoas, além de dois aplicadores de prova. O número de locais de aplicação de prova do processo seletivo passará para 90 espaços, distribuidos em Curitiba, com a convocação de 9 mil profissionais.


O novo edital do processo seletivo foi divulgado ao meio-dia, no site do Núcleo de Concursos (NC).


“A preocupação ao repensar o vestibular foi manter íntegra a estrutura das provas para não pegar os candidatos de surpresa. Essa foi a melhor solução, dentro das circunstâncias e possibilidades”. A decisão de manter o vestibular e não utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como única forma de ingresso levou em conta o compromisso com muitos candidatos que se inscreveram apenas para o vestibular e não fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


O edital estabelece que a fase única terá uma Prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões objetivas, de múltipla escolha (com cinco alternativas, sendo que apenas uma deve ser assinalada) e uma Prova de Compreensão e Produção de Textos, composta por um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema atual. A duração da prova será de cinco horas e meia, das 14h às 19h30.

Últimas Notícias

bottom of page