Vestibular da UFPR deve ocorrer em fase única a partir de 2026
- JORNALE

- há 16 horas
- 2 min de leitura
31/10/2025
Processo ainda consiste em duas provas

O vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai passar a acontecer em fase única a partir do ano que vem. A mudança vale para o processo seletivo de todos os cursos de graduação e educação profissional da UFPR. Até então, a prova era dividida em duas etapas.
Segundo a instituição, a medida busca reduzir a abstenção de candidatos. A prova foi realizada em fase única entre 1973 e 2003. Em 2004, mudou para duas fases: uma objetiva e uma de produção textual e provas específicas para cada curso.
A alteração deste ano foi proposta pelo Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR) e pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograp), e aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) na quinta-feira (30).
De acordo com o texto aprovado, o vestibular será composto por uma prova objetiva de conhecimentos gerais, classificatória e eliminatória, e uma prova discursiva de compreensão e produção de textos. Apenas os candidatos classificados na prova objetiva terão a prova discursiva corrigida.
Apesar da mudança para fase única, a prova ainda poderá ser dividida em um ou dois dias. Essa e outras informações, como número de questões e datas de realização, devem constar no edital do processo seletivo.
“A prova em um único dia facilita o planejamento dos candidatos, reduz a coincidência de datas com vestibulares de outras instituições e reduz custos para pessoas que precisam se deslocar para fazer a prova em cidades diferentes de onde moram”, afirma o reitor da UFPR, Marcos Sunye.
Outras instituições de ensino, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizam o vestibular em fase única.









Comentários