top of page

Vencedores da 2º Olimpíada de Tecnologia de São José dos Pinhais criam app para apoiar desenvolvimento de crianças com TEA

  • admjornale
  • há 47 minutos
  • 3 min de leitura

05/12/2025


ree

O futuro da tecnologia assistiva ganhou novos protagonistas em São José dos Pinhais. Vencedor da categoria Baymax (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) da 2ª Olimpíada Municipal de Tecnologia e Inovação, o projeto SPARKLE chamou atenção ao propor uma solução completa, acessível e humanizada para apoiar o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


Criado pelos estudantes Miriã Rocha, Júlio César Zacharko, Maicon Paulino e Manuelli dos Remedios, do ensino médio da rede Sesi São José dos Pinhais, com orientação dos professores Leslie Giménez e Fernando Lorena, o SPARKLE une saúde, educação e tecnologia em um mesmo ecossistema digital, pensado especialmente para pais, cuidadores, terapeutas e clínicas.


Como funciona o SPARKLE


O projeto consiste em um aplicativo de celular que integra informações, rotinas e práticas terapêuticas utilizadas no acompanhamento de crianças com TEA. Entre as principais funcionalidades, estão:

  • Organização de rotinas e atividades estruturadas;

  • Sugestões baseadas em princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA);

  • Página de comunidade para famílias neurodivergentes;

  • Dicas de alimentação, higiene e brincadeiras;

  • Mapa de tarefas para acompanhamento diário;

  • Relatórios personalizados;

  • Lembretes de autocuidado para cuidadores.

O app nasceu da observação da rotina nos atendimentos clínicos e da necessidade de conectar o ambiente terapêutico com a vida em casa.

“A gente atua na parte de clínica de fisioterapia, terapia ocupacional, neurociência e neuromodulação, então conseguimos aplicar isso no tratamento dessas crianças. Para os pais, estamos desenvolvendo um aplicativo que ajude tanto no cuidado da criança quanto no cuidado da família”, explica Miriã Rocha.

De acordo com Maicon Paulino, o app conta com dicas de alimentação, higiene e brincadeiras, e uma página de comunidade para unir as famílias de crianças neurodivergentes, tornando o ambiente mais acolhedor. Além disso, a interface conta com um mapa de tarefas para acompanhar o bem-estar da criança e do cuidador.


Tecnologia que também passa pela realidade virtual

O projeto incorpora o uso de óculos de Realidade Virtual (RV) como recurso terapêutico supervisionado em clínicas. O objetivo é trabalhar estímulos, foco, coordenação e habilidades cognitivas por meio de experiências imersivas.

“Nós já vimos o impacto do SPARKLE com onze crianças que utilizaram a plataforma em sessões na Clínica Escola de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraá (UFPR), em Curitiba, na Clínica Cativar, em São José dos Pinhais, e na Clínica Siga Transformando, em Curitiba”, explica Manuelli dos Remedios.

O desenvolvimento contínuo do aplicativo também depende do retorno recebido nessas instituições.

“Foi com o feedback das clínicas que conseguimos aperfeiçoar o projeto e percebemos que faltava um maior desenvolvimento de atividades em casa”, completa Júlio César Zacharko.

Sobre a Olimpíada


Realizada pela Prefeitura de São José dos Pinhais, em parceria com a startup VieTech, a Olimpíada Municipal de Tecnologia e Inovação chegou à sua segunda edição reunindo mais de 30 projetos nas categorias: Wall-E / 7 a 11 anos (Ensino Fundamental I); Baymax / 12 a 17 anos (Fundamental II e Ensino Médio); e TARS / a partir de 18 anos (universitários ou cursos técnicos)

A iniciativa busca fomentar o interesse de crianças e jovens por Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática (STEM) e Sustentabilidade, estimulando soluções alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“A olimpíada representa o nosso compromisso com a formação de uma nova geração de inovadores, preparando-os para os desafios do presente e do futuro”, destaca o secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital de São José dos Pinhais, Rafael Rueda Mulhmann.

Os projetos foram avaliados por uma banca especializada, considerando critérios como inovação, clareza, impacto social, criatividade, sustentabilidade e uso responsável da tecnologia.

 

 

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de São José dos Pinhais


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page