UPA do Cajuru reabre no dia 29 de janeiro
- JORNALE
- há 2 dias
- 2 min de leitura
17/01/2026
Um diferencial inédito no Cajuru são os consultórios do Circuito Direcionado de Atendimento (CDA)

Em reforma desde agosto de 2025, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cajuru vai ser reaberta pela Prefeitura de Curitiba, totalmente revitalizada, no dia 29 de janeiro. A previsão inicial de 120 dias de obras precisou ser ampliada por atrasos na execução dos serviços pela empresa contratada. Com a reforma em fase de acabamentos, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde cuida dos detalhes finais para a reabertura no final do mês.
Além das intervenções estruturais executadas, como revisão das instalações hidráulicas e elétricas, revitalização de coberturas, troca de portas e janelas, entre outras (veja mais ao final do texto), foram incluídos itens que diferenciam a UPA Cajuru das demais, e que a tornam piloto para adequações futuras em outros serviços de urgência e emergência do município.
“A reforma foi uma oportunidade de nos debruçarmos sobre o desenho de nossas unidades de urgência e emergência e aperfeiçoar o que já era bom. Uma novidade importante será o atendimento odontológico de urgência, que antes não estava disponível no Cajuru e passará a ser ofertado no período noturno de segunda a sexta e 24 horas nos finais de semana”, explica a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.
Circuito Direcionado de Atendimento
Um diferencial inédito no Cajuru são os consultórios do Circuito Direcionado de Atendimento (CDA). Projeto já implantado em Curitiba em outras três UPAs (Pinheirinho, Fazendinha e Boqueirão), esse formato de atendimento é dirigido a casos leves, em que a equipe vai até o paciente. Depois de realizada a triagem inicial, a pessoa aguarda em consultório que o médico vá até ela.
Na UPA Cajuru, os consultórios do CDA são fechados para dar mais conforto e privacidade tanto para os profissionais quanto para a população. Nas outras três Upas que já utilizam essa estrutura de atendimento os pacientes ficam em boxes separados por divisórias, o que foi aperfeiçoado agora.
Segurança
Outra entrega importante é o sistema de segurança, que ganhou novas portas de escape, câmeras com reconhecimento facial interligadas ao Hipervisor Urbano e sistema de aviso de situações críticas, com a instalação de um botão conectado às forças de segurança.
Na área de espera foi instalada divisão física para que crianças aguardem o atendimento em local separado dos demais. A farmácia ganhou sala própria para entrega de medicamentos, que antes funcionava junto à recepção, o que vai dar mais fluidez à circulação dentro da unidade.
A SMS também ampliou as salas de triagem, onde o paciente é atendido para classificação de risco – de uma disponível anteriormente para três salas.








