top of page

Um ano em seis meses: vereadores de Curitiba batem recordes em 2025

  • admjornale
  • há 21 horas
  • 1 min de leitura

02/07/2025



Cinco indicadores de produtividade dos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registraram recordes no primeiro semestre de 2025. Os parlamentares protocolaram em seis meses, de janeiro a junho, mais projetos de lei, substitutivos gerais, moções, pedidos de informação e sugestões ao Executivo do que o verificado nos quatro anos da legislatura anterior.


“A sociedade curitibana está exigindo mais dos seus representantes. As redes sociais aproximaram como nunca os vereadores das demandas dos moradores e isto está alimentando projetos de lei, requerimentos e ações de fiscalização. É ótimo para Curitiba”, avalia Tico Kuzma (PSD), presidente da CMC. “A perspectiva para a 19ª legislatura é bastante positiva”, comemora o parlamentar.


No primeiro semestre de 2025, foram protocolados 623 projetos de lei (86% superior a 2024, quando 334 foram registrados), 150 substitutivos gerais (48%), 64 moções (236%), 1.582 pedidos de informação (38%) e 810 sugestões ao Executivo (64%). “Percebendo o aumento das demandas, a Câmara concluiu em junho sua reorganização administrativa, que era debatida há anos no Legislativo, reestruturando seu organograma interno e reforçando os mandatos, para que eles possam dar respostas mais ágeis à sociedade”, justifica Kuzma


Os números da produção legislativa dos vereadores de Curitiba, no primeiro semestre de 2026, já estão atualizados no Painel de Atividades, onde podem ser consultados pela população. Para verificar os dados desagregados, basta navegar pelo Sistema de Proposições Legislativas. Durante o mês de julho, seguindo a tradição de transparência do Legislativo, a Câmara de Curitiba divulgará balanços setorizados das atividades parlamentares.


Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Comments


Últimas Notícias

bottom of page