Três dias e noites de cultura, esporte, lazer e inclusão: como foi a primeira Virada de Pinhais
- admjornale
- há 17 horas
- 3 min de leitura
17/11/2025

Milhares de pessoas participaram da 1.ª Virada Esportiva e Cultural de Pinhais, realizada ao longo de três dias (14, 15 e 16) em vários pontos da cidade. Foram mais de 60 atividades durante mais de trinta e cinco horas, em um evento histórico que reuniu público de diversas idades e estilos.
Com uma programação diversificada, a Virada ofereceu oficinas, apresentações culturais, competições esportivas, recreação, música, dança e atividades inclusivas, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades se concentraram no Parque das Águas, Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves e Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia.
“É uma overdose de cultura, de esporte, de alegria. Essa cidade está virada em uma cidade cheia de coisas boas, de emoção, de alegria”, afirmou a prefeita Rosa Maria na abertura do evento, na noite de sexta-feira, no Parque das Águas. A solenidade contou com apresentação do Coral do Centro de Convivência do Idoso (CCI), seguida por uma sessão de cinema itinerante e da apresentação Move Dance, enquanto atividades diversas ocorriam em outros pontos de Pinhais, como a final masculina da Copa Pinhais de Futsal e a apresentação teatral da Cia. Vigor Mortis.
Segundo a prefeita, a iniciativa democratiza o acesso à cultura, esporte e lazer. “Às vezes as pessoas dizem assim: ‘Eu não pude ir tal dia por isso. Se fosse pela manhã eu teria ido. Se fosse à noite teria ido. Agora não tem desculpa. Com a Virada Cultural, há oportunidades durante três dias e quase três noites”, ressaltou. O evento foi incorporado no plano de governo da atual gestão a partir de ideias e sugestões dos servidores da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), fatos destacados por Rosa Maria em seu discurso.
“No último fim de semana vivemos um momento histórico com a realização da 1ª Virada Esportiva e Cultural, um evento que movimentou a cidade com apresentações, práticas esportivas e ações para toda a família. A iniciativa reuniu milhares de participantes e marcou um novo capítulo no calendário cultural e esportivo do município”, afirmou a secretária interina de Cultura, Esporte e Lazer, Francielli Ramos Aires Santos de Oliveira.
”Com resultados tão positivos e grande aprovação do público, a Virada já deixa expectativas para as próximas edições, celebrando a união entre esporte, arte e comunidade em um evento que marcou a cidade”, acrescentou Francielli. Dentre as várias atividades da Virada, um marco para o município foi a realização da 1.ª Corrida Kids de Pinhais.
O evento também evidenciou as ações de inclusão da Semel, com atividades sensoriais na Tenda do projeto Histórias que Incluem, com adesão de quase 300 famílias. Além disso, algumas pessoas que participam das ações inclusivas se apresentaram no palco: a cantora Nanda (Isabella Fernanda Nizer); Gabriel Ribeiro Campos, com a banda New Age; Banda Música Tátil e a dupla Genadir Rodrigues e Maria do Carmo, com seus nomes artísticos: Mario e Miriam. “Deixamos aqui nossas palavras de gratidão por tudo o que aconteceu nos últimos dias de preparação e no acontecimento do evento neste dia. Obrigado pelo que fizeram em prol de nosso projeto de divulgação de nossa arte”, afirmou Genadir em um dos vários recados de agradecimento à equipe organizadora.
A tradicional companhia de teatro Vigor Mortis, com quase 30 anos de existência, também destacou a participação na Virada Esportiva e Cultural de Pinhais – além da peça, foi realizada uma oficina prévia com inscritos, que participaram do espetáculo apresentado na noite de sexta-feira (14). “Convidados pela Semel, apresentamos uma versão de ‘A Maldição dos 27 anos’ no absurdo cenário do Newton Freire Maia. O projeto contou com integrantes de oficina completando o elenco ao lado da equipe da Vigor Mortis. Foi uma experiência única. Para o público e para a gente. Isso só foi possível graças ao empenho do pessoal de Pinhais e da nossa produtora”, diz o agradecimento publicado nas redes sociais.
A Virada Esportiva e Cultural de Pinhais contou com a participação de vários artistas e autoridades. Na noite de abertura, estiveram presentes, além da prefeita Rosa Maria e da secretária interina Francielli de Oliveira, o vice-prefeito Marcinho; o presidente da Câmara, Anderson Pioco; e a vereadora Professora Haline Siroti. A Guarda Municipal de Pinhais realizou o patrulhamento do evento, além da participação no projeto Histórias que Incluem.
Serviço
Continue acompanhando as páginas oficiais da Prefeitura de Pinhais para atualizações sobre a 1.ª Virada Esportiva e Cultural.
Foto: Prefeitura de Pinhais









Comentários