Trump diz que vai reduzir tarifas do café
- JORNALE
- há 3 minutos
- 2 min de leitura
12/11/2025
Brasil é um dos principais fornecedores do país e foi sobretaxado em 50%

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que vai reduzir "algumas tarifas" sobre as importações do café. Segundo a agência Reuters, a declaração foi dada em entrevista à Fox News nesta terça-feira (11).
O republicano não citou quais países seriam afetados, nem deu mais detalhes da redução.
Trump falava genericamente sobre a economia norte-americana quando mencionou os preços da carne.
"Estamos indo incrivelmente bem, é a maior economia que já tivemos . Dizem que os custos estão altos. A única coisa [com preço alto] é a carne. A carne está um pouco cara porque os pecuaristas estão indo muito bem", comentou Trump.
Na sequência, o presidente foi questionado sobre o café.
"Vamos reduzir algumas tarifas do café. Vamos permitir que entre um pouco de café [no país]. Vamos resolver tudo isso muito rápido, facilmente. É cirúrgico. Mas os custos estão bem mais baixos", disse Trump, sem dar mais detalhes.
O Brasil é o principal fornecedor do produto para o país. O café acumula forte inflação nos EUA, agravada depois de Trump impor uma sobretaxa de 50% sobre as importações de produtos brasileiros.
Em outubro, quando se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Trump admitiu que os EUA estão "sentindo falta" de alguns produtos brasileiros afetados pelo tarifaço, e citou especificamente o café, segundo apurou a BBC News Brasil.
O encontro dos dois, no final de outubro, na Malásia, indicou um início de acordo para as tarifas. Mas nenhum prazo foi combinado.
Lula disse no último dia 4 que, se as negociações com os EUA não avançarem até o final da COP30, em Belém, vai ligar novamente para Trump. Os EUA não enviaram representante para a conferência do clima.








